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Prioridades na Inovação.

 

Você já se pegou com dúvidas ou dificuldades em priorizar ideias que devem avançar e receber investimentos de recursos de inovação em sua empresa? Nesse mercado em constante evolução, é essencial saber onde direcionar os recursos e esforços para obter os melhores resultados.. Com esse contexto, a organização das prioridades nos projetos de inovação se torna fundamental para o sucesso do seu negócio.

 

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Como gestores responsáveis pelo desenvolvimento de projetos inovadores, enfrentamos o desafio de organizar nossas prioridades de forma eficiente e estratégica. Um dos aspectos-chave para o sucesso na gestão de projetos é definir claramente as prioridades e garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com elas. Nesse sentido, podemos adotar uma abordagem baseada em três critérios principais: essencial, importante e seria legal ter. Abaixo você verá como aplicar esses critérios para orientar suas decisões, buscando otimizar recursos e maximizar os resultados.

Ao aplicar esses critérios, pode-se maximizar o valor gerado por esses projetos, impulsionar o crescimento e garantir uma vantagem competitiva duradoura.

Para o sucesso do processo de organização das prioridades, é importante que seja entendido o que cada critério representa e como utilizá-los para orientar sobre o que inovar. A partir disso, você estará mais preparado para alinhar os recursos, o tempo e a energia da sua equipe em direção aos projetos de inovação que trarão os maiores benefícios para sua empresa.

 

Essencial: A base para a inovação

O primeiro critério para organizar as prioridades é identificar o que é essencial para o seu público. Essas são iniciativas que não podem ser ignoradas, pois estão diretamente ligadas à sobrevivência. Procure criar algo que se torna vital para seu cliente, ou seja, o indispensável, o que realmente importa e cria valor para ele.

Ao aplicar esse conceito, é fundamental realizar uma análise criteriosa das necessidades do mercado, dos clientes e dos stakeholders. A identificação dos problemas e desafios que precisam ser resolvidos deve ser a base para a definição dos projetos essenciais de inovação. Esses projetos são aqueles que abordam os pontos de dor mais significativos, que oferecem soluções tangíveis e que têm um impacto direto no sucesso do negócio ou sobrevivência do seu público.

 

Importante: Alavancando a vantagem competitiva

Uma vez estabelecidos os projetos essenciais, é necessário direcionar recursos para iniciativas importantes. Esses projetos são aqueles que, embora não sejam indispensáveis à sobrevivência da empresa, têm o potencial de alavancar sua vantagem competitiva e impulsionar o crescimento a longo prazo.

Para identificar projetos importantes, é fundamental considerar o potencial de criação de valor, a viabilidade técnica e a oportunidade de mercado. A metodologia do livro "Startup Enxuta" de Eric Ries enfatiza a importância de realizar experimentos rápidos e iterativos para testar hipóteses e validar a proposta de valor. Essa abordagem permite tomar decisões embasadas em dados e mitigar riscos associados a projetos de maior escala.

 

Seria Legal Ter: Explorando novas oportunidades

Além dos projetos essenciais e importantes, existe espaço para explorar iniciativas que são "legais de se ter". Esses projetos são voltados para a exploração de novas oportunidades, a experimentação e o aprendizado contínuo. Embora possam não ter um impacto imediato no negócio, eles alimentam a cultura de inovação e abrem portas para descobertas valiosas no futuro.

Ao priorizar projetos "legais de se ter", é importante reservar recursos adequados para a experimentação e a pesquisa. A abordagem do "Construir-medir-aprender" de Eric Ries destaca a importância de buscar feedback constante dos usuários e adaptar os projetos com base nesse aprendizado. Dessa forma, é possível explorar novas ideias e tecnologias de maneira ágil, mantendo-se atualizado com as tendências do mercado.

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Instrumentos de grande importância que ajudarão a tomar decisões sobre priorização sobre o que inovar:

Tese de crescimento do grupo

Uma tese de crescimento é um documento que apresenta a visão estratégica de uma empresa para seu desenvolvimento futuro. Ela identifica áreas e oportunidades de crescimento a longo prazo e como se espera continuar crescendo. 

O responsável pelas inovações deve usar a tese na orientação de atividades de pesquisa e desenvolvimento, definindo prioridades e alocando recursos de forma estratégica

 

Carta visão de mercado

Uma carta visão de mercado é um documento que apresenta uma visão geral do mercado em que a empresa atua e as principais estratégias que a direção usará para a realização da visão. 

Com esse documento, o responsável pela inovação, saberá em quais mercados focar e ajudará que a inovação de novos produtos da empresa se posicione junto com os envolvidos diretor e indiretos sobre onde estarão os investimentos futuros. Assim poderá mapear melhor as oportunidades de diferenciação e desafios a serem superados.

 

Lembre-se de que a inovação é um processo contínuo, e é essencial adaptar e ajustar as prioridades ao longo do tempo. Esteja aberto à experimentação, ao aprendizado contínuo e ao feedback dos usuários. Ao encontrar o equilíbrio entre o essencial, o importante e o "seria legal ter", você estará no caminho certo para o sucesso na inovação. 

Vejo que esses critérios também podem ser válidos em outros setores da empresa e até para suas decisões na vida pessoal. Serve para você também?

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