Jump to content

4 práticas que podem acelerar o seu aprendizado (e o seu crescimento!)


Postagens Recomendadas

  • Administradores

Seja na carreira profissional ou em temas de nossa vida pessoal, todos buscamos evoluir, nos desenvolver, buscamos aprender!

Eu quero compartilhar com você, que investiu alguns minutos do seu tempo para ler este texto, 4 práticas que podem te ajudar a acelerar o seu aprendizado, e com isso, o seu crescimento, o seu desenvolvimento.

1) Tenha Mentores (Aprenda com os melhores)

No mundo que vivemos hoje, com as facilidades da internet, você pode ter os melhores mentores à sua disposição, do assunto que você quiser, E você nem precisa contratar ou pagar esse mentor, inclusive ele pode até já ter morrido. Você pode escolher, por exemplo, Steve Jobs para ser seu mentor, e para isso basta você minerar na internet conteúdos dele que possam te ajudar no assunto que você deseja, e assim poder ter a experiência e a visão dele sobre aquele assunto, como uma mentoria.

Além da internet você também pode consumir livros e participar de grupos sobre o assunto desejado.

Para ser mais prático, vamos supor que você queira se desenvolver em marketing digital, mas não tem dinheiro para contratar um mentor. Pesquise quem são os melhores na área de marketing digital, quem são as pessoas que te inspiram, que você se identifica. Selecione 2, no máximo 3 pessoas dessa lista e passe a consumir seus conteúdos, vídeos, livros, etc. Acredite, você pode aprender com os melhores!

2) Não reinvente a roda

Você vai precisar de foco e um pouco de desapego! Muita coisa já está pronta, você não precisa reinventar.  Use o que já existe em seu favor, e foque suas energias para aprender, para desenvolver o que realmente importa pra você, o que realmente vai fazer a diferença.

3) Não comece do zero

Esta prática tem uma ligação direta com a primeira! Você pode e deve aprender com a experiência dos outros, com quem já trilhou o caminho que você deseja trilhar. Além disso, eu acredito que ninguém começa nada "do zero". Todas as nossas experiências, mesmo que em áreas distintas contam, e nos ajudam a não partir do zero absoluto.

Vamos manter o exemplo do marketing digital, pode ser que você nunca tenha estudado nada sobre isso, e quer se desenvolver nessa área. Você não vai começar do zero, porque você tem outras habilidades já desenvolvidas, experiências, vivências, que vão te ajudar de alguma forma nessa caminhada.

4) Copie o que for bom

Novamente temos aqui uma ligação com a primeira prática comentada aqui neste texto... e acredito que também com a segunda.

Reaproveite o que for bom e adapte ao seu negócio, à sua realidade.  Muitas vezes, alguma ideia usada em um outro negócio, inclusive de uma área totalmente diferente da sua, pode ser reaproveitado e adaptado à sua realidade.

Mapa mental

Eu produzi este texto a partir do mapa mental aí em cima 👆... porém não me lembro baseado em que produzi ele, pois já faz alguns anos que montei. Então... vou ficar devendo a fonte.

Acredito que estas práticas podem te ajudar assim como elas me ajudam.

  • Curtir 7
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...