Jump to content

Inteligência de Mercado no contexto da Inovação


Estela Teodoro

Postagens Recomendadas

A inovação é o ato de inovar, ou seja, é criar ou melhorar algo. Veja que esta descrição não abrange apenas a criação de um produto ou serviço novo. Melhorar também é inovar.

Nas empresas a inovação possui papel essencial para garantir a continuidade dos negócios, pois produtos e serviços se tornam obsoletos com o tempo, sendo assim, melhorá-los ou criar substitutos para eles deve fazer parte do dia a dia. Além disso, melhorar os processos internos também é inovar e traz mais eficiência à operação, o que resulta em redução de recursos ou melhor aproveitamento deles.

Inovar continuamente garante à empresa:

  • Ditar e acompanhar tendências;
  • Destacar-se da concorrência;
  • Ser mais eficiente;
  • Manter o time engajado;
  • Ter mais retorno dos investimentos;
  • entre outros benefícios.

Mas os pontos acima só acontecem quando a inovação é feita de forma organizada, cíclica, inteligente e focada no cliente, daí a importância de ter uma área estruturada para estudar, operacionalizar e viabilizar as inovações.

É bom  mencionar, no entanto, que a inovação não deve ser responsabilidade apenas de um departamento. A cultura de inovação deve estar presente em toda a empresa, pois a multidisciplinaridade existente em todo o contexto do negócio, trará oportunidades de melhorias, ideias e sugestões ainda mais relevantes para a própria empresa e para o mercado em que ela está inserida. 

Falando em time multidisciplinar, é pertinente que a área ou departamento responsável pela operacionalização da inovação tenha um time diverso, com competências complementares, abrangendo todos os pontos pertinentes à realidade do negócio. Por exemplo: se é uma empresa de software, é imprescindível ter no time de inovação pessoas com capacidade técnica para desenvolver essas soluções. Mas não para por aí. Ter um time multidisciplinar implica em ter diferentes perfis, de diversas áreas do conhecimento, juntos em prol de um trabalho em comum. É neste contexto que o profissional de Inteligência de Mercado tem um papel relevante.

A inteligência de mercado, em suas múltiplas atuações, pode apoiar o trabalho do time em diversas frentes. Veja algumas delas:

  • Estudo e mapeamento do potencial de mercado;
  • Acompanhamento de tendências;
  • Supervisão dos concorrentes;
  • Diagnóstico de produtos e suas potenciais melhorias;
  • Monitoramento dos setores de atuação da empresa;
  • entre outras atividades.

Logo, é possível dizer que essa área do conhecimento tem muito a agregar ao ecossistema de inovação. E é claro que existem diferentes cenários e infinitas possibilidades, mas é importante que as empresas tragam este perfil profissional aos seus times. 

Inteligência de Mercado e Inovação sempre caminharam lado a lado. 

  • Curtir 6
  • Amei 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...