Jump to content

Postagens Recomendadas

  • Administradores

Recentemente fiz uma capacitação na Alura que falava sobre metodologias de aprendizagem, e dentre as várias que existem, neste curso foram apresentadas as seguintes:

  • Aprendizagem por observação;

  • Aprendizagem por problemas;

  • Aprendizagem por projetos;

  • Aprendizagem por experiência; 

  • Aprendizagem por pesquisa;

Não entrarei nos detalhes de cada uma, não é o caso aqui, inclusive acredito que pelos nomes, cada uma delas é autoexplicativa. 

Quero acrescentar nesta lista outra forma de aprendizagem, que podemos e devemos utilizar todos os dias, para podermos ser um pouco melhor a cada dia, aprendizagem por erro!

shfka8H431PuXg9UcC6zEC17Pq0qhn1EtlHzUHL4

Sabe aquela famosa frase, “é errando que se aprende”, ou uma das diretrizes que temos na TecnoSpeed, “erre, mas erre depressa”, pois é, todo erro pode ser um aprendizado, e eu destaco o “pode ser” porque, errar, todos erramos, mais nem todos aprendemos com os erros de forma sistemática e consciente. 

(Não sei se quem está lendo este texto erra, então vou escrever em primeira pessoa)
Errei ao executar uma atividade que eu imaginava saber fazer, errei ao tentar corrigir um erro, errei na forma de conduzir uma conversa com um colega de trabalho, provavelmente cometi alguns erros na escrita deste texto… e se eu não estiver totalmente presente para estes erros, se eu não reservar um tempo no meu dia para pensar em tudo que fiz, entender o que eu posso ter feito de errado, eu não vou aprender e continuarei errando os mesmo erros, todos os dias.

Algumas dicas, algumas práticas importantes para aprender com os erros:

  • Reconhecer que o erro aconteceu;
  • Analisar os possíveis motivos que podem ter levado a este erro;
  • Listar algumas possibilidades do que poderia ter sido feito diferente, para talvez aquele erro não ter acontecido;
  • Se for necessário e possível no momento, buscar corrigir ou “remediar” o erro;
  • Assimilar o aprendizado para agir de outra forma no futuro. Se for para errar novamente, que seja um erro novo, diferente! 

São passos simples, às vezes “não fáceis”, que sigo quando erro (todos os dias 🙂). E assim sigo aprendendo.

Seus erros não te definem… mas te ajudam evoluir!

  • Curtir 3
  • Amei 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...