Jump to content

Onde focar sua energia para ter bons resultados


Postagens Recomendadas

  • Administradores

Onde focar a sua energia.png

Vivemos em mundo globalizado, acelerado, de infinitas possibilidades, e por isso passamos, cada vez mais, grande parte do nosso tempo fazendo escolhas e tomando decisões, e isso consome nossa energia.

É muito importante saber onde devemos focar nossas energias, para podermos ter os melhores resultados possíveis com o nosso esforço diário, afinal, todos temos metas e objetivos a serem alcançados, e para isso precisamos aproveitar da melhor forma possível os nossos recursos.

Stephen R. Covey, no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, traz um conceito muito interessante sobre Preocupação vs Influência. A representação do conceito é feito por meio de dos círculos, o círculo da Preocupação e o círculo da Influência, que é menor e está contido no primeiro.

Círculo de Preocupação vs Círculo de Influência

 

O círculo da Preocupação representa tudo que nos preocupa, porém, não temos como resolver, não está no nosso escopo de atuação, não está ao nosso alcance fazer algo para alterar aquilo.

Círculo da Preocupação - Lista de Preocupações

 

Se gastarmos nossa energia diárias pensando nestas questões que estão no círculo da Preocupação, não vamos chegar a lugar nenhum. Isso vai apenas consumir nossa energia e, provavelmente, nos causar um excesso de ansiedade.

Então o que devemos fazer? Onde devemos concentrar a nossa energia para termos bons resultados? Devemos concentrar todas as nossas energias no círculo de Influência.

Círculo da Influências - Minhas ações

 

O círculo da Influência está relacionado a proatividade e a autorresponsabilidade. É o que podemos controlar. É o que está ao nosso alcance realizar, direta ou indiretamente, e colher os resultados. Quanto mais tempo passamos focados em nosso círculo de Influência, mais nós o expandimos. 

Expandindo a círculo da Influência

 

Em contrapartida, quanto mais nos deixamos levar pelas coisas que estão no nosso círculo de Preocupação, mais ele “sufoca” o nosso círculo de Influência.

Círculo da Influência sendo "sufocado" pelo da Preocupação

 

Tenho agora um desafio para você! Você consegue dizer onde você passa a maior parte do seu tempo? No círculo de Preocupação ou no Círculo de Influência?

Você está gastando sua energia no círculo de Preocupação, ou investindo ela no de Influência?

Convido você a fazer um exercício simples, que vai te ajudar a responder à pergunta anterior.

Faça uma lista de tudo que você tem como preocupação hoje, tudo que ocupa seu tempo, tudo que consome sua energia diariamente. Neste primeiro momento, sem considerar se você tem ou não influência sobre. Terminada esta primeira lista, analise ela com atenção e grife ou circule as que podem estar no seu círculo de Influência. 

Pronto! Ao final deste exercício simples, você tem uma indicação de onde você deve focar a sua energia a partir de hoje para ter melhores resultados. Como bônus você vai baixar sua ansiedade e aumentar sua proatividade e autorresponsabilidade. 

Se você se sentir a vontade, compartilha aqui nos comentários o resultado do seu exercício. Você conseguiu identificar se passa mais tempo no círculo de Preocupação ou no de Influência?

  • Curtir 9
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...