Jump to content

Como ter conversas difíceis? Um repasse de conhecimento.


Postagens Recomendadas

Olá pessoal! Finalizei recentemente o curso de oratória da Conquer e estou aqui para repassar um pouquinho do que aprendi com ele. 💡

 

Para começar, quero te fazer algumas perguntas:

  • Você fica nervoso(a) quando alguém te diz “precisamos conversar”?
  • Alguma vez você já deixou de ter uma conversa difícil por medo da reação da outra pessoa?
  • Você tem alguma dificuldade em dizer “não”?

 

Se você respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, esse conteúdo poderá te ajudar 🙌

 

A comunicação transparente é uma daquelas habilidades que a escola não ensina pra gente, mas é essencial para qualquer um. 

As principais vantagens de desenvolvermos ela são:

 

LIBERDADE: liberdade de poder se comunicar sempre, para poder dizer não, de proteger seu tempo.

 

FORTALECER RELAÇÕES: Ao mesmo tempo, com essa habilidade você vai conseguir ter conversas difíceis e ainda assim fortalecer relações com a base da confiança que é construída com uma comunicação aberta e sincera.

 

FEEDBACKS: Na hora de dar aquele feedback desconfortável para alguém, você conseguirá ajudá-lo a se desenvolver.

 

Agora você deve estar se perguntando… "tá, mas como eu faço isso?”

Já vamos chegar lá!

 

A metodologia utilizada no curso se chama TAMP (🤨): 

 

T - Tirar o elefante da sala: Durante aquele bate papo que não é tão confortável, mas que precisa acontecer, você tira o elefante da sala, você trata o assunto com muita sinceridade e empatia, NÃO dê voltas e enrole, exponha o assunto e mostre humildade e vulnerabilidade. Usar senso de humor, se fizer sentido, também pode ajudar.

Ex.: “Olha, não sei bem como começar essa conversa, mas é muito importante pra mim que a gente converse sobre…”

 

A - Adultos: Trate o outro como adulto. Muitas vezes acreditamos que o outro não está pronto para ter determinada conversa, e isso nos deixa inseguros. Entenda que o outro é adulto e saberá sim receber essa conversa.

 

M - Médicos: Converse com a mesma calma com que você expõe suas queixas ao médico. Mantenha o tom de voz tranquilo, demonstre segurança, mantenha bom espaçamento entre as palavras. Assim, você conseguirá controlar melhor suas emoções durante conversas difíceis.

 

P - Perguntas: Faça perguntas para garantir que a conversa não seja unilateral e para saber que a mensagem foi entendida sem nenhum erro de interpretação.

 

Dicas Bônus 💡 Ao expor alguma ideia, evite dizer:

Obviamente, claramente, sem dúvidas: Não acredite que seu ponto de vista é tão óbvio.

Evite generalizar: Cuidado com expressões como “você sempre, você nunca”.

Evite dizer: “você faz com que eu me sinta…”. Dessa forma, você estará culpando os outros pelos seus sentimentos. No lugar disso, procure usar exemplos para justificar o posicionamento.

 

Até o próximo post 🤩

 

 

  • Curtir 8
  • Amei 9
Link to comment
Compartilhe em outros sites

1 minuto atrás, Maristela Mendes disse:

Eita, respondi sim para todas as perguntas que você fez, me identifiquei muito kkk

Obrigado por compartilhar, amei as dicas bônus! 

@Andressa Rossi Ferrassa Posta mais, que está show! 💙

Muitas pessoas tem essas dificuldades na hora de se comunicar, fico feliz que tenha gostado 👏

  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Dicas muito ricas, quase todos nós passamos por momentos como esse.

Contribuo também com o respeito com o outro, evitando comparações, logo que devemos respeitar a individualidade de cada um em vários aspectos (ritmo, conhecimento, oportunidades, privilégios, capacidades...)

 

Link to comment
Compartilhe em outros sites

1 hora atrás, Rafael Godinho Palhano disse:

Dicas muito ricas, quase todos nós passamos por momentos como esse.

Contribuo também com o respeito com o outro, evitando comparações, logo que devemos respeitar a individualidade de cada um em vários aspectos (ritmo, conhecimento, oportunidades, privilégios, capacidades...)

 

Exatamente Rafael, cada um tem seu tempo e o desenvolvimento é algo muito particular, quando é respeitado e compreendido flui de maneira bem mais intensa e efetiva.

Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 4 months later...

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...