Jump to content

Dúvida em Python com Pandas


Carlos dAvila

Postagens Recomendadas

Sou desenvolvedor há 31 anos mas estou iniciando no Python. Estou com dificuldades em duas questões que vou postar em tópicos diferentes. A primeira é com Pandas.

Estou precisando consultar um dataframe pandas pelo código CNAE de uma atividade. Esse dataframe é carregado a partir de um arquivo .csv

No dataframe tenho os campos CNPJ, NOME DA EMPRESA, CNAE PRINCIPAL e CNAE SECUNDÁRIO.

Essa coluna CNAE SECUNDÁRIA é uma lista com vários códigos separadas por vírgula.

Exemplo de linha do arquivo csv que é carregado no dataframe:

CNPJ; NOME DA EMPRESA; CNAE PRINCIPAL; CNAE SECUNDARIO 11.111.111/0001-11; ACME INOVAÇÕES TENCNOLÓGICAS S/A; 6204000; 6810201,6201501, 6202300

Estou precisando consultar um CNAE nesse campo de CNAE SECUNDÁRIO que na prática é uma lista.

Como fazer isso com .loc? Tentei com .isin também e não achei jeito de fazer isso.

cnaes = ["620151","6202300"] empresas_df = pd.read_csv(f"empresas.csv",sep=";",encoding="latin") empresas_df = empresas_df.loc[empresas_df['CNAE SECUNDARIO'].isin(cnaes)]

Eu preciso consultar UM CNAE dentro do campo CNAE SECUNDARIO que tem vários CNAEs separados por vírgula.

Alguma dica?

 

Obrigado

 

  • Curtir 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 5 weeks later...
  • Pessoal da TecnoSpeed

Olá @Carlos dAvila tudo bem ?

Existem algumas alternativas, porém como não sei exatamente como está o campo CNAE SECUNDÀRIO fica um pouco complicado, pois ele pode estar como String ou pode estar já com Lista...

Portanto, recomendo sempre converter isso em lista para facilitar na navegação dos itens.

Exemplo de como realizar isso:

df['CNAE SECUNDARIO'] = df['CNAE SECUNDARIO'].str.split(',')

image.png

Após isso torna-se mais fácil realizar as buscas segue abaixo o exemplo.

  • Utilizando Apply + IN
# Alterar o 6810201 para o CNAE que deseja buscar.
# Vai retornar todas as linhas cujo CNAE Secundario possua o digitado
df[df['CNAE SECUNDARIO'].apply(lambda lista: '6810201' in lista)]

image.png

Enfim espero que seja isso que esteja procurando, caso contrário estou à disposição para ajudar. 

  • Amei 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 2 months later...

Ola amigo @Thanael,

Estou enfrentando um desafio grande, por ser um iniciante. Estou tentando fazer analise dados de um equipamento de medição. Consegui exportar os dados em CSV depois de trata-lo pois vinha como ansi (achei dificil).

Agora estou gerando um dashboard e vou começar a fazer alguns graficos baseados nas informações que obtive. Sinto muita falta de não ter feito logica, nem um estudo de algoritmo antes.

  • Curtir 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...