Jump to content

O que é o MEG - Modelo de Excelência da Gestão?


Postagens Recomendadas

O que é o MEG - Modelo de Excelência da Gestão?

 

Criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) o MEG é um modelo em constante aperfeiçoamento que teve sua primeira versão em 2000 sendo o primeiro modelo genuinamente brasileiro de gestão. A ferramenta MEG nasceu seguindo 8 critérios que interagem entre si de forma cíclica e constante, sendo alicerçada nos 8 Fundamentos da Excelência.

 

Mas, quais são e como estes 8 critérios se relacionam?

A LIDERANÇA (1º critério) formula as ESTRATÉGIAS E PLANOS (2º critério) da organização, observando as necessidades e expectativas de CLIENTES (3º critério) e da SOCIEDADE (4º critério), captando informações relevantes que norteiam a tomada de decisões e para revisão constante das estratégias. Para que as estratégias e planos sejam executados é necessário o envolvimento das PESSOAS (5º critério)  que conduzem os PROCESSOS (6º critério), que são alimentados constantemente por uma rede de INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO (7º critério). Desta forma os critérios formam um organismo dinâmico que só tem razão de existir quando apresenta RESULTADOS (8º critério).

 

Como saber se estou no caminho certo? 

Para que tudo isso funcione o MEG utiliza de indicadores de desempenho que são elaborados considerando os seguintes fatores:

  • Relevância: todos os indicadores importantes (referente aos 7 critérios LIDERANÇA, ESTRATÉGIA/PLANOS, CLIENTES, SOCIEDADE, INFORMAÇÕES/CONHECIMENTO, PESSOAS e PROCESSOS) foram representados?

  • Melhoria: os resultados dos indicadores estão melhorando ou estão estáveis em um patamar considerado adequado?

  • Competitividade: os resultados são superiores aos resultados de outras organizações?

  • Compromisso: os compromissos assumidos com as partes interessadas estão sendo cumpridos?

 

Será que o MEG serve para a minha organização/software house?

O MEG busca o alinhamento, integração, compartilhamento e direcionamento da organização para que, de forma harmônica, obtenha excelência ao gerar resultados a todas as partes interessadas. Desta forma, qualquer tipo e tamanho de organização pode aplicar este modelo e se beneficiar dele.

 

 

A base sólida do MEG: 8 Fundamentos da Excelência

image.png

Fonte da imagem: FNQ (2023)

Para garantir que a organização esteja imersa em um sistema de aprendizado constante e inovação conforme o Tangram acima demonstra precisamos garantir os oito fundamentos da excelência, detalhados a seguir:

  1. PENSAMENTO SISTÊMICO

Todos os colaboradores necessitam entender que todas as atividades da organização possuem relação de interdependência, logo nada pode ser deixado de lado no dia a dia. Cada colaborador deve compreender como cada tarefa executada impacta na entrega de um produto/serviço ao cliente e que a satisfação deste cliente impacta diretamente nos resultados organizacionais.

  1. APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO

Todos da organização devem aprender e inovar sempre. E daí cabe um ponto importante: não existe como inovar sem errar. Thomas Edison, quando questionado sobre as mil vezes em que errou antes de inventar a lâmpada, contestou: "Eu não errei mil vezes, eu aprendi mil formas de como não se fazer uma lâmpada!". Na TecnoSpeed somos orientados a “Errar, mas, errar depressa!”, isso nos ajuda a manter uma cultura de inovação constante e acelerada, onde o erro é visto como parte do processo de aprendizagem.

  1. LIDERANÇA TRANSFORMADORA

Os líderes devem atuar de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização para superar os desafios advindos das mudanças do macroambiente em que a organização está inserida. Além disso, devem mentorear e preparar novos líderes que conduzirão a organização com excelência prezando pelas diretrizes e valores organizacionais.

  1. COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS

É preciso o entendimento das necessidades e demandas, bem como o estabelecimento de pactos com as partes interessadas, em especial os clientes (tanto internos quanto externos), suas inter-relações com as estratégias e com os processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos. Na TecnoSpeed ao fazer com que cada setor da organização deixe claro suas demandas, através de protocolos internos, garantimos nosso compromisso de sermos colaborativos e proativos com os nossos clientes internos e impactando em produtos de qualidade e atendimento de excelência ao cliente externo. 

Sem isso, perde-se o foco do negócio.

  1. ADAPTABILIDADE

Toda organização tem de ter flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil e este tempo hábil, em alguns setores, como no ramo de tecnologia é cada vez menor. 

Sem essa agilidade, nossas chances de sermos bem-sucedidos diminuem drasticamente. 

Ciclos rápidos de aprendizagem, velocidade na implementação de melhorias com o emprego de métodos ágeis, são fatores que impulsionam a transformação. Mais uma vez a importância de “errar, mas, errar RÁPIDO”, porque sempre tem maior vantagem competitiva aquele que é pioneiro na inovação.

  1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

É o compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida por meio de um comportamento ético e transparente. No dia-a-dia este comportamento se reflete em organizações inclusivas e diversas, que buscam mitigar o uso de recursos naturais não renováveis (Evitar imprimir um documento que poderia ser compartilhado via nuvem ou email, por exemplo) e que vivenciam a governança ambiental, social e corporativa (ESG).

  1. ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS

Neste Fundamento, fica clara a importância dos processos, que devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, utilizando dados e informações de forma a agregar valor para as organizações e as partes interessadas. Gráficos que representam fluxos de tarefas que compõe os processos organizacionais, gerenciamento das atividades com uso de Kanban e quaisquer outras representações visuais, podem ser grandes aliadas neste momento a fim de que todos os colaboradores do time possam compreender “onde estamos”, “para onde vamos”, “qual o caminho” e “como chegaremos lá”, e desta forma evitar o gasto desnecessário de recursos em atividades que não agregam valor ao processo.

  1. GERAÇÃO DE VALOR

Todos os esforços devem ser voltados para o alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como para os resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas primeiramente dos clientes e das partes interessadas. 

Prometer o que pode fazer e entregar sempre mais, encantando os nossos clientes e buscar sempre a melhoria, não se contentando apenas com o que está bom, são maneiras práticas que nós da TecnoSpeed buscamos gerar valor.

Logo, o Modelo de Excelência em Gestão pode garantir à sua organização sustentabilidade e competitividade.

 

📌Você já conhecia o MEG? Gostou deste artigo?

✍️Deixe aqui o seu comentário ou dúvida.

 

Este artigo foi embasado nos seguintes materiais:

https://fnq.org.br/comunidade/e-book-2-modelo-de-excelencia-da-gestao-meg/

https://fnq.org.br/comunidade/wp-content/uploads/2019/02/Guia_Filiados.pdf

https://fnq.org.br/comunidade/e-book-3-sistema-de-indicadores/

  • Curtir 6
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...