Jump to content

Boas práticas no levantamento de requisitos


Postagens Recomendadas

  • Administradores

Buscando melhorar a qualidade das nossas entregas aqui no setor de Estratégia e Processos da TecnoSpeed, e garantir cada vez mais a satisfação dos nossos clientes, sentimos recentemente a necessidade de melhorar a nossa prática de levantamento de requisitos. E essa necessidade gerou o modelo que apresento a seguir aqui nesta postagem. Espero que seja útil pra você também!

Levantamento de Requisitos

Comece pelo fim!!!

Quando tudo estiver pronto, como será?

Se necessário, peça para desenhar!

Se for um relatório, peça um esboço dele, pode ser um rascunho feito a mão, em algum editor de documentos, planilha, etc. 

Se for um painel com gráficos, a mesma coisa… peça um esboço, um desenho… que mostre o que a pessoa espera como resultado final. Que informações ela espera ver quando estiver pronto.

Eu citei relatório e painel, mas isso vale para qualquer tipo de entrega. Você precisa pedir para a pessoa que está solicitando fazer este exercício de “futurologia”, e te mostrar como deve ser quando o que ela quer estiver pronto.

Tendo um ponto de chegada, uma foto do quebra-cabeça que teremos que montar, podemos começar a pegar as peças.

Ah, também é importante aqui neste primeiro passo, saber qual é o prazo que você tem para realizar a entrega. 

Qual problema isso resolverá?

Mesmo você tendo uma foto, uma imagem do que a pessoa quer que você construa, é importante que ela te diga qual problema isso irá resolver para ela. Com a explicação detalhada sobre o problema que isso pode resolver, você terá acesso a informações importantes, que além de ajudar na realização do trabalho, pode dar condições de você poder sugerir soluções ou caminhos, que a pessoa talvez não tenha visto quando fez a solicitação inicial. Talvez a melhor solução para o problema dela, não seja o que ela pediu, e neste caso você pode sugerir uma solução melhor.

Este é um momento no qual a fotografia na tampa da caixa, o guia do quebra-cabeça que você vai montar, pode mudar.

Quem são as pessoas que vão usar?

É importante que você tenha uma lista das pessoas que vão utilizar o seu “produto final”, pois pode acontecer de a pessoa que demandou não ser a única usuária. 

Mesmo que elas não sejam diretamente seus stakeholders, é importante você conhecer todo o seu público. Em algum momento pode ser interessante validar algumas coisas com outras pessoas envolvidas. 

As pessoas que você elencar aqui, juntamente com a pessoa dona da demanda, serão as pessoas que irão validar o seu serviço! Todas as visões são importantes, porém a palavra final será sempre da dona da demanda.

Porém, é possível que outras pessoas tragam visões diferentes ou complementares a demanda inicial, e será seu papel identificar isso, analisar, levar para uma discussão com a dona da demanda… e quando necessário, combinarem mudanças na demanda a ser entregue.

Onde estão as fontes?

Você precisa saber quais são as possíveis fontes de informação que você tem para utilizar. Onde podem estar as peças que preciso para montar este quebra-cabeça??? 

Ao contrário de um quebra-cabeça na vida real, as peças não estarão todas dentro da caixa, você precisará sair por aí procurando. É importante que você consiga saber onde estão todas as peças antes de começar montar! 🙂

A informações que você precisa poderão estar (e normalmente estão) espalhadas por diversos lugares. Parte do que você vai precisar poderá estar em alguma planilha, outra parte em algum software, parte pode estar em algum documento, alguma parte talvez esteja apenas na cabeça de uma pessoa específica… é importante nesta etapa que você levante todas as possíveis fontes. 

Quem conhece as fontes?

Mesmo você sabendo onde estão as informações que você precisa, é muito importante que você saiba quem são as pessoas que conhecem estas fontes. Você vai precisar de pessoas que possam te ajudar com leitura, com entendimento das informações que você vai usar, para mitigar o risco de utilizar informações incorretas ou de forma errada.

Posso, não posso, devo…

É importante que você levante com a pessoa dona da demanda, possíveis restrições e prescrições que você terá no seu trabalho. 

Restrições… algum tipo de ferramenta que você não poderá utilizar, alguma limitação que vocês podem ter quanto a pessoas, ferramentas, tecnologias ou processos.

Prescrições… algo que você deva usar ou fazer obrigatoriamente! Alguma ferramenta ou tecnologia que você deverá usar para realizar a demanda. 

Pode acontecer de, dentro de tudo que a empresa possui, você poder usar todas as ferramentas e tecnologias existentes, ter a liberdade de escolher as soluções que julga as melhores para a demanda, maaaaasssss… às vezes, é possível que a dona da demanda tenha algumas restrições e/ou prescrições.

Reúna todas as informações em único lugar!

Para evitar perder alguma peça do seu quebra-cabeça, coloque todas elas dentro da caixa. Aquela caixa que tem na tampa uma foto de como ele deve ficar depois de montado! 🙂

No nosso caso, a caixa pode ser um ticket no Jira, um documento no Basecamp, ou algum outro documento, ou artefato que utilizamos.

Feito isso, você está pronto para começar a montar o quebra-cabeça!

 


Sugestão de template

Foto do quebra-cabeça

(Faça aqui uma descrição completa e detalhada do produto final)

 

Qual problema estamos resolvendo

(Faça aqui uma descrição de qual problema está resolvido, e porque isso é um problema)

 

Partes envolvidas e interessadas

(Faça uma lista e identifique as pessoas que serão impactadas por essa demanda. Dona da demanda, pessoas direta e indiretamente envolvidas, usuários, etc.)

 

Fontes de informações

(Descreva aqui onde estão as informações que você irá utilizar na demanda)

 

Donas das informações

(Liste e identifique aqui pessoas-chave que você poderá e deverá consultar para levantar e validar informações)

 

Prescrições e restrições

(Detalhe aqui as prescrições e restrições que esta demanda possui)


 

 

Espero que esse conteúdo possa te ajudar de alguma forma!!! 🙂 
image.jpeg.38d097fa3735bac46aed854a49bbd4c5.jpg
 

  • Curtir 6
  • Amei 3
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...