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Rafael Godinho Palhano

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Reputação na Comunidade

  1. No último dia 01/agosto, participei junto com Ana Carlone (Sicredi Dexis), Camila Costa (Benner Sistemas) e Ana Clara Del Monte (Haze Shift) de um bate papo em um podcast trocando experiências vivenciadas por 3 empresas vencedoras no Prêmio Empresa Inovadora 2023 ViaSoft Connect. Nessa rica conversa houve o compartilhamento de: - porquê acreditam que são inovadoras e o que as ajudaram a serem premiadas. - a importância e benefícios que as empresas podem conquistar em participar de premiações de inovação. - como a cultura da empresa influencia a inovação, - melhores práticas de inovação vivenciadas por essas empresas, (iniciativas de inovação / relacionamento com o ecossistema de inovação / inovação aberta) - desafios de inovação, mapeados pelas empresas premiadas. Particularmente gostei muito da oportunidade de aprender com os demais participantes e também poder compartilhar conhecimento com as pessoas que estavam na mesa, e também poder disponibilizar esse conteúdo a vocês. Espero que o conteúdo do vídeo possa inspirar a outros profissionais e empresa a se fortalecerem cada vez mais com a inovação e aproveito para convida-los a aprofundar ainda mais no tema com perguntas aqui mesmo nesse fórum. Sigo a disposição!!!!
  2. Prioridades na Inovação. Você já se pegou com dúvidas ou dificuldades em priorizar ideias que devem avançar e receber investimentos de recursos de inovação em sua empresa? Nesse mercado em constante evolução, é essencial saber onde direcionar os recursos e esforços para obter os melhores resultados.. Com esse contexto, a organização das prioridades nos projetos de inovação se torna fundamental para o sucesso do seu negócio. Como gestores responsáveis pelo desenvolvimento de projetos inovadores, enfrentamos o desafio de organizar nossas prioridades de forma eficiente e estratégica. Um dos aspectos-chave para o sucesso na gestão de projetos é definir claramente as prioridades e garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com elas. Nesse sentido, podemos adotar uma abordagem baseada em três critérios principais: essencial, importante e seria legal ter. Abaixo você verá como aplicar esses critérios para orientar suas decisões, buscando otimizar recursos e maximizar os resultados. Ao aplicar esses critérios, pode-se maximizar o valor gerado por esses projetos, impulsionar o crescimento e garantir uma vantagem competitiva duradoura. Para o sucesso do processo de organização das prioridades, é importante que seja entendido o que cada critério representa e como utilizá-los para orientar sobre o que inovar. A partir disso, você estará mais preparado para alinhar os recursos, o tempo e a energia da sua equipe em direção aos projetos de inovação que trarão os maiores benefícios para sua empresa. Essencial: A base para a inovação O primeiro critério para organizar as prioridades é identificar o que é essencial para o seu público. Essas são iniciativas que não podem ser ignoradas, pois estão diretamente ligadas à sobrevivência. Procure criar algo que se torna vital para seu cliente, ou seja, o indispensável, o que realmente importa e cria valor para ele. Ao aplicar esse conceito, é fundamental realizar uma análise criteriosa das necessidades do mercado, dos clientes e dos stakeholders. A identificação dos problemas e desafios que precisam ser resolvidos deve ser a base para a definição dos projetos essenciais de inovação. Esses projetos são aqueles que abordam os pontos de dor mais significativos, que oferecem soluções tangíveis e que têm um impacto direto no sucesso do negócio ou sobrevivência do seu público. Importante: Alavancando a vantagem competitiva Uma vez estabelecidos os projetos essenciais, é necessário direcionar recursos para iniciativas importantes. Esses projetos são aqueles que, embora não sejam indispensáveis à sobrevivência da empresa, têm o potencial de alavancar sua vantagem competitiva e impulsionar o crescimento a longo prazo. Para identificar projetos importantes, é fundamental considerar o potencial de criação de valor, a viabilidade técnica e a oportunidade de mercado. A metodologia do livro "Startup Enxuta" de Eric Ries enfatiza a importância de realizar experimentos rápidos e iterativos para testar hipóteses e validar a proposta de valor. Essa abordagem permite tomar decisões embasadas em dados e mitigar riscos associados a projetos de maior escala. Seria Legal Ter: Explorando novas oportunidades Além dos projetos essenciais e importantes, existe espaço para explorar iniciativas que são "legais de se ter". Esses projetos são voltados para a exploração de novas oportunidades, a experimentação e o aprendizado contínuo. Embora possam não ter um impacto imediato no negócio, eles alimentam a cultura de inovação e abrem portas para descobertas valiosas no futuro. Ao priorizar projetos "legais de se ter", é importante reservar recursos adequados para a experimentação e a pesquisa. A abordagem do "Construir-medir-aprender" de Eric Ries destaca a importância de buscar feedback constante dos usuários e adaptar os projetos com base nesse aprendizado. Dessa forma, é possível explorar novas ideias e tecnologias de maneira ágil, mantendo-se atualizado com as tendências do mercado. Instrumentos de grande importância que ajudarão a tomar decisões sobre priorização sobre o que inovar: Tese de crescimento do grupo Uma tese de crescimento é um documento que apresenta a visão estratégica de uma empresa para seu desenvolvimento futuro. Ela identifica áreas e oportunidades de crescimento a longo prazo e como se espera continuar crescendo. O responsável pelas inovações deve usar a tese na orientação de atividades de pesquisa e desenvolvimento, definindo prioridades e alocando recursos de forma estratégica Carta visão de mercado Uma carta visão de mercado é um documento que apresenta uma visão geral do mercado em que a empresa atua e as principais estratégias que a direção usará para a realização da visão. Com esse documento, o responsável pela inovação, saberá em quais mercados focar e ajudará que a inovação de novos produtos da empresa se posicione junto com os envolvidos diretor e indiretos sobre onde estarão os investimentos futuros. Assim poderá mapear melhor as oportunidades de diferenciação e desafios a serem superados. Lembre-se de que a inovação é um processo contínuo, e é essencial adaptar e ajustar as prioridades ao longo do tempo. Esteja aberto à experimentação, ao aprendizado contínuo e ao feedback dos usuários. Ao encontrar o equilíbrio entre o essencial, o importante e o "seria legal ter", você estará no caminho certo para o sucesso na inovação. Vejo que esses critérios também podem ser válidos em outros setores da empresa e até para suas decisões na vida pessoal. Serve para você também?
  3. Estrutura Hierárquica das Necessidades Empresariais: A Inovação em uma Abordagem Adaptada da Teoria de Maslow no Ambiente Corporativo Tecnológico. A Teoria das Necessidades Humanas de Maslow é amplamente conhecida como uma estrutura que descreve as necessidades fundamentais dos indivíduos e seu impacto na motivação e satisfação pessoal. No entanto, em um mundo empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, surge a necessidade de adaptar essa teoria para atender às demandas das empresas como entidades corporativas. Neste artigo, exploraremos uma adaptação da teoria de Maslow para as necessidades empresariais, visando destacar a importância da inovação no contexto tecnológico. Abraham Maslow propôs uma hierarquia de necessidades humanas em forma de pirâmide, com cinco níveis distintos. Esses níveis incluem: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de autorrealização. Essa estrutura teórica destaca a progressão das necessidades à medida que os indivíduos buscam satisfazer suas aspirações mais elevadas. Embora a teoria de Maslow seja amplamente aceita, ela também recebeu críticas significativas ao longo dos anos. Alguns argumentam que as necessidades humanas não são rigidamente hierárquicas, e que a importância relativa de cada necessidade pode variar de pessoa para pessoa. Além disso, a teoria também foi criticada por sua aplicabilidade limitada ao contexto empresarial. Adaptação da Teoria das Necessidades Empresariais: Ao adaptar a teoria de Maslow para as necessidades empresariais, é importante reconhecer que uma empresa é uma entidade jurídica e, portanto, não possui necessidades humanas individuais. No entanto, é possível identificar uma hierarquia de necessidades empresariais que podem impulsionar a inovação e o sucesso organizacional. A seguir, descreveremos essa adaptação da pirâmide de Maslow para as necessidades empresariais. Necessidades Básicas da Empresa: No nível mais fundamental, as necessidades básicas da empresa se assemelham às necessidades fisiológicas dos indivíduos. Essas necessidades incluem recursos financeiros, infraestrutura adequada, tecnologia funcional e uma base sólida de clientes. Sem atender a essas necessidades básicas, a empresa não poderá se sustentar e prosperar. Necessidades de Segurança e Estabilidade: Assim como os indivíduos buscam segurança e estabilidade em suas vidas pessoais, as empresas também precisam desse suporte. Isso inclui a proteção de propriedade intelectual, garantias contratuais, segurança cibernética, políticas sólidas de gestão de riscos e continuidade dos negócios. Atender a essas necessidades é essencial para a proteção dos ativos e a minimização de ameaças externas. Necessidades de Relacionamento e Colaboração: As empresas dependem de relacionamentos saudáveis e colaborativos com clientes, parceiros e stakeholders para alcançar o sucesso a longo prazo. Construir uma rede de relacionamentos confiáveis e de qualidade é fundamental para a troca de conhecimento, a criação de parcerias estratégicas e a obtenção de feedback valioso. Isso inclui a construção de uma cultura empresarial inclusiva e a promoção da diversidade e da equidade. Necessidades de Reconhecimento e Reputação: Assim como os indivíduos buscam o reconhecimento e a estima, as empresas também precisam construir uma reputação sólida no mercado. Isso envolve o estabelecimento de uma marca forte, a entrega consistente de produtos e serviços de alta qualidade, a conquista de prêmios e reconhecimentos do setor e o engajamento proativo com a comunidade e o público em geral. Necessidades de Inovação e Crescimento: No topo da pirâmide das necessidades empresariais, encontramos a necessidade de inovação contínua e crescimento sustentável. As empresas devem buscar constantemente novas ideias, tecnologias disruptivas e práticas de negócios inovadoras para se manterem competitivas em um ambiente em constante evolução. Essa busca pela inovação impulsiona o crescimento da empresa e a diferenciação no mercado. Adaptar a teoria das necessidades humanas de Maslow para as necessidades empresariais é uma abordagem que destaca a importância da inovação como um componente fundamental para o sucesso corporativo. Ao reconhecer e atender às necessidades empresariais em cada nível da pirâmide, as empresas podem fortalecer sua posição no mercado e impulsionar o crescimento sustentável. A busca contínua pela inovação se torna o motor propulsor para alcançar e manter a excelência empresarial em um mundo tecnológico em constante mudança.
  4. Prudência, coerência e frequência na gestão orçamentária da inovação Fazer um planejamento financeiro é fundamental para o sucesso de qualquer projeto ou atividade empresarial. Por isso, a projeção orçamentária é uma ferramenta essencial para os gestores, pois permite que eles possam ter uma visão clara das receitas e despesas do projeto ou negócio. Nesse sentido, existem três princípios essenciais que precisam ser levados em consideração na condução das projeções orçamentárias: a prudência, a coerência e a frequência. Abaixo um resumo do que é e sua importância para a gestão. 1 - Prudência: A prudência é um fator fundamental para a condução das projeções orçamentárias, pois ela representa a capacidade de prever e se preparar para possíveis contingências financeiras. Um orçamento prudente deve levar em consideração as incertezas e riscos do mercado e, portanto, deve prever uma margem de segurança para enfrentar possíveis imprevistos. Essa margem de segurança pode ser representada, por exemplo, por um fundo de reserva ou por uma reserva de contingência, que possam ser utilizados em caso de necessidade. 2 - Coerência: A coerência é um fator que deve ser observado para que o orçamento seja coerente com os objetivos e metas da organização. Ele deve estar alinhado com as estratégias da empresa e refletir a realidade do mercado em que a organização está inserida. É importante que o orçamento seja consistente em termos de previsões de receita e despesa, evitando que haja discrepâncias que possam prejudicar a gestão financeira da empresa.. Essa relação entre os custos e as receitas deve ser acompanhada para garantir a sustentabilidade financeira da organização. 3 - Frequência: A frequência é um fator que se refere à periodicidade com que o orçamento deve ser revisado e atualizado. É importante que a empresa acompanhe de perto as variações do mercado e esteja preparada para ajustar as projeções orçamentárias, caso necessário. A frequência de atualização do orçamento pode variar de acordo com o setor de atuação da empresa, mas o ideal é que seja feita de forma periódica, pelo menos a cada trimestre ou semestre. Uma vez que os responsáveis em gerir o orçamento dos projetos ou negócios, tenham esses conceitos como incontornáveis em sua rotina de gestão, eles serão beneficiados nas tomadas de decisões, com mais assertividades em garantir a saúde financeira da empresa, o que contribuirá para o sucesso e longevidade dos seus negócios. E você já colocou a prudência, a coerência e a frequência na sua rotina de gestão orçamentária?
  5. 8 RAZÕES PARA SUA EMPRESA INOVAR A inovação é uma ferramenta essencial para as empresas de vários setores, principalmente no de tecnologia, permitindo que elas criem soluções inovadoras, ganhem vantagem competitiva e se destaquem no mercado. Por isso, é fundamental que as empresas estejam sempre em busca de soluções inovadoras e criem um ambiente que estimule a criatividade e a busca por novas ideias. Isso garante o sucesso em um mercado dinâmico e competitivo. No entanto, a inovação não é apenas uma escolha, mas sim uma necessidade para que essas empresas possam crescer e permanecer competitivas. Neste artigo, exploraremos oito razões pelas quais as empresas de tecnologia devem investir em estratégias de inovação. 1 - Contribuir com a missão e propósito da empresa A inovação é uma forma importante de contribuir com a missão e propósito da empresa, criando novos produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes e do mercado. Além disso, a inovação permite que a empresa se mantenha fiel aos seus valores e princípios, buscando soluções que atendam às necessidades dos clientes sem comprometer a integridade da empresa. Ao inovar, a empresa pode melhorar sua reputação e imagem, além de aumentar a satisfação dos clientes e a lealdade à marca. 2 - Crescer acima da média de mercado A capacidade de crescer acima da média de mercado é fundamental para as empresas de tecnologia, que operam em um ambiente altamente competitivo. A inovação é uma das principais maneiras de alcançar esse objetivo, permitindo que a empresa crie produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes de maneira única e diferenciada. Ao criar soluções inovadoras, a empresa pode se destacar da concorrência e crescer de maneira mais rápida e consistente. 3 - Manter-se competitivo no mercado Manter-se competitivo no mercado é um desafio constante para as empresas de tecnologia. A inovação é uma das maneiras mais eficazes de alcançar esse objetivo, permitindo que a empresa se adapte às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. Ao inovar, a empresa pode criar novos produtos e serviços que atendam às necessidades emergentes do mercado, mantendo-se relevante e competitiva em um ambiente em constante mudança. 4 - Diluir os riscos com novos negócios e produtos As empresas de tecnologia estão constantemente expostas a riscos, como mudanças tecnológicas, volatilidade do mercado e mudanças regulatórias. A inovação é uma forma de mitigar esses riscos, permitindo que a empresa diversifique seus negócios e produtos. Ao criar novos produtos e serviços, a empresa pode reduzir sua dependência de um único produto ou mercado, tornando-se mais resiliente e menos vulnerável a mudanças econômicas e tecnológicas. 5 - Baixar custos e aumentar receitas A inovação pode ajudar as empresas de tecnologia a baixar custos e aumentar receitas, criando novos processos e produtos que possam melhorar a eficiência e aumentar a produtividade. Ao criar soluções inovadoras, a empresa pode reduzir custos operacionais e aumentar as receitas, tornando-se mais rentável e competitiva. 6 - Para atrair e reter talentos A inovação é uma forma importante de atrair e reter talentos nas empresas de tecnologia. Os profissionais mais talentosos são atraídos por empresas que demonstram um compromisso com a criação de um ambiente de trabalho estimulante e criativo, no qual eles possam contribuir com suas habilidades e conhecimentos. Ao inovar, a empresa pode criar uma cultura corporativa que valorize a criatividade e a inovação, tornando-se mais atraente para os melhores talentos do mercado. 7 - Para valorizar a empresa Inovar também é importante para valorizar a empresa, tanto para investidores quanto para clientes e colaboradores. Empresas que investem em inovação podem demonstrar uma visão de futuro e liderança no mercado, aumentando a percepção de valor por parte dos investidores. Além disso, a inovação pode gerar um diferencial competitivo, atraindo e fidelizando clientes que buscam soluções inovadoras. 8 - Para perpetuar a empresa A inovação é fundamental para a perenidade das empresas de tecnologia. Em um mercado altamente dinâmico, é importante que a empresa esteja sempre se reinventando, criando novas soluções e mantendo-se relevante para o público e o mercado. Ao inovar, a empresa pode garantir sua sobrevivência a longo prazo, criando um legado que pode ser mantido por muitos anos. Se você é um empresário ou gestor de uma empresa, é essencial que você comece a inovar agora mesmo. Isso pode significar investir em novas tecnologias, experimentar novos modelos de negócio, desenvolver novos produtos e serviços ou simplesmente estar aberto às mudanças que ocorrem no mercado. Lembre-se de que a inovação não é um processo fácil ou instantâneo, mas é um investimento valioso e crucial para o sucesso a longo prazo da sua empresa. Comece a inovar ou mantenha sua empresa inovando e aproveite as oportunidades de crescimento e desenvolvimento que a inovação pode proporcionar em um mercado cada vez mais desafiador. Sua empresa e seus clientes irão agradecer!
  6. O que faz um laboratório de Inovação em uma empresa de software? A indústria de software tem crescido de maneira exponencial nos últimos anos, criando novos modelos de negócio e transformando a maneira como as empresas operam. Para se manter à frente da concorrência, muitas empresas de software têm optado por criar laboratórios de inovação focados em novos negócios, separando essas atividades das operações do dia a dia. Antes, essas inovações eram trabalhadas em conjunto com as operações, mas a criação de um laboratório de inovação dedicado pode trazer muitos benefícios para as empresas de software, como a possibilidade de experimentar novas ideias sem afetar as operações atuais. Abaixo será exposto uma possibilidade de planejamento para um laboratório de inovações com proposta de informações que apoiarão as decisões para preparação e execução das entregas esperadas. E antes de começar a pensar no que produzir no laboratório, o gestor deve consumir uma série de artefatos que são fundamentais para o seu planejamento de entregas e assim aumentar as chances de atingir seus objetivos, abaixo será exposto quais são e a importância de cada um para a inovação. I - ARTEFATOS PRE-INOVAÇÃO 1 - Missão, visão e propósito da empresa O gestor do laboratório de inovação deve utilizar a missão, visão e propósito da empresa para alinhar as iniciativas de inovação com os objetivos estratégicos da organização. É preciso ter ciência de maneira clara desses objetivos, para poder identificar oportunidades de inovação alinhadas à visão de futuro e propósito da empresa. É muito provável que a missão das empresas não seja possível de serem trabalhadas sem inovações de novos produtos, modelos de negócios e canais de distribuição. 2 - Aspirações de pilares estratégicos do grupo Os pilares estratégicos do Balanced Scorecard (BSC) definidos pela empresa são essenciais para orientar a tomada de decisão e ações do gerente de inovações. Ele deve entender e aplicar esses pilares com a sua visão dentro do laboratório junto a sua equipe para garantir que os projetos e iniciativas de inovação estejam alinhadas com a estratégia geral da empresa e tragam valor mensurável para a organização acompanhando seus health scores. 3 - Tese de crescimento do grupo Uma tese de crescimento é um documento que apresenta a visão estratégica de uma empresa para seu desenvolvimento futuro. Ela identifica áreas e oportunidades de crescimento a longo prazo e como se espera continuar crescendo. O gerente de inovações deve usar a tese para orientar as atividades de pesquisa e desenvolvimento, definindo prioridades e alocando recursos de forma estratégica. 4 - Tese de investimentos Uma tese de investimentos em M&A e CVC é um documento que orienta as áreas prioritárias de investimento de uma empresa. No contexto de um laboratório de inovações, o gerente pode usá-la para identificar áreas de maior potencial de crescimento, tecnologias e competências necessárias para alcançar objetivos de crescimento. Com base nessa análise, o gerente de inovações deve definir prioridades de P&D e alocar recursos estrategicamente, . Também pode ajudar a identificar potenciais alvos de aquisição ou parcerias estratégicas. Dessa forma, a tese ajuda a tomar decisões informadas e maximizar o potencial de crescimento da empresa. 5 - Carta visão de mercado Uma carta visão de mercado é um documento que apresenta uma visão geral do mercado em que a empresa atua e as principais estratégias que a diretoria usará para a realização da visão. O gerente deve definir prioridades de pesquisa e desenvolvimento e alocar recursos de forma estratégica. A carta visão de mercado também pode ajudar o laboratório a se posicionar melhor no mercado, identificando oportunidades de diferenciação e desafios a serem superados. 6 - Planejamento estratégico do grupo O planejamento estratégico é um processo que envolve a definição de objetivos, metas e planos de ação para alcançar resultados desejados. O gerente de um laboratório de inovações pode usar o planejamento estratégico para definir prioridades de pesquisa e desenvolvimento, alocar recursos de forma estratégica e posicionar o laboratório melhor no mercado. 7 - Planejamento estratégico das unidades de negócios em operação No mesmo sentido do planejamento estratégico do grupo, conhecer das UNs (unidades de negócios) em operação é importante para que o laboratório de inovações inclua em seu planejamento ações específicas para cada unidade de acordo com as oportunidades e potencial de retorno de cada uma e junto com os gestores dessas unidades construir um plano de investimentos e crescimento de portfólio. 8 - Trends de Inovação As tendências de inovação são padrões emergentes que podem transformar um mercado ou indústria. Para o gerente de laboratório de inovação, é essencial monitorá-las para manter a relevância do laboratório e enfrentar desafios futuros. Ele pode identificar oportunidades de negócios, antecipar desafios e inovar de forma mais eficiente. A identificação das tendências emergentes permite uma abordagem mais eficiente para a inovação, através da colaboração com outras empresas ou laboratórios e terceirização de atividades. __________ Após o consumo desses artefatos pela gestão da inovação, as estratégias para o setor são iniciadas e uma série de instrumentos que podem ser construídos o ajudarão nas tomadas de decisões táticas e operacionais sua e de sua equipe. Abaixo segue a relação desses documentos e instrumentos. II - ARTEFATOS PRODUZIDOS PELA GESTÃO DA INOVAÇÃO 1 - Missão, visão e propósito do setor de inovação A missão, visão e propósito de um laboratório de inovações dentro de uma empresa servem para orientar suas atividades e direcionar sua estratégia de inovação. A missão define a razão de existir do laboratório, a visão é a imagem futura que deseja alcançar e o propósito é a razão de ser do laboratório que deve refletir seus valores, crenças e princípios. Essas definições devem estar alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa 2 - Aspirações de pilares estratégicos do setor O gerente de inovações deve entender e aplicar esses pilares para garantir que os projetos e iniciativas de inovação estejam alinhadas com a estratégia geral da empresa e tragam valor mensurável para a organização (health scores) Uma vez entendido, ele deve construir as aspirações de cada pilar estratégico em nível de setor, ou seja, “as aspirações devem impulsionar a estratégia, serem orientadores de limites e podem ser específicas da área de inovação. As aspirações não mudam, elas são perenes e quando nós a atingirmos, trabalharemos para mantê-las sempre. 3- Carta de Intenções (desafios e intenções) Nesse documento, o gestor projetará quais serão os principais desafios que o setor enfrentará nos próximos anos (1 a 2 anos), juntamente apontará quais são as intenções para avançar em cada desafio (importante apontar tanto desafios quanto intenções em cada pilar estratégico). Informações importantes para compor essa carta: retrospectiva dos últimos 12 meses do laboratório, aprendizados validados, estratégias de cada pilar estratégico e projetos e iniciativas que apoiaram a execução das estratégias. 4 - Prateleiras para Inovação Um dos indicadores de performance da Inovação é o ROI (Retorn on Investiment), ou seja, quanto deve retornar o valor investido na realização do projeto de inovação. Cada empresa tem um valor de ROI desejado para seus investimentos, dependendo do risco do investimento o retorno pode variar. Uma forma de planejar e controlar o ROI ao longo dos projetos é o desenho da estratégia de prateleiras de seu portfólio, o gestor deve definir quantas prateleiras irá desenhar para inovar e quais estratégias que cada prateleira irá atender. O gestor pode definir o mesmo ROI para cada prateleira, ou um ROI médio na soma de entrega de todas as prateleiras, assim, cada prateleira terá uma receita e despesa média esperada para cada período do projeto, desde a ideação até o fim do período de escala (antes de entrada do estado de maturidade do produto/negócio), ou seja, uma régua com valores para 60 meses. 5 - Construção do portfólio futuro Com as informações de pré-inovação (tese de crescimento e carta visão de mercado), o gerente poderá escrever junto com seu time, um documento com o mapa de oportunidades e tendências relevantes para os próximos anos de inovação da empresa, assim terá escrito quais novos produtos fortalecerão as frentes de negócios existentes e quais novas frentes de negócios serão incorporadas ao portfólio. Isso dará uma direção e foco nas prioridades que devem ser buscadas e recebidas, evitando perda de tempo em analisar todas as oportunidades recebidas. 6 - Jornada operacional da Inovação Quando se está trabalhando com a inovação de maneira estruturada com uma jornada definida, nos possibilita executar o planejamento de forma organizada, cadenciada e previsível, reduzindo o risco de investimento e num formato acelerado. Abaixo uma proposta de quais etapas podem conter em uma jornada de inovação: Pesquisas de oportunidades e potencial Ideação e prova de conceito Estruturação do produto/negócio Tração Aceleração, antecede o estado de maturidade. Para cada uma dessas etapas, é essencial ter características definidas para a área de: pessoas (time), clientes, receitas. Também é importante ter uma projeção de conquistas e descobertas esperadas assim como um ponto de passagem para estar mais seguro antes de iniciar a próxima etapa. 7 - OKRs quadrimestrais O gestor poderá usar com o seu time a ferramenta OKR (Objectives and Key Results) quadrimestralmente (ou outro período) como uma ferramenta de gestão para alinhar objetivos e resultados-chave para serem trabalhados conforme os desafios mapeados na carta de intenções. Importante se aprofundar nas boas práticas de uso dessa ferramenta. __________ As etapas definidas até aqui darão mais clareza e organização para quem faz a gestão da inovação e também para seu time planejar as entregas que resultarão os indicadores de performances essenciais do setor, como o ROI, crescimento de vendas de produtos de inovação e taxa de sucesso da inovação. III - ENTREGAS DA EQUIPE OPERACIONAL DA INOVAÇÃO FINANCEIRA 1 - Captação de recursos para inovação Por estar envolvido com o ecossistema de inovação, o laboratório pode contribuir com a empresa monitorando e submetendo seus projetos para serem custeados com recursos de editais de inovação (exemplos: Embrapii, CNPq, Fundação Araucária, Finep, entre outros…), instituições que viabilizam parcerias no desenvolvimento com subsídios, outros fabricantes que possam aplicar recursos diretamente no desenvolvimento e até clientes que possam ganhar juntos com a empresa. Para isso, se faz necessário uma projeção do que se esperar inovar com um monitoramento constante de oportunidades de captação de recursos com custos menores e uma prática de participação de editais. Assim, a inovação com o departamento financeiro trabalham em conjunto com essas captações. NOVOS PRODUTOS 2 - Backlog com oportunidades Uma vez definido o portfólio futuro, a equipe do laboratório construirá um backlog de oportunidades para atender o crescimento das unidades de negócios existentes e as novas frentes de negócios mapeados. Para a priorização do backlog, destaco como fontes fundamentais a serem consultadas com regularidades, como: clientes, equipe interna (principalmente vendas e atendimento ao cliente), local de depósito de idéias de novos negócios, monitoramento de startups, ambientes de inovação do ecossistema inserido e também tendências internacionais. Esse backlog deve ser atualizado com certa frequência, entre 2 e 3 vezes ao ano. 3 - Backlog de oportunidades de mercado com potencial validado As prioridades definidas no backlog de oportunidades, são o pontapé inicial para as pesquisas de potencial, nessa etapa, levantamentos mais aprofundados sobre: confirmação da existência de problemas a serem resolvidos, o mercado (tamanho, crescimento, aderência e concorrência), possibilidades de modelo de negócio, definição de uma proto persona, possibilidades de parcerias (empresas consolidadas e startups). Uma ferramenta que ajuda muito a partir dessa etapa é o quadro de gestão de hipóteses, sendo ele utilizado em todas as etapas da jornada da inovação, caso o laboratório tenha um time mais completo com vários papéis que atuam e diferentes etapas do projeto, esse quadro deve ser usado por todos. Essa pesquisa, uma vez finalizada e com sucesso no resultado final, alimentará um backlog de provas de conceito a serem iniciadas 4 - Prova de conceito validados (MVP - produto e modelo de negócio) Aqui já começa o processo de ideação, aprofundando nas possibilidades de soluções a serem desenvolvidas/ofertadas (podendo ser inovações internas ou abertas), desenho de modelo de negócios e potencial financeiro. Importante entender se o potencial financeiro atenderá as prateleiras do portfólio e a possibilidade de atingir o ROI desejado. Com sucesso na Ideação, poderá ser feito um planejamento de prova de conceito, nesta etapa espera-se validar junto com clientes pilotos o MVP (minimum product viable - produto mínimo viável) e assim validar hipóteses de aceitação sobre o produto/tecnologia e modelo de negócios ofertados. Após essas validações confirmarem o potencial financeiro e estratégico que o produto oferecerá para o portfólio. E com essas hipóteses validadas, a confiança para iniciar os primeiros investimentos para lançá-los no mercado são planejados e essa entrega realizada. 5 - Inovações com market fit validado Essa entrega começa com o MVP validado pelos clientes piloto, então ainda em laboratório, inicia-se o lançamento do produto no mercado, com primeiros investimentos para novas validações de hipóteses em: marketing, comercial, cliente, produto e equipe. Com sucesso nas hipóteses e a solução bem aceita pelo mercado, entende-se que o projeto está com boas chances de ter sucesso com mais investimentos e será dado início aos processos para a tração. 6 - Inovações estruturados para iniciar tração/escala como operação A etapa de tração e escala normalmente pode começar no laboratório, porém ela não será concluída no setor. A entrega do laboratório é o produto em tração com os pré-requisitos necessários (tecnologia, experiência, marketing, pessoas, estratégia, operações, financeiro e negócios) para sair do laboratório e entrar no portfólio da operação. Uma vez que a transição do projeto entre o laboratório de inovações e a operação seja finalizada, o produto/negócio deixará de receber investimentos de inovação e fará parte das despesas operacionais da empresa impactando assim o resultado operacional. ____________ Com essa proposta, pode se notar que um laboratório de inovações é um investimento estratégico que permite que uma empresa de software se adapte às mudanças do mercado e crie soluções inovadoras que atendam às necessidades dos clientes. Com a colaboração dos artefatos necessários antes de inovar, os artefatos produzidos pelo gestor de inovação e as entregas da equipe operacional do laboratório, a empresa pode alcançar uma vantagem competitiva e garantir a sustentabilidade a longo prazo.
  7. Empresas que querem se manter no mercado sem o medo de desaparecer por causa da concorrência devem adotar a inovação como parte de seu planejamento, assim como é feito com as atividades comerciais, marketing, financeiro, manutenção de produtos e serviços… O que leva muitas a não iniciar ou manter-se inovando, é que algumas frustrações que passam nas primeiras tentativas acabam dando insegurança, e os principais motivos para não continuarem estão em começar inovando com uma mentalidade de produção e operação, usando as mesmas técnicas e expectativas de produtos maduros. Isso é reforçado no best seller Startup Enxuta de Eric Ries, em que destaca “Diferente de produtos maduros, produtos em suas fases embrionárias, possui um indicador mais adequado para o seu crescimento, a de aprendizagens validadas, com isso, é importante que se faça previsões testáveis (hipóteses) para concluir cada etapa de aprendizagem e seguir para a próxima. Por isso, recomenda-se um método de progresso em contextos de incertezas extremas.” Baseado em conceitos que o autor discorre pelo livro acrescentadas por experiências vividas no processo de inovação da Tecnospeed, compartilhamos um gráfico que propõe ilustrar para pessoas que estão iniciando buscar evoluir nesse campo, o que enfrentarão no processo de inovação, isto é, inovar é um processo de descobrir o que não conhecemos, ou seja, é uma constante validação de hipóteses, que conforme se caminha, diminui-se as incertezas e consequentemente aumenta a segurança para as próximas tomadas de decisões e investimentos. Nos negócios as decisões geralmente são tomadas baseadas em risco e retorno, por isso, a segurança está diretamente ligada. Sugere-se então iniciar o processo de inovação com previsões testáveis, com o propósito de “descobrir o que os clientes realmente desejam, não o que eles dizem que desejam ou o que achamos que deveriam desejar. precisamos descobrir se estamos num caminho que levará a construir um negócio sustentável de preferência, o mais rápido possível, o produto certo a ser desenvolvido - aquilo que os clientes vão desejar e pelo qual vão pagar.” e caminhar com essa prática de descobertas para as etapas seguintes. Importante se aprofundar em estratégias que viabilizem o aumento de velocidade e redução de custos (e riscos) em validações de hipóteses, a inovação aberta é uma das mais promissores em várias situações (inovar com parcerias) Abaixo segue trechos extraídos do livro mencionado acima que se encaixa com a temática desse texto: “...Verdade que nem todas as mudanças propostas acabam se traduzindo em melhorias, por isso, cada aprendizagem validada acaba servindo como ponto de calibragem para poder acelerar as máquinas de vendas no futuro, com maior chance de retorno nos investimentos de marketing e vendas.” “...Várias empresas já passaram por fazer planos de construção e lançamento de produtos tão complexos, com previsões tão otimistas com investimentos significativos que acabaram que os clientes não corresponderam com as previsões, mesmo executando o plano com exito e rigor, porém não foi o suficiente para a falha…” “...Por isso, é importante usar métodos enxutos, que te possibilitem ajustes constantes com ciclos de aprendizagens e que te permitirão tomar decisões sobre persistências, ajustes simples, mudanças bruscas ou até declinar…” Para finalizar, compartilho uma recomendação de Ries “esteja pronto, ou se prepare para enfrentar situações de extrema incerteza. Não deixe tantas amarras que dificulte a velocidade da validação de aprendizados” e sugiro ainda a construção de planos e processos de inovação para seu negócio e não usar somente a intuição para as suas tomadas de decisões, assim inovar será uma atividade previsível, ritmado e contínua em sua empresa. Observação do gráfico: lembrando que essas são etapas iniciais da jornada de inovação de um produto, existem etapas posteriores a estruturação que não estão no gráfico.
  8. Boa Estela, obrigado por nos destacar as inovações desse ano, com certeza seu olhar está bem atento !!!!
  9. Luan, o ChatGPT realmente é uma grande inovação e legal você destacar o desenvolvimento de software, o dev ganha em eficiencia na entrega e no aprendizado, inclusive outros áreas profissionais também se valerá dessa inovação.
  10. Muito bom Marcelo, recomendo muito a participação, as oportunidades nem sempre vem até nós, temos que ir buscar, e pelos que participei em 2022, realmente concordo com você que realmente vale a pena.
  11. No vídeo abaixo você será exposto a um conteúdo muito rico que foi apresentado no TUP4Innovation 2022, nele Rodrigo Palhano (diretor de operações do grupo Tecnospeed) apresenta aprendizados importantes sobre como a estratégia de crescimento pautado em inovação faz da Tecnospeed uma das 500 empresas de mais rápido crescimento nas Américas de acordo com ranking divulgado em abril de 2022 pelo jornal inglês Financial Times. Você que quer ir além do básico para o crescimento de sua empresa, confira agora mesmo!!!!! Deixe nos comentários sua opinião sobre o conteúdo exposto!!!!!
  12. Para finalizar, nesse último vídeo, você verá o porquê realizar essa prática a cada 4 meses.
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