Jump to content

Principais Trends em Inovação 2023


Jean Baldaia

Postagens Recomendadas

Olá, pessoal!

É inegável os impactos da transformação digital nos últimos anos, mas se você acha que ela está arrefecendo, está muito enganado. Confira as principais tendências em inovação para 2023!

Nota: para elaborar este post, consolidamos as principais macro trends internacionais listadas por diversas fontes como: Forbes, Gartner, AMI, entre outras entidades relevantes no cenário global.

ESG (Ambiental, Social e Governança)

Do inglês, Environmental, Social and Governance, ESG é um conjunto de diretrizes e recomendações para garantir boas práticas ambientais, sociais e de governança dentro das organizações, impactando positivamente a sociedade como um todo. Visto nos últimos anos como um diferencial no mercado, o ESG tem se tornado um pré-requisito para qualquer organização que pretenda buscar investimento no mercado, em conjunto com lucro e receita. Desta forma, cada vez mais, as empresas precisarão orientar seus negócios e produtos às práticas sustentáveis do ESG.

ESG Chart

 

Expansão dos Pagamentos Digitais

Nos próximos meses, acompanharemos a expansão de modelos "PIX" globais. Presente em alguns países como Reino Unido, China, EUA (há mais de 10 anos), o pagamento instantâneo vem para fortalecer ainda mais a economia cashless. O principal objetivo desta modalidade é aumentar a eficiência dos sistemas financeiros, reduzindo os custos e a intermediação. Entretanto, com a massificação do conceito e a entrada de novos concorrentes, os pagamentos podem se tornar modelos de fidelização e perder um pouco de sua rentabilidade como produto de portfólio.

Nuvens públicas de soluções

De acordo com a Gartner, até 2027, 50% das organizações utilizarão algum serviço associado as Nuvens Públicas. As chamadas Industry Cloud Platforms funcionam como um framework de serviços "públicos" "compartilhados", reunindo soluções em APIs, marketplaces, IAs, conectividade, entre outros. O principais benefícios das Nuvens Públicas estão relacionados a aceleração e otimização de negócios digitais escaláveis.

image.png

Metaverso

Ainda bastante incipiente, os próximos meses (e talvez anos) sejam de corrida para entender como esta tecnologia irá impactar a sociedade futura, uma vez que, grande parte das incertezas recaem sobre direitos e regulamentações dentro das plataformas que ainda estão se consolidando. Ainda assim, uma coisa é certa, o Metaverso ajuda a fortalecer moedas digitais e a economia virtual, além de ser uma ótima oportunidades para tecnologias/serviços de otimização digital.

Metaverso chart 1image.png

 

Quer uma parte 2 de tendências para o cenário nacional? Deixe um alô nos comentários😁 

  • Curtir 4
  • Amei 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...