Jump to content

O som da inteligência: binaural beats!


Larisse Santos

Postagens Recomendadas

Muitas vezes temos que trabalhar em ambientes que não colaboram acusticamente para a produtividade. A saída comumente encontrada são os fones de ouvido, especialmente os modelos com cancelamento de ruídos externos. Mas, já pensou se você pudesse sintonizar em uma frequência sonora que fizesse você se sentir bem e melhorasse seu desempenho cognitivo?!? Esta é a proposta das ondas sonoras binaurais!

As músicas normalmente já estimulam todo o córtex cerebral, indo muito além do córtex auditivo. O diferencial das batidas binaurais está no modo como elas estimulam o cérebro, sendo chamado inclusive de “drogas sonoras”.

A onda binaural surge quando dois tons de uma frequência ligeiramente diferentes, porém próximos e inferiores à frequência de 1000 Hz, são apresentados em cada ouvido, dando a sensação de um áudio 3D. Por exemplo, quando um tom de 410 Hz é captado pelo ouvido direito e um tom de 400 Hz captado pelo ouvido esquerdo, há a criação de uma batida binaural, sendo que o cérebro compensa a diferença de 10 Hz

Assim, ao invés de escutar dois tons diferentes, a maioria das pessoas vai ouvir apenas um tom, ou seja, as batidas binaurais, são percebidas apenas subjetivamente, diferentemente do som percebido mecanicamente das batidas monoaurais.

3d-render-medico-imagem-macho-figura-cerebro-destacado.jpg
Fonte: Imagem de kjpargeter no Freepik 

Mas, qual seria a melhor frequência das batidas binaurais para melhorar a concentração? Existe uma frequência que pode melhorar o sono, acalmar ou mesmo te deixar mais feliz?

É isso que os estudos sobre ondas cerebrais que ocorrem desde 1930, como auxílio da eletroencefalografia, buscam compreender o aprofundar.  Através do monitoramento da variação elétrica na superfície do crânio surgiram as pesquisas de neurofeedback, que analisam as ondas cerebrais. As ondas cerebrais possuem diferentes frequências e amplitudes, comumente classificadas em cinco sinais-base, sendo que cada uma dessas ondas está relacionada a um estado
específico da mente humana. No quadro a seguir temos esses 5 sinais-base e a extensão de frequência de cada uma delas:

ondas cerebrais.png

 

Agora, vamos entender melhor como atua cada um destes sinais-base de ondas atua no nosso cérebro?

1- Delta

As ondas delta estão relacionadas ao sono profundo, são muito comuns nos bebês e nas crianças pequenas e à medida que crescemos e envelhecemos, a tendência é produzir menos ondas desse tipo. Logo, se no cérebro temos picos muito baixos de ondas delta, isso pode indicar sono deficiente e consequentemente problemas para ativar e revitalizar o corpo e a mente. Todavia se as ondas delta aparecem em picos muito elevados pode indicar alguma lesão cerebral, problemas de aprendizado ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.
Portanto, comumente se ouve batidas binaurais com ondas delta para se obter relaxamento e sono profundo, e você pode experimentá-las aqui: https://youtu.be/h_ORaOxOe8I?feature=shared

2- Teta

As ondas Teta costumam mostrar uma elevada atividade no cérebro quando experimentamos emoções muito profundas. Logo, é na onda Theta que ocorre um contato maior com as intuições, pensamentos criativos e com a espiritualidade. 
A ocorrência picos muito altos de ondas theta no cérebro pode estar associada à depressão. Todavia, se encontrada em picos muito baixos, relacionam-se a quadros de ansiedade e à baixa consciência emocional . Já em níveis adequados, as ondas Theta favorecem a inteligência emocional, a intuição e a criatividade. 
Que tal experimentar ouvi-las agora, clicando aqui?

3 - Alfa

Essas ondas surgem quando experimentamos a calma, mas não o sono, onde há relaxamento. Alfa é a onda responsável por um estado de relaxamento profundo similar aos que ocorrem durante uma oração e meditação. 
Picos muito baixos desta onda se relacionam com a ansiedade, o estresse e a insônia.
Já um nível elevado de ondas Alfa poderia nos fazer sentir prostrados e sem forças para realizar uma tarefa.
Pesquisas recentes apontam que as ondas Alfa em nível adequado ajudam a suprimir atividades irrelevantes, prevenindo distrações.
Experiencie as ondas alfa binaurais clicando aqui!

4 - Beta

A onda Beta, assim como a Gama, está no espectro das frequências mais altas que surgem como resultado de uma atividade neuronal intensa em que precisamos de atenção e precisamos estar em estado de alerta, como, por exemplo, fazer uma prova ou apresentar um projeto importante em uma reunião de trabalho. Portanto, um nível adequado dessas ondas nos auxilia a estarmos mais receptivos, concentrados, e melhora nossa capacidade de resolver problemas. Logo, um nível baixo de ondas Beta conduziria a um estado bastante relaxado, desfalecido, prostrado, quase depressivo. Todavia, níveis altos de ondas Beta, podem ser problemáticos, pois indicariam um estado de alerta intenso, que pode gerar crises de ansiedade, estresse e pânico.
Quer experimentar as onda beta binaurais? Coloque seu fone de ouvido e acesse aqui.

5 - Gama

Os neurologistas estão começando a descobrir mais dados sobre este tipo de onda, mas até pouco tempo atrás sabia-se muito pouco a respeito delas.
A onda Gama é correlacionada ao processamento de estímulos visuais, táteis e auditivos, sendo influenciada principalmente pela reação visual. Quanto maior a frequência gama, mais rápido é possível lembrar-se de algo que foi esquecido e mais informações podem ser guardadas na memória de curto prazo.
Estudos tem relacionado a onda gama à meditação e um destes estudos indicou que a sensação de amor e gentileza, atingida pelos praticantes de meditação Budista, não passa de um auto-indução de ondas gama de alta amplitude com perfeita sincronização entre elas. 
Logo, existe relação entre picos elevados deste tipo de onda e estados de intensa felicidade.
Você pode ouvir Batidas Binaurais na frequência Gama aqui!

Portanto, aliando as batidas binaurais à frequência das ondas correta, posso estimular a produção de neurotransmissores, como a dopamina (conhecida como hormônio do prazer) e induzindo sensações. Daí o motivo do porquê as ondas binaurais são chamadas de drogas auditivas, já que a sensação de bem-estar produzida pode ser “viciante”.
Cabe ressaltar que em estudos realizados sobre ondas binaurais, alguns indivíduos alegaram não perceber alteração mental alguma quando ouvem as ondas binaurais. Todavia, a procura por esse tipo de som tem crescido muito. Existem aplicativos e serviços de streamming que oferecem binaural beats segundo a sensação que se deseja obter como o Apple Music, Spotify ou canais do Youtube com listas batidas binaurais nas diferentes frequências, tendo destaque para as Batidas Binaurais com ondas Beta para estímulo de foco e concentração no trabalho.

 

🎧 E aí? Que tal colocar seu fone de ouvido e experimentar essa onda? 🎶


 

🤓 Já conhecia as batidas binaurais?

✍️ Deixe aqui seu comentário!

🔁 Compartilhe com os amigos!


 

Para saber mais:

ÁUDIO BINAURAL: UMA EXPERIÊNCIA IMERSIVA

Entenda o que são drogas sonoras e como elas podem afetar o cérebro

Who uses digital drugs? An international survey of ‘binaural beat’ consumers

Effects of Binaural Beats on Mood and Cognition

 

 

  • Curtir 5
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...