Jump to content

Organizando suas tarefas com Google Keep


Mateus Silva Almeida

Postagens Recomendadas

Como eu disse na minha última postagem, adotar ferramentas de organização pessoal é uma excelente alternativa para auxiliar na organização. E uma delas é o Google Keep, você já conhece?

 

O que é o Google Keep?

O Keep é basicamente um bloco de notas em espécie de post it. Nele você pode armazenar pensamentos, ideias e gerir tarefas de forma muito fácil e ágil.
Ele tem visual e funcionalidades mais simples, porém tem como ponto forte ser sincronizado com algumas extensões do Google, como por exemplo o Google agenda, Google drive e Google Docs.

Ele é disponibilizado para Web, Android e iOS.

 

Como acessá-lo?

Ele pode ser acessado via Web pelo endereço keep.google.com ou da seguinte forma:

  • Entre no Google Chrome;
  • No canto superior direito vai ter um quadrado pontilhado, clique nele;
  • Após clicar, vai abrir uma telinha cheia de aplicativos do Google, desça com o mouse e ira encontrar o Keep.

Importante: Você precisa ter uma conta no Google para usar o Keep.

 

Captura de tela 2022-03-29 144007.png

Captura de tela 2022-03-29 144035.png

 

 

Como criar uma nota?

Após entrar no Keep, você irá ver um quadro no centro da página para criação de notas, nele você pode:

  • Adicionar lembretes (que vão automaticamente para sua agenda do google);
  • Adicionar colaboradores ou amigos que fazem parte da sua nota;
  • Adicionar um plano de fundo, porém, apenas os que o Google disponibiliza como opções;
  • Adicionar imagens;
  • Adicionar marcadores que são tipo uma etiqueta para adicionar a sua nota.
  • Adicionar caixas de seleção para checklist;
  • Adicionar um desenho. Nessa opção o Keep disponibiliza uma área que você pode desenhar algo na hora e ele adiciona a sua nota.

Captura de tela 2022-03-30 120101.png

 

 

Marcadores

No menu à esquerda da tela, você vai ver a opção “Editar marcadores”, nela você pode criar vários marcadores para usar nas suas notas. 
Não a regra de como usar os marcadores, vai da sua criatividade ou forma que se sentir melhor de usar. Eu por exemplo gosto de usar eles para status das notas (não iniciado, em andamento e finalizado), mas você também pode usá-los para separar o tipo de nota (Trabalho, mercado, casa, faculdade, filmes para assistir e etc…).

 

Na prática

Na imagem abaixo montei um exemplo de como fica o quadro de notas do Keep. Nesse exemplo usei os lembretes, marcadores (em andamento e não iniciado), plano de fundo para separar tarefas do trabalho, de casa e faculdade e as caixas de seleção.
Lembrando que a proposta do Keep é parecer uma parede de post its, por isso esse visual e funcionalidades mais simples.

 

Captura de tela 2022-03-30 124110.png

 

Transformando uma nota em um Doc

Muita gente utiliza as notas do Keep como um rascunho para criação de textos, e para facilitar o processo o Keep permite que você transforme suas notas em Docs.
Segue o exemplo de como fazer:

Você pode fazer isso de dentro do Keep. Você vai até a nota que quer transferir para o Docs, clica nos três pontinhos (mais) e selecione a opção "Copiar para o Documentos Google" e após isso é só clicar em "Abrir o documento". Assim ele vai te levar direto para dentro do Docs e você pode continuar editando seu texto 😄.

 

Captura de tela 2022-03-30 153506.pngCaptura de tela 2022-03-30 153740.png

 

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário aqui no post. Obrigado! 😉

  • Curtir 6
  • Amei 3
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Keep já me ajudou muito! Boa dica!

Um aprendizado que posso compartilhar aqui é para nunca excluir notas, sempre arquive-as. O espaço que elas ocupam é praticamente nulo no armazenamento do Google, mesmo na versão gratuita, e isso vai te salvar quando você precisar rever aquela nota antiga com algo que, no passado não era importante, mas depois tornou-se 😅. Sem falar que arquivando, você mantem um ambiente limpo para ter acesso rápido ao que tem sido mais relevante para você naquele momento.

Outro adendo que eu posso dar é quanto ao APP. É super simples e útil também: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.keep&hl=pt_BR&gl=US

  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...