Jump to content

Eventos do eSocial | Eventos SST do eSocial


gabriela.grillo

Postagens Recomendadas

Eventos do eSocial

Com a substituição de uma grande quantidade de documentos físicos por uma solução digital, como o eSocial, é natural que essa plataforma abranja uma ampla gama de informações, que variam em tipos, periodicidades e frequência de reutilização. Essas informações são organizadas em eventos, cada um com seu próprio layout e campos relevantes.

Os eventos do eSocial são divididos em quatro tipos: Eventos Iniciais, Eventos de Tabelas, Eventos Não-Periódicos e Eventos Periódicos. Cada um desses tipos de evento segue uma sequência lógica de envio, que é ilustrada na imagem abaixo:

entities_1_8ae5764ed15d46b8f9ec6b81f83bc

 Veja a lista completa e atualizada dos eventos do eSocial 

Eventos SST do eSocial

As informações dos eventos no eSocial relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho (SST) são cruciais para descrever os riscos e agentes aos quais os trabalhadores estão expostos, independentemente de serem condições permanentes ou incidentes pontuais. Esses eventos têm prazos para serem reportados e podem ser enviados pela própria empresa, ao receber o arquivo da clínica ou profissional, ou pela própria clínica, por meio de uma procuração.

Procuração eletrônica e Evento SST do eSocial: como cadastrar?

Os principais eventos SST do eSocial são:

S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

A empresa contratante deve notificar quaisquer incidentes de acidentes de trabalho no primeiro dia útil após a ocorrência, mesmo que o funcionário não se afaste do trabalho. Em casos de morte do trabalhador, o comunicado deve ser imediato.

S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador

A empresa é responsável por realizar avaliações clínicas regulares, não apenas na admissão do trabalhador, mas também periodicamente durante o vínculo laboral. As informações dessas avaliações, incluindo datas e conclusões, devem ser enviadas por meio do eSocial.

S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco

Neste evento, a empresa deve relatar as condições de trabalho do ambiente, incluindo detalhes sobre os serviços oferecidos no ambiente em que o trabalhador está inserido. Além disso, informações sobre agentes nocivos e atividades que se enquadram na “Tabela 24 – Agentes Nocivos e Atividades – Aposentadoria Especial” do eSocial também devem ser fornecidas.

Para saber como ficou a obrigatoriedade dos eventos de SST, clique aqui.

Clique aqui e confira o guia completo sobre eSocial!

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...