Jump to content

Mais relatórios? Como dashboards podem ser a resposta


Beatrice_Cardoso

Postagens Recomendadas

Estabelecemos indicadores e KPIs em um projeto para acompanhar sua execução, para garantir que estamos seguindo o planejado e ter informações para tomada de decisão quando necessário. Mas de que adianta estabelecer indicadores para um projeto, ter uma série de documentos sobre as ações a serem tomadas mediante os valores dos indicadores se para coletar e ou obter os seus valores demoramos semanas? O documento mais comum para estes casos é o relatório de status dos projetos, que muitas vezes são entregues semanalmente pelos responsáveis para os níveis tático e estratégico das organizações. Imagine que uma máquina da produção esteja com problemas e que ao invés de produzir 500 peças de determinado produto, ela esteja produzindo apenas 350 por dia. A produção cai dia após dia, e a falha só é identificada no próximo relatório de status, entregue uma semana depois. Com a demora de uma semana para análise do indicador, a empresa perdeu 30% da produção. Os dashboards são utilizados justamente para que não haja tamanho delay para acompanhamento dos indicadores.

Cada nível hierárquico deve possuir seu próprio dashboard, que nada mais é  do que um painel de representação gráfica (preferivelmente em tempo real) de um conjunto de indicadores que serão auxiliares na tomada de decisão de forma ágil e transparente. Caso a empresa citada no exemplo acima possuísse um dashboard ao invés de relatórios de status, no mesmo dia o indicador presente no dashboard iria acusar a queda na produção e ações poderiam ser tomadas imediatamente. Sendo assim, os dashboards facilitam a tomada de decisão e a construção de relatórios sobre o status dos projetos, bastando apenas congelar imagens do painel periodicamente. 

Os dashboards devem ser construídos de acordo com os interesses de quem irá acompanhá-los. O nível operacional precisará acompanhar informações diferentes do nível tático, que acompanhará indicadores diferentes dos que interessam ao nível estratégico. Dessa forma, cada nível deve ter seu próprio dashboard com as informações relevantes para sua análise. Importante ressaltar que os dashboards reforçam a necessidade de se estabelecer indicadores de fácil coleta e alta relevância. Os painéis não devem ter informações demais, desenhos elaborados demais ou muitas cores, que possam dificultar a sua análise. Não é necessário definir um software antes de montar um dashboard, ele pode ser adaptado em diversas ferramentas, como planilhas. O que importa realmente é que este forneça informações relevantes aos seus interessados.

  • Curtir 3
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...