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Principais Trends em Inovação 2023 (parte 2)


Jean Baldaia

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Olá, pessoal!

Dando continuidade ao tópico de Tendência em Inovação para 2023, falaremos um pouco sobre a perspectiva nacional. O crescimento previsto para o mercado de TI brasileiro é de 22%, porém, a margem financeira deve diminuir devido a inflação. Também são esperadas turbulências econômicas devido a crise e polarização política. Feito este breve adendo, vamos aos Trends!

Expansão do 5G

A entrada do 5G no cenário nacional é uma tendência presente em análises desde 2020, mas parece que esse ano vai. Junto com soluções de Inteligência Artificial, o 5G é uma das maiores tendência tecnológicas para 2023. Estima-se que serão movimentados cerca de US$25,5B até 2025, impulsionando toda sorte de tecnologias como AI, Big Data & Analytics, Cloud, Segurança, AR/VR, Robotics, IoT, entre outras. O 5G também deve amplificar o conceito do "phygital", trazendo cada vez mais opções hibridas entre físico e digital. Os setores mais impactados pela massificação da tecnologia serão: aprendizado e educação remotos; telemedicina, incluindo cirurgia remota e transmissões de dados médicos; entretenimento, esportes e transmissão de eventos ao vivo e comunicações pessoais e profissionais do dia a dia. Ano passado escrevi um post maneirão sobre o 5G, aqui!

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Inteligência Artificial e Big Data

Figurinhas carimbadas nas análises de tendência, IA e Big Data continuam relevantes e tendem a permanecer entre as ferramentas mais utilizadas em 2023. As aplicações, como já sabemos, são diversas, mas vale destacar:

  • No varejo: IAs podem prever padrões de compras e criar automaticamente ofertas de acordo com o perfil do consumidor, impulsionando as aquisições, reduzindo o custo com marketing;
  • Fintechs: IAs têm a capacidade de influenciar e melhorar a experiência do cliente bancário, gerando a possibilidade de uma hiperpersonalização dos produtos e serviços que podem ser desenvolvidos, aumentando a fidelidade do cliente;
  • Serviços: oportunidade para criação de IAs de otimização de gestão e vendas.

Consolidação das Fintechs

As Fintechs devem se beneficiar da disponibilização das Nuvens públicas de soluções (citada no tópico anterior), para baratear e otimizar custos operacionais. Além disso, as Clouds Platforms permitem a centralização de aplicativos e serviços que facilitam o desenvolvimento e os testes das soluções, aumentando a eficiência e segurança de toda a operação. Para este ano, também espera-se a massificação do pagamento via redes sociais e mensageiros instantâneos, além da ascensão das moedas digitais de bancos centrais.

Compre agora, pague depois! (BNPL - buy now pay later) 

Esta modalidade de pagamento permite aos consumidores comprar algo, na maioria das vezes online, e pagá-los depois de algumas semanas ou meses, seja à vista ou em parcelas, sem juros no curto prazo. O consumidor não precisa ser cliente de uma instituição financeira e nem ter um limite específico para compras. Isso faz com que usuários que não possuem cartão de crédito consigam fazer uma compra parcelada. De acordo com a Worldpay, esse serviço foi responsável por US$ 97 bilhões de todas as transações globais de comércio eletrônico em 2020. No Brasil pode ser entendido como a digitalização do crediário.

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E aí? Ficou faltando alguma tendência? Deixe nos comentários. Até a próxima!

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