Jump to content

carolina.iwamura

Pessoal da TecnoSpeed
  • Contagem de Conteúdo

    7
  • Ingressou

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    2

carolina.iwamura ganhou o dia em Novembro 1 2022

carolina.iwamura teve o conteúdo mais curtido!

1 Seguidor

Informações Pessoais

  • Cidade
    Maringá
  • Estado
    Paraná (PR)

Clientes & Parceiros

  • Você é um cliente TecnoSpeed?
    Não
  • Você é um parceiro da Casa do Desenvolvedor?
    Não

Visitantes Recentes do Perfil

362 visualizações do perfil

Conquistas de carolina.iwamura

  • Positividade Raro
  • Ótima Reputação Raro

Emblemas Recentes

13

Reputação na Comunidade

  1. E aí pessoal, beleza? 👍 Hoje estou aqui para falar sobre a ocorrência de código “AP”, que é uma das rejeições que o banco pode devolver quando um pagamento é gerado. A descrição dessa ocorrência pode variar de banco para a banco. Segue abaixo alguns exemplos de como pode ser apresentado o motivo da rejeição: ITAÚ: DATA DE PAGAMENTO / DATA DE VALIDADE / HORA DE LANÇAMENTO / ARRECADAÇÃO / APURAÇÃO INVÁLIDA BRADESCO/BANCO DO BRASIL/CAIXA/SICREDI: DATA LANÇAMENTO INVÁLIDO SANTANDER: DATA LANÇAMENTO INVÁLIDA/VENCIMENTO INVÁLIDO/DATA DE PAGAMENTO NÃO PERMITIDA O motivo de um pagamento ser rejeitado por essa ocorrência pode estar associado a diferentes situações. São elas: O campo de data do vencimento ou emissão está zerado, em branco, ou fora do padrão exigido pelo banco. Exemplo: “DDMMAAAA”. A data informada é inferior à data base de processamento do arquivo. A solicitação para cancelamento do compromisso a ser pago está fora do prazo limite. A data de desconto informada está incorreta ou maior que a data do vencimento do título. O horário do agendamento/liberação do compromisso ultrapassou o horário limite para efetuar consulta de saldo em sua conta corrente para pagamento do compromisso. O horário de inclusão ou liberação da TED ou Títulos de Outros Bancos 250K ultrapassou o horário limite para envio. O pagamento de contas, tributos e impostos não pode ser realizado por não ser permitido seu recebimento para esta data. Deverá contatar com o emissor da fatura para nova emissão. Independente de qual situação gerou a rejeição, o pagamento deve ser gerado novamente com os devidos ajustes. 🔧 Por hoje é isso, pessoal. Caso tenha interesse em conhecer as soluções financeiras que a TecnoSpeed possui, como nossa API de Pagamentos, visite nosso site clicando AQUI, estaremos à disposição para atendê-lo. Até mais!
  2. Fala desenvolvedor, beleza? Hoje vou apresentar brevemente o significado da sigla DAC. Essa sigla significa Dígito de Auto Conferência, mas também pode ser definido de uma forma mais geral como um dígito verificador. O DAC pode estar presente na composição de um boleto bancário, como o dígito de auto conferência do Nosso Número ou do Código de Barras, e também pode estar presente no momento de realizar uma transferência bancária, seja ela por TED ou DOC. No caso do DAC na composição de um boleto, são utilizados procedimentos para o cálculo e definição do mesmo. Já a presença dessa sigla no momento de realizar transferências bancárias, está relacionada ao dígito da agência ou conta. Sendo assim, se no momento de realizar uma TED ou DOC, for solicitado o DAC, você irá informar o dígito (valor depois do hífen) da agência ou conta. Por exemplo, se o número da agência for 123-4, o DAC será o número 4. Se o número da conta for 567-8, o DAC será o número 8. Mas e se o dígito da agência for diferente do dígito da conta? Qual eu devo informar no momento de realizar a transferência? Na maioria das vezes o dígito da agência não é utilizado pelo usuário para realizar movimentações bancárias. Ele existe como uma forma de garantir a segurança e autenticar a existência da agência. O dígito da conta não se difere muito desse propósito, pois ele também valida a existência da conta e se a mesma é legítima, tornando-se muito importante para realização das transações bancárias e evitando fraudes. Por esse motivo ele é bastante solicitado no momento de realizar uma transferência, por exemplo, e sempre será utilizado pelo usuário. Caso tenha ficado qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudar! Até a próxima!
  3. Olá! Tudo certo? Você gerou um pagamento, o arquivo de remessa foi processado pelo banco, porém retornou com uma rejeição de “Controle Inválido”? Hoje estou aqui para falar brevemente sobre o que essa rejeição está associada. O controle é o banco de origem ou destino do arquivo. Ele está disposto no arquivo contendo três informações. São elas: BANCO LOTE REGISTRO Veja abaixo o layout padrão da Febraban (240 posições): Código do Banco na Compensação Código fornecido pelo Banco Central para identificação do Banco que está recebendo ou enviando o arquivo, com o qual se firmou o contrato de prestação de serviços. Lote de Serviço Número sequencial para identificar univocamente um lote de serviço. Criado e controlado pelo responsável pela geração magnética dos dados contidos no arquivo. Preencher com '0001' para o primeiro lote do arquivo. Para os demais: número do lote anterior acrescido de 1. O número não poderá ser repetido dentro do arquivo. Se registro for Header do Arquivo preencher com '0000' Se registro for Trailer do Arquivo preencher com '9999' Tipo de Registro Código adotado pela FEBRABAN para identificar o tipo de registro. Domínio: '0' = Header de Arquivo '1' = Header de Lote '2' = Registros Iniciais do Lote '3' = Detalhe '4' = Registros Finais do Lote '5' = Trailer de Lote '9' = Trailer de Arquivo A rejeição de código “AA” - Controle Inválido, trata-se de movimento processado com data e hora de gravação de outro movimento já processado pelo sistema (arquivo duplicado) ou os campos de controle do arquivo de remessa (Banco, Lote, Registro) estão inválidos, sendo necessária a verificação desses dados e a realização do ajuste. Também pode ocorrer essa rejeição quando o arquivo possui um número sequencial que já foi utilizado anteriormente. Nesse caso se faz necessária a verificação com seu banco/gerente de qual foi o último número sequencial utilizado ou qual é o próximo número sequencial esperado pelo banco para que esse ajuste seja realizado. Caso ainda fique dúvidas, estamos à disposição para ajudar. Até a próxima!
  4. Fala desenvolvedor, beleza? Você já se perguntou quais dados o código de barras de um boleto possui? 🤔 A Importância do Código de Barras do Boleto e da Linha Digitável O código de barras do boleto é uma representação gráfica da linha digitável, que é uma sequência de números contida no boleto. Essa representação gráfica é desenhada para ser reconhecida por leitores, aplicativos, máquinas, computadores, entre outros. Já a linha digitável é a representação numérica do código de barras do boleto, ela pode ser usada para digitações manuais quando, por exemplo, há uma falha na leitura do código de barras. Sendo assim, podemos afirmar que ambos carregam as mesmas informações, porém de maneiras diferentes. Compreendendo os Campos da Linha Digitável Além da função básica e principal do código de barras e da linha digitável do boleto, que é de conter as informações de determinado boleto, uma das funções mais importantes desses elementos é a de tornar a operação mais segura. Conhecendo brevemente a estrutura do código de barras e da linha digitável, é possível minimizar as chances de pagar um boleto fraudulento através da conferência de informações. Então vamos conhecer os campos da linha digitável? Estrutura e significado dos Campos da Linha Digitável A linha é composta por 47 ou 48 dígitos que são distribuídos em 5 campos: Cada número na linha digitável possui seu significado: Os três primeiros números da linha digitável identificam o código do banco que emitiu o boleto. O quarto dígito indica a moeda. No caso do real será sempre o número 9. Esse número representa o dígito verificador do boleto. Existe um dígito verificador no primeiro campo da linha, outro no segundo campo e outro no terceiro campo. O único número do campo 4 representa o dígito verificador geral. Os quatro números que aparecem depois do dígito verificador geral representam o fator de vencimento do boleto. Importante ressaltar que não será apresentado na forma de dia, mês e ano. Aparecerá a quantidade de dias que se passaram desde a data-base estipulada pelo Banco Central (7 de outubro de 1997). Ou seja, um boleto com vencimento em 05/09/2022 serão apresentados os números 9099. Os 10 últimos números indicam o valor do documento, sem descontos. Ou seja, se o valor da conta é R$ 1,00 o final da sua linha digitável será 0000000100. Os demais campos representados na imagem na cor cinza, são chamados de campos livres. Nesses campos cada banco pode definir de uma forma, como por exemplo, trazendo as informações do cliente (número da agência, número identificador do boleto, etc). Agora ficou mais claro o significado dessa sequência de números que antes pareciam aleatórios, não é mesmo? 😅 Caso ainda fique dúvidas, estamos à disposição para ajudar. E caso tenha curiosidade em conhecer as API’s de boletos e pagamentos da Tecnospeed, visite nosso site clicando AQUI. Até a próxima!
  5. Fala desenvolvedor, beleza? Hoje vou apresentar uma breve definição de dois tipos de serviços bancários, visto que essa é uma dúvida recorrente quando estamos iniciando o processo de VAN, onde é necessário descrever na carta de abertura de relacionamento para qual serviço você deseja habilitar a transmissão automática de arquivos. Produtos e Serviços Bancários 💰 As instituições bancárias oferecem diferentes tipos de produtos e serviços que facilitam a gestão e a rotina das empresas. Além disso, eles auxiliam essas empresas a se tornarem cada vez mais competitivas no mercado, oferecendo diferentes soluções. Dentre esses serviços e produtos, existem os serviços de cobrança e de pagamento. E você sabe a diferença entre eles? 🤔 Cobrança Trata-se da emissão de boletos referentes, por exemplo, à venda ou oferta de produtos e serviços, e do recebimento de valores através da liquidação desses boletos emitidos. O processo de cobrança envolve a geração dos títulos, o registro, a liquidação ou baixa dos mesmos. Ou seja, esse serviço auxilia a empresa na gestão de contas a receber por meio da emissão de boletos bancários. O boleto bancário é um tipo de documento de cobrança que funciona através de um código de barras, que é uma sequência numérica ou alfanumérica que viabiliza a captação de dados através de um scanner ou leitor de código de barras, e contém as informações do pagador e do valor que será cobrado. O pagador efetua o pagamento do boleto e o valor é creditado na conta do cedente dentro do período de compensação. A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) é a responsável por determinar as normas de emissão dos boletos e também a sua padronização, visando um método de pagamento seguro e confiável. Pagamento Trata-se do processo de gestão de contas a pagar. Esse processo envolve todas as obrigações financeiras assumidas por uma empresa como, por exemplo, o pagamento de fornecedores, de salários, de compromissos, obrigações, entre outros. Alguns exemplos de pagamentos são: Através de crédito em conta, cheque, OP, DOC, TED ou pagamento com autenticação; Títulos de cobrança (próprio e de outros bancos); Concessionárias e tributos com código de barras; Tributos sem código de barras. Assim como citado acima, existem diferentes tipos de pagamentos, e é muito importante conhecer cada um deles para que a transação seja realizada com sucesso. São eles que vão definir os requisitos para que o pagador e o beneficiário possam se orientar. A Tecnospeed possui soluções financeiras que ajudam a tornar o seu software ainda mais essencial para o seu cliente. Caso tenha curiosidade em conhecer as API’s de boletos e pagamentos da Tecnospeed, visite nosso site clicando AQUI, estaremos à disposição para atendê-lo. Abraço.
×
×
  • Create New...