Jump to content

Qual o papel de um Mentor e quando procurar uma mentoria


Postagens Recomendadas

  • Administradores

Mentor, o que é? Onde vive? O que come? Como se reproduz? (será que tem tempo pra isso? 🤔).

Um mentor é um guia, um conselheiro, uma pessoa que viveu experiências práticas, e possui conhecimento e vivências que podem ser partilhadas com as pessoas, com o objetivo de acelerar um resultado esperado.

Mark Zuckerberg teve como mentor Steve Jobs, que o orientou no início do Facebook.

O Homem Aranha (da Marvel) teve como mentor o Homem de Ferro, e depois na sequência o Dr Estranho! 😁

É muito importante entender em que situações um Mentor e um processo de mentoria não é a solução para você:

  • Se você quer aprender utilizar uma nova ferramenta ou software;
  • Se você tem dificuldade em entender e/ou usar algum conceito, ou técnica e quer saber como fazer;
  • Se você tem dificuldade em entender sobre indicadores, sejam eles operacionais, de gestão ou estratégicos… e algumas outras situações que possam ser semelhantes a estes pontos mencionados! 

Vamos para alguns exemplos:

Eu não estou conseguindo usar o Jira. Eu não preciso de uma mentoria! Eu preciso de um curso ou um treinamento pontual que me ajude a aprender como usar o Jira. 

Eu tenho dificuldades em trabalhar com OKRs. Eu não preciso de uma mentoria! Eu preciso de alguém que me dê um treinamento sobre OKRs para que eu consiga entender como isso funciona e como eu trabalho com eles. 

Eu não entendo como funcionam as relações de alguns indicadores utilizados na gestão e como interpretar eles. Eu não preciso de uma mentoria! Eu preciso de um treinamento pontual que me ajude entender como trabalhar com esses indicadores.

Eu sinto que preciso de autoconhecimento, para eu conseguir entender o que eu realmente quero para minha vida e para minha carreira. Eu não preciso de uma mentoria! A solução neste caso pode ser um processo de coaching.

Acredito que estes exemplos podem ajudar a entender quando a mentoria não é a solução para você. É importante porque vai economizar o seu tempo e do Mentor. 

Quando eu realmente posso contar com um Mentor?

Sou responsável por uma área ou operação da Empresa, e tenho um desafio, por exemplo, não sei se está no momento de diversificar o portfólio ou de investir mais nos produtos que já tenho, ou se tem algum outro caminho. Um Mentor vai me ajudar!!!

Eu preciso de alguém que tenha passado por essa mesma situação, que tenha tomado decisões, que tenha errado, acertado… de preferência que tenha passado por isso mais de uma vez… alguém com experiências e vivências reais, alguém que trilhou esse caminho. Essa pessoa será o meu Mentor e irá me guiar e me ajudar a saber o que devo fazer.

Vamos pensar em outra situação. Preciso tomar a decisão se vou aumentar a minha equipe ou manter ela enxuta. Eu até conheço alguns prós e contras, mas não tenho muita experiência nisso, não tenho certeza dos resultados e impactos possíveis a médio e longo prazo. Um Mentor vai me ajudar!!!

A lógica, a justificativa, é a mesma da situação anterior. O Mentor que irá me ajudar é uma pessoa que viveu isso, que tenha experiência prática no assunto, e que, compartilhando comigo as suas experiências e vivências, focando no desafio que eu tenho para resolver, vai me guiar para o melhor caminho.

Um último exemplo: Eu assumi a gestão de uma equipe, conheço técnicas de gestão de pessoas, conheço ferramentas, fiz vários cursos sobre isso, mas tenho pouca experiência prática na área e quero acelerar esta competência. Um Mentor vai me ajudar!!! 

Eu vou procurar para me mentorar uma pessoa que tenha gerenciado diversas equipes, que tenha muitos anos de experiência com isso, que tenha trabalhando com equipes pequenas, com equipes grandes, que tenha erros e acertos nesta área, e vai ser meu guia, me ajudando a enxergar os melhores caminhos na gestão da minha equipe.

Percebeu que as palavras “experiência” e “vivência” se repetiram bastante no texto?! Essas são as principais ferramentas de um Mentor, a sua experiência e a sua vivência prática no assunto que você precisa de ajuda!

Espero que este texto te ajude a entender sobre Mentor e Mentorias. E não só isso, identificar também qual é o melhor meio, e melhor ferramenta para você desenvolver o que precisa, saber identificar se um curso/treinamento pontual pode te ajudar, se você precisa de coaching, psicólogo(a) ou realmente um Mentor. 

Conseguir identificar a ferramenta mais adequada já é meio caminho andado.

  • Curtir 5
  • Amei 6
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...