Jump to content

Qual a diferença entre o serviço de cobrança e pagamento?


Postagens Recomendadas

Fala desenvolvedor, beleza?

Hoje vou apresentar uma breve definição de dois tipos de serviços bancários, visto que essa é uma dúvida recorrente quando estamos iniciando o processo de VAN, onde é necessário descrever na carta de abertura de relacionamento para qual serviço você deseja habilitar a transmissão automática de arquivos.

 

Produtos e Serviços Bancários 💰

As instituições bancárias oferecem diferentes tipos de produtos e serviços que facilitam a gestão e a rotina das empresas. Além disso, eles auxiliam essas empresas a se tornarem cada vez mais competitivas no mercado, oferecendo diferentes soluções.

Dentre esses serviços e produtos, existem os serviços de cobrança e de pagamento. 

E você sabe a diferença entre eles? 🤔

 

Cobrança

Trata-se da emissão de boletos referentes, por exemplo, à venda ou oferta de produtos e serviços, e do recebimento de valores através da liquidação desses boletos emitidos.

O processo de cobrança envolve a geração dos títulos, o registro, a liquidação ou baixa dos mesmos. Ou seja, esse serviço auxilia a empresa na gestão de contas a receber por meio da emissão de boletos bancários.

O boleto bancário é um tipo de documento de cobrança que funciona através de um código de barras, que é uma sequência numérica ou alfanumérica que viabiliza a captação de dados através de um scanner ou leitor de código de barras, e contém as informações do pagador e do valor que será cobrado. O pagador efetua o pagamento do boleto e o valor é creditado na conta do cedente dentro do período de compensação.

A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) é a responsável por determinar as normas de emissão dos boletos e também a sua padronização, visando um método de pagamento seguro e confiável.

 

Pagamento

Trata-se do processo de gestão de contas a pagar. Esse processo envolve todas as obrigações financeiras assumidas por uma empresa como, por exemplo, o pagamento de fornecedores, de salários, de compromissos, obrigações, entre outros.

Alguns exemplos de pagamentos são: 

  • Através de crédito em conta, cheque, OP, DOC, TED ou pagamento com autenticação;
  • Títulos de cobrança (próprio e de outros bancos);
  • Concessionárias e tributos com código de barras;
  • Tributos sem código de barras.

Assim como citado acima, existem diferentes tipos de pagamentos, e é muito importante conhecer cada um deles para que a transação seja realizada com sucesso. São eles que vão definir os requisitos para que o pagador e o beneficiário possam se orientar.


A Tecnospeed possui soluções financeiras que ajudam a tornar o seu software ainda mais essencial para o seu cliente.

Caso tenha curiosidade em conhecer as API’s de boletos e pagamentos da Tecnospeed, visite nosso site clicando AQUI,  estaremos à disposição para atendê-lo. 

Abraço.

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...