Jump to content

O que é um KPI: da definição à ultilização


joao.medeiros
 Compartilhar

Postagens Recomendadas

O que é um KPI: da definição à utilização

No âmbito empresarial, desde as reuniões executivas até as sessões de estratégia, o termo KPI é mencionado inúmeras vezes. Contudo, mesmo sendo utilizado em excesso, muitas vezes não é entendido de maneira correta e nem todas as empresas o utilizam com eficiência porém, quando usados corretamente, os KPI's podem ser um ponto determinante para o sucesso de uma empresa, mas afinal de contas...

O que é um KPI?

 

Do inglês "key performance indicator", o KPI é a representação de um medida que avalia o sucesso de uma empresa, produto, ou setor, bem como desempenho individual e cumprimento de metas. Em resumo, o indicador chave de sucesso é um valor, o qual se é possível medir, que mostra o avanço em direção ao resultado esperado. Como este conceito está intrínseco em nossas rotinas, muitas vezes nos esquecemos dele, e isso, resumidamente atrapalha um pouco a interpretação de alguns dados.

 

Definindo um KPI: Fatores-chave

Normalmente, os KPI's são medidas ou números determinados pelos princípios SMART. Todos eles devem começar com algumas considerações se tiverem como objetivo serem indicadores de sucesso.

Princípios SMART

  • "Specific" - Específico
    É a parte mais importante quando falamos em desenvolver um KPI: é crucial medir os seus principais objetivos. - os objetivos que têm grande influência sobre o seu negócio, sem isto o KPI não tem valor algum.
     
  • "Measurable" - Mensurável
    O seu indicador deve ser capaz de ser mensurável regularmente e sempre comparados com as métricas definidas e os valores anteriores. Não definir critérios gerais ou relativos mas sim métricas eficientes para entender os resultados alcançados. 
     
  • "Achievable" - Atingível
    O seu KPI deve ter medidas realistas e apropriadas para que possa se tornar atingível e lembre-se: se tornar atingível não quer dizer que não seja desafiador, porém deve ter os pés no chão para que possa nortear corretamente o seu negócio,
     
  • "Revelant" - Relevante
    O seu KPI deve ser pragmático e objetivo, ter um valor genuíno e sem ambiguidades levando em conta o momento e o perfil da empresa para que façam sentido.
     
  • "Time - framed" - Temporal
    Seus KPI's devem ter um tempo para acontecer, seja anualmente, mensalmente, semanalmente e etc. Todo e qualquer objetivo pode acabar sendo esquecido ou até mesmo distante sem um período específico. 

     

Nas próximos postagens veremos um pouco mais afundo sobre a implementação desses KPI's e a importância de definir os objetivos e atualizar os mesmos, você pode acessar clicando aqui.

E você, trabalha com KPI's diariamente? Tem alguma dificuldade em estabelecer e implementar alguns deles? 

 

  • Curtir 7
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
 Compartilhar



Sobre o Fórum

Este é um fórum para todos que fazem parte
do ecossistema de uma Software House!

Bem-vindo(a) ao fórum da Casa do Desenvolvedor, uma comunidade completa, onde desenvolvedores, software houses, profissionais de marketing, experiência e vendas, fornecedores de soluções, aficionados por inovação e tecnologia podem tirar dúvidas, compartilhar novidades e conhecimento, trocar experiências e até postar uns memes que só nós da tecnologia entendemos 😅

Crie agora sua conta e vamos juntos fortalecer
o desenvolvimento de software no Brasil! 🇧🇷

×
×
  • Create New...