Jump to content

Somente o Épico não pode ser um Roadmap, mas eles se completam.


Postagens Recomendadas

  • Administradores

Um épico é utilizado no gerenciamento de projetos Scrum ou Kanban para descrever um objetivo geral de alto nível que é muito grande ou complexo para ser concluído em uma única iteração. É uma forma de organizar e priorizar as iniciativas e requisitos do projeto em um nível superior, para que a equipe possa trabalhar de forma mais eficiente e eficaz.

O épico pode ser usado para representar uma história de usuário ou um conjunto de histórias de usuário relacionadas. Ele é usado para definir e comunicar o escopo do projeto, para que a equipe possa entender as expectativas e trabalhar em direção a um objetivo comum. Os épicos também são usados para dividir um projeto em partes menores e mais gerenciáveis, para que a equipe possa realizar entregas de valor em cada sprint.

Alguns exemplos de épicos podem incluir o desenvolvimento de um novo produto, a melhoria de um recurso existente, a atualização de um sistema legado, a otimização de um processo de negócios, reformulação de uma arquitetura em um portfólio tudo aquilo que se possa organizar macroamente, entre outros.

Independente da metologia o épico no sistema de gerenciamento de projetos, tem a mesma finalidade que é gerenciar um objetivo macro para ser concluído e uma única vez.

Sendo um épico ele pode  descrever uma funcionalidade geral ou um conjunto de funcionalidades que agregam valor ao negócio.  geralmente é dividido em histórias de usuário menores e mais gerenciáveis, que podem ser concluídas dentro de pequenos ciclos de desenvolvimento.

O objetivo do épico é fornecer uma visão estratégica do que precisa ser feito ele ajuda a manter o foco na entrega de valor para o cliente e ajuda a equipe a priorizar as histórias de usuário que são mais importantes para o negócio.

Um épico pode ser considerado como parte de um roadmap, mas não é a mesma coisa.

Um roadmap é uma visão de mais alto nível que descreve a direção geral do produto ou de um projeto e as principais entregas ou marcos que devem ser alcançados para atingir os objetivos de negócio. Ele geralmente cobre um período mais longo, como 6 a 12 meses, e é atualizado periodicamente à medida que novas informações se tornam disponíveis.

Enquanto um roadmap fornece uma visão geral da direção do produto ou do projeto, um épico é mais específico e detalhado. Ele ajuda a equipe a entender as expectativas e trabalhar em direção a um objetivo comum, mas ainda é uma unidade de trabalho mais granular do que um roadmap, poderiamos dizer que um roadmap seria a soma de vários épicos.

Em resumo, um épico pode ser considerado uma parte do roadmap, pois ajuda a definir os objetivos de negócio que o roadmap busca alcançar, O épico é uma unidade de trabalho específica, enquanto o roadmap é uma visão de alto nível da direção geral do produto ou do projeto.

 

Referências bibliográficas:

  • Schwaber, K., & Sutherland, J. (2017). Guia Scrum: O Guia Definitivo para o Scrum: As Regras do Jogo. Scrum.org.
  • Kniberg, H. (2015). Kanban e Scrum - Obtendo o Melhor de Ambos. Editora Casa do Código.
  • Larman, C., & Vodde, B. (2010). Escalando Ágil: Práticas globais para múltiplos times entregarem um único produto. Bookman Editora.
  • Scrum Guide: https://scrumguides.org/docs/scrumguide/v2020/2020-Scrum-Guide-US.pdf
  • "Product Roadmaps Relaunched: How to Set Direction while Embracing Uncertainty" de C. Lombardo e B. McCarthy (2017)
  • Curtir 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...