Jump to content

A importância de organizar suas atividades


Mateus Silva Almeida

Postagens Recomendadas

A desorganização pode ter um grande impacto em nossas vidas/trabalho. Ser organizado pode melhorar seu rendimento no trabalho e sua saúde física e mental, você terá mais tempo para realizar suas tarefas e se sentirá mais equilibrado, com a sensação de dever comprido. Diferente de quando não nos organizamos, tendo sempre aquela sensação que ficou algo para trás e estresse dobrado.

Você se considera uma pessoa organizada?

Captura de tela 2022-02-18 150447.png

 

Benefícios da organização no trabalho

 

  • Aumento de produtividade

Estar em um ambiente organizado é essencial para o aumento da produtividade. Pois você não se distrai nem perde a concentração com o que está à sua frente, também terá mais serenidade para realizar as tarefas.

  • Encontrar o que precisa de forma rápida

Quanto maior a bagunça, mais tempo você perde procurando pelo que está precisando. Com tantas demandas que realizamos diariamente, evitar gastar tempo com besteira é essencial.

  • Diminui a chance de cometer erros

A chance de cometer erros é grande. Seja porque tem algo prejudicando o seu desempenho ou por falta de atenção. Ocasionando também a chance de retrabalho e de perda de tempo.

  • Reduz o estresse

Tempo perdido procurando coisas, retrabalho e falta de concentração resulta no aumento das chances de estresse. Quando se reduz o estresse, melhora a qualidade de vida.

  • Praticidade e funcionalidade na execução de tarefas

Se organizar evita com que dedique tempo a atividades desnecessárias ou que poderiam facilmente ser otimizadas, fazendo ganhar tempo.

  • Assimilação rápida

Manter o local organizado faz com que se concentre melhor e aumente sua agilidade na execução de tarefas.

  • Qualidade nas entregas

Quando sua concentração e foco estão maiores, você perceberá a melhora nas atividades entregues.

 

Benefícios da organização para saúde

  • Reduz o risco de depressão

Segundo um estudo, pessoas que descrevem seu ambiente (casa, trabalho, etc…) como desorganizado, tem níveis mais altos de cortisol (hormônio do estresse) do que pessoas organizadas. 

Isso tudo pode afetar seu humor, sono, saúde e muito mais. Portanto, dedicar um tempo para lidar com a bagunça ajuda a se sentir mais relaxado e feliz.

  • Ajuda a se alimentar melhor

Pesquisas descobriram que pessoas que trabalharam em um espaço limpo por 10 minutos tiveram duas vezes mais chances de escolher uma maçã do que uma barra de chocolate. Isso acontece pois a desordem é estressante para o cérebro. Então, é mais provável que o indivíduo recorra a mecanismos de enfrentamentos, como comer demais ou comer alimentos calóricos.

  • Ajuda a manter uma rotina de exercícios

Ser organizado melhora seu progresso ao realizar exercícios físicos.

Dica extra: anotar como se sente após um treino aumenta as possibilidades de dar continuidade nos outros dias. 

  • Melhora os relacionamentos

Ser desorganizado pode gerar muitos conflitos nos relacionamentos, e quando se tem um relacionamento feliz e saudável com amigos/parceiros(a) afasta riscos de depressão e outras doenças. 

  • Ajuda a dormir melhor

A redução de estresse resulta em uma melhor noite de sono, assim rendendo melhor no dia seguinte.

 

A organização é um fator que só traz vantagens para nossa rotina. E, dessa forma, rendemos mais no trabalho e nas tarefas do cotidiano. Consequentemente, sobra mais tempo para nosso lazer.

Saber onde está tudo que necessitamos ou o que precisa ser realizado, faz nosso dia a dia ficar mais simples. Um ótimo motivo para você ser mais organizado, afinal, quem dispensa facilidade, não é mesmo?

 

Dica para se organizar melhor

Existem boas práticas que contribuem para que você se torne uma pessoa mais organizada. 

Comece fazendo uma lista de tudo que precisa fazer no dia, indicando horários, prioridade de execução e etc… Adotar ferramentas de organização pessoal também é uma excelente alternativa, e aqui vai algumas delas que são muito utilizadas, mas irei falar com mais detalhe sobre elas nos próximos posts. São elas:

  • Google Keep;
  • Trello;

 

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário aqui no post. Obrigado! 😉

  • Curtir 9
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 11 months later...

Concordo absolutamente com todos os pontos, sabem, como gerente posso dizer que trabalhadores remotos são realmente improdutivos no início, muitas vezes distraídos, a solução para nossa empresa foi o software de gravação de tempo https://www.kickidler.com/br/info/como-monitorar-atividades-dos-funcionarios-em-um-computador.html, é considerado uma das melhores soluções entre tantas publicações e posso acompanhar completamente todas as atividades dos meus trabalhadores, o que me deixa muito feliz  

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...