Jump to content

O que é DAC no banco?


Postagens Recomendadas

Fala desenvolvedor, beleza?

Hoje vou apresentar brevemente o significado da sigla DAC. Essa sigla significa Dígito de Auto Conferência, mas também pode ser definido de uma forma mais geral como um dígito verificador. O DAC pode estar presente na composição de um boleto bancário, como o dígito de auto conferência do Nosso Número ou do Código de Barras, e também pode estar presente no momento de realizar uma transferência bancária, seja ela por TED ou DOC. 

No caso do DAC na composição de um boleto, são utilizados procedimentos para o cálculo e definição do mesmo. Já a presença dessa sigla no momento de realizar transferências bancárias, está relacionada ao dígito da agência ou conta. Sendo assim, se no momento de realizar uma TED ou DOC, for solicitado o DAC, você irá informar o dígito (valor depois do hífen) da agência ou conta.

Por exemplo, se o número da agência for 123-4, o DAC será o número 4. Se o número da conta for 567-8, o DAC será o número 8.

Mas e se o dígito da agência for diferente do dígito da conta? Qual eu devo informar no momento de realizar a transferência?

Na maioria das vezes o dígito da agência não é utilizado pelo usuário para realizar movimentações bancárias. Ele existe como uma forma de garantir a segurança e autenticar a existência da agência. O dígito da conta não se difere muito desse propósito, pois ele também valida a existência da conta e se a mesma é legítima, tornando-se muito importante para realização das transações bancárias e evitando fraudes. Por esse motivo ele é bastante solicitado no momento de realizar uma transferência, por exemplo, e sempre será utilizado pelo usuário.

 

Caso tenha ficado qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudar!

Até a próxima!

  • Curtir 1
  • Amei 3
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...