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KPI's: Implementação e Acompanhamento


joao.medeiros

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Bom, se você chegou até aqui provavelmente deve ter visto nossa primeira postagem sobre KPI's, se você ainda não viu, pode clicar aqui e acompanhar nosso raciocínio desde o começo.

Implementação de KPI's

Após vermos qual a definição de um KPI e alguns princípios que devemos tomar quando pensamos neles, chegou a hora de definir se seu KPI é implementável ou não. Afinal de contas, nem sempre a sua ideia de KPI necessariamente vai fazer com que ele seja implementável, para isso, devemos nos certificar de cinco etapas:

  • Analisar os objetivos e as metas do negócio:
    Quando projetamos um KPI, é muito importante saber onde se quer chegar antes mesmo de descobrir como chegar lá. Uma boa ideia de por onde começar é analisando a visão da empresa, que está diretamente ligada a um objetivo maior.
     
  • Analisar o seu atual desempenho:
    Pergunte-se: Seu desempenho atual está sustentável? Sua configuração atual está funcionando? O que não está funcionando?
     
  • Definir metas do KPI de curto e longo prazo:
    Tão importante quanto definir metas de longo prazo são definir as de curto prazo. Quebrar um objetivo maior em pequenos objetivos menores facilita o controle e o acompanhamento e também ajuda a motivar a equipe em situações adversas.
     
  • Revisar as metas com sua equipe:
    Toda a equipe deve estar de acordo com as metas para alcança-las, e veja bem, não significa que todos tem que "gostar" da meta, mas sim obter insights de todos que podem ajudar a preencher qualquer lacuna que esteja faltando. Lembrando que meta é algo desafiador, não impossível, porém não deve ser algo fácil, mas desafiador ao ponto que sua equipe se orgulhe de realizar.
     
  • Revisar o progresso e evolução.
    Após colocar os KPI's no seu devido lugar, é importante observar o seu progresso, analisar os números e também ver onde pode ser melhorado. Um KPI não revisado e não acompanhado não cumpre o propósito do seu significado, nem ajuda ninguém.

A importância da definição dos objetivos e da atualização dos KPI's

Os KPI's são baseados em objetivos, do contrário eles não tem um real propósito, então depois de definir seus objetivos de longo prazo, você pode trabalhar identificando marcos que precisará atingir para chegar lá. Vamos tomar como exemplo o uma empresa do ramo de varejo de sucos.

Essa empresa tem como KPI uma meta no primeiro trimestre do ano de faturar R$15.000,00. Definindo marcos mensais, é muito mais fácil avaliar e ajustar o curso para atingir essa meta de longo prazo.

De modo geral, você poderia dividir essas metas igualmente, sendo R$5.000,00 para cada mês. Mas você pode ser um pouco mais específico, sabendo que seu movimento é maior em Fevereiro por conta do carnaval em sua cidade, você pode determinar uma expectativa de R$7.000,00 em fevereiro e nos demais meses R$4.000,00.
Isso ajuda a ajustar o curso do negócio de acordo com o progresso e também ajuda no aprendizado. Outro ponto importante é a motivação dos colaboradores. Num cenário em que talvez não fosse possível cumprir a meta mensal de Janeiro, eles ainda estariam motivados para Fevereiro, que junto de uma meta mais audaciosa,  trás consigo um movimento acima do normal também.

De todo modo, dividir suas metas de KPI em metas de curto prazo ajudará você a se mover em direção as metas de longo prazo com mais eficiência. Um KPI  que nunca é revisto ou atualizado com base no seu desempenho atual irá se tornar obsoleto. Revê-los com certa periodicidade lhe dará a oportunidade de corrigir falhas e até mesmo mudar completamente de curso. Por muitas vezes você acaba pensando em caminhos novos e mais intelgentes para seus objetivos.

E ai, você já deu uma olhada nos seus KPI's hoje? Se sim, me conta aqui se você obteve algum insight interessante a partir do curso deles. Se não, corre lá!

E fique ligado que na próxima postagem vamos abordar sobre a medição desses KPI's e sobre como otimizar seu agrupamento, você pode acessar ela clicando aqui.

 

 

 

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