Jump to content

O que o Super Bowl 2023 nos ensina sobre inovação


Estela Teodoro

Postagens Recomendadas

Neste domingo (12) aconteceu a 57ª edição do Super Bowl. Aos que não estão muito antenados ao mundo dos esportes, trata-se da grande final de temporada do futebol americano, um dos eventos esportivos mais importantes e vistos no mundo e que movimentou este ano mais de 10 bilhões de dólares em publicidade.
O evento é famoso por trazer um grande show no intervalo, o que sempre atraiu a audiência não somente dos fãs do esporte, mas também de uma multidão de fãs e curiosos, já que esses shows sempre prometem trazer surpresas aos espectadores. 

Mas o que esse evento tem a ver com inovação?

A cada ano há novidades e inovações em diferentes aspectos, como a tecnologia, a publicidade e a produção do evento em si. Drones de monitoramento e bolas com sensores, por exemplo, são inovações já utilizadas anteriormente, mas neste ano, o Super Bowl nos trouxe mais novidades tecnológicas.

É importante destacar que a tecnologia tem um papel cada vez mais importante no Super Bowl, desde a produção do jogo até como os fãs interagem e assistem ao evento. A utilização de câmeras avançadas, tecnologia de realidade virtual e aplicativos de transmissão ao vivo permitem que o público tenha uma experiência mais imersiva e envolvente.

Aqui alguns exemplos do que rolou esse ano:

  • Reconhecimento facial no estádio para segurança e controle;
  • Conectividade impecável para o público de 72 mil pessoas se manter online;
  • Inteligência Artificial no centro de comando;
  • Divulgação em tempo real das estatísticas da partida ao público;
  • Experiência imersiva no Metaverso, antes, durante e após o jogo;
  • After Party com show virtual do Foo Fighters;
  • Dispositivo de proteção para os jogadores, evitando alto impacto no cérebro;
  • Câmeras de tecnologia de ponta para melhor experiência da audiência na tv;
  • Táxis autônomos para o aeroporto.

 O Super Bowl também é conhecido por ser um palco para as melhores e mais criativas campanhas publicitárias do ano. Novas formas de publicidade, como anúncios interativos que permitem aos espectadores se conectarem e interagirem com as marcas de maneiras inovadoras, aparecem anualmente. Grandes marcas “brigam” por um espaço no evento e o público sempre aguarda ansioso para ver quem vai aparecer e qual novidade trará para os intervalos. O anúncio inusitado deste ano foi a “propaganda de Jesus”, que aparentemente não tem cunho comercial, mas trouxe um recado sobre Jesus e sobre como deveríamos seguir seus passos. Não que seja super criativa, mas surpreendeu pelo tema. Inovação é isso também.

Por fim, vale mencionar o show. Da escolha do artista, à montagem do palco, o evento sempre surpreende na qualidade e grandiosidade. 
Rihanna já é um ícone e faria sucesso em qualquer uma das edições, mas a grande sacada foi “o retorno”. Voltar aos shows depois de 7 anos longe dos palcos, incluindo um anúncio de gravidez ao vivo, marcaram a história do evento e trouxeram ainda mais visibilidade à NFL. 

Estas são apenas algumas das lições que o Super Bowl 2023 pode ensinar sobre inovação. 
Mesmo sendo o evento mais visto do mundo, a NFL não se contenta em trazer apenas mais uma edição a cada ano. Na teoria, não seria necessária muita inovação para atrair seu público e cumprir muito bem seu papel de espetáculo do esporte, mas, na prática, a NFL segue surpreendendo e inovando. O que é bom, sempre pode ficar melhor.
No geral, o evento é uma plataforma para a criatividade, inovação e para a experimentação, e serve como uma lição para outras empresas sobre como manter seu trabalho atual e relevante, mesmo que ele já seja excelente.
10 melhores comerciais lançados durante o Super Bowl 2023 | Minha Série

 

  • Curtir 5
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...