Jump to content

Quer ganhar dinheiro no metaverso? Pergunte-me como!


Jean Baldaia

Postagens Recomendadas

Já pensou ter suas dailys no meio do Central Park ou escrever aquela ata caprichada flutuando em torno de Marte? Pois já é bem possível, você só precisa criar um gêmeo digital no metaverso. Apesar de estar bombando ultimamente (aqui mesmo no fórum tem diversos conteúdos relacionados), o termo foi criado por Neal Stephenson, em 1992, para descrever um mundo futuro de realidade virtual. Conceitualmente, e correndo o risco de ficar desatualizado amanhã, o metaverso em geral é um ambiente compartilhado de interação via realidade virtual. As plataformas reúnem um vasto conjunto de diferentes tecnologias, jogos, aprendizado de máquina, blockchain, gráficos 3D, moedas digitais, sensores e fones de ouvido habilitados para VR.

METAVERSE.jpg

Dentro do metaverso, você pode fazer amigos, criar animais de estimação virtuais, criar itens de moda virtuais, comprar imóveis virtuais, participar de eventos, criar e vender arte digital e, claro, trabalhar. E nesse ponto, as inovações já começam a pipocar com:

  • o surgimento de co-workers digitais habilitados para IA;
  • a aceleração do aprendizado e aquisição de habilidades por meio da virtualização e tecnologias gamificadas;
  • o eventual surgimento de uma "economia metaversa" com empresas e funções de trabalho completamente novas.

Tá mas como e quando começa?

Muitas soluções atuais de metaverso não exigem mais do que uma um dispositivo mobile ou desktop, mas para a experiência completa, você geralmente precisa usar um fone de ouvido com surround 3D habilitado para VR. Apesar de parecer ficção científica, estima-se que mais de 600 milhões de pessoas já criaram seus bonequinhos avatares em alguma das plataformas disponíveis, e a previsão é que este número ultrapasse os 2 bilhões de usuários até 2026. "Ahh mas no Brasil vai demorar pra chegar" , em setembro, foi realizada a primeira audiência jurídica via metaverso do país! Tratou-se de uma sessão conciliatória em que as partes (autora e ré), representadas pelos respectivos avatares customizados em 3D, firmaram um acordo, pondo fim a um processo que tramitava desde 2018. E com a expansão do 5G (que eu já comentei aqui), a nova tecnologia ganha ainda mais força e velocidade.

..e AGORA?

Apesar de já estar aí, o metaverso ainda está engatinhando em muitos aspectos e obstáculos significativos podem impedir (ou atrasar) seu progresso futuro, a infraestrutura de computação e os requisitos de energia necessários para uma experiência funcional completa são imensos. As plataformas também trazem um emaranhado de questões regulatórias e debates que precisam de atenção como, conformidades de RH, comportamentos inaceitáveis socialmente, como bullying ou assédio no mundo virtual, entre outros. Outro aspecto importante, desta vez do ponto de vista financeiro, é que apesar de já existirem diversas formas de monetização no mundo digital, ainda não há um caminho consolidado, e se olharmos para o passado, demorou mais de uma década para as primeiras plataformas de rede sociais conseguirem estabilizar seus negócios, ou seja, há muito o que se fazer para os próximos anos. Até lá, a dica é - klapaucius - heheh.

Tem uma ideia diferente? Ou já sabe como a TecnoSpeed pode tirar vantagem deste novo universo?! Passa no slack e manda um /inovação! Valeu galeros ❤️

  • Curtir 6
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...