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Lembre-se que o nome de uma pessoa, é para ela, o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma.


 

Assim como eu, acredito que você já foi apresentado (ou se apresentou a alguém) e esqueceu o nome dessa pessoa antes mesmo de iniciarem o assunto principal, não é mesmo?

Pois é, isso acontece muito mais do que imaginamos (e gostaríamos) e pode ser um ponto de atrito quando pensamos em melhorar nossas relações, sejam elas pessoais, profissionais ou em qualquer outro âmbito das nossas vidas.

Pode parecer um pequeno detalhe, mas para as pessoas em geral, não há nada que gere maior interesse que o seu nome. É uma singularidade que nos diferencia. Portanto, Dale Carnegie nos traz que lembrar o nome será um gesto sutil, mas muito eficiente. Esqueça-o e ficará em desvantagem.

Num cenário cada vez mais comum em que um profissional de vendas atende 10, 12 ou mais clientes por dia, corre-se o risco de confundir rostos e trocar nomes. Vale lembrar que a relação entre cliente e vendedor é assimétrica, ou seja, você pode ser o primeiro e único vendedor que o cliente está vendo, logo, existe a expectativa de ser único naquele momento.

Lembrar o nome das pessoas pode ser uma tarefa difícil, principalmente porque nosso cérebro tende a não colaborar quando não colocamos uma importância nisso. Por isso, separei 4 passos para que você possa se preparar melhor e nunca mais esquecer o nome de alguém:

 

  • Olhe e escute, esteja preparado para ouvir o nome da pessoa;
  • Faça uma impressão do outro, o que se destaca sobre ele?;
  • Repita o nome da pessoa alguma vezes durante a conversa;
  • Faça uma associação da pessoa com uma imagem que é familiar para você (uma pessoa chamada Willian, tente lembrar desta pessoa com o Willian Bonner / se for a Marta, busque lembrar desta pessoa jogando futebol com a Marta). Associações ajudam a lembrar com mais facilidade.
  • Bônus: se tiver dúvidas sobre pronúncia ou escrita, peça que repita ou até mesmo soletre.

 

Além dessas dicas, é de suma importância que você seja honesto e verdadeiramente interessado pelas pessoas (se você ainda não leu, clique e dê uma olhada no nosso último post sobre o assunto). Caso utilize de maneira artificial, rapidamente as pessoas saberão que você se tornou um gravador de nomes e pouco se interessa por elas.

“A mais profunda necessidade da natureza humana é o desejo de ser importante, ser reconhecido e valorizado.” John Dewey

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Nos sentimos importantes e trás um bem-estar gigante, quando não precisamos ficar repetindo nosso nome em uma apresentação, por exemplo, mostra que o outro lado está levando a sério o contato.

E realmente, ser reconhecido e valorizado é uma das melhores coisas que pode nos ocorrer. Trás um sentimento único de dever cumprido e além. 

Obrigado @Yagor Victor Assis Mariano.
 

  • Amei 2
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2 minutos atrás, Gabriel Sossai disse:

Já passei alguns perrengues com essa situação de esquecer o nome do cliente kkkkkkk

Depois disso, aprendi a sempre anotar e repetir o nome dele durante a conversa... Excelente tópico, meu amigo, dicas muito valiosas!  

Essa é uma lição de manual do vendedor. Parabéns Gabriel.

 

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11 minutos atrás, Gabriel Sossai disse:

Já passei alguns perrengues com essa situação de esquecer o nome do cliente kkkkkkk

Depois disso, aprendi a sempre anotar e repetir o nome dele durante a conversa... Excelente tópico, meu amigo, dicas muito valiosas!  

Além de tirar o vendedor da situação desagradável de esquecer o nome do cliente, as dicas ajudam a aumentar a confiança de quem está do outro lado sobre o nosso atendimento e produto. 

Muito bom Gabriel!!

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10 minutos atrás, Thiago_Cavalcante disse:

Nos sentimos importantes e trás um bem-estar gigante, quando não precisamos ficar repetindo nosso nome em uma apresentação, por exemplo, mostra que o outro lado está levando a sério o contato.

E realmente, ser reconhecido e valorizado é uma das melhores coisas que pode nos ocorrer. Trás um sentimento único de dever cumprido e além. 

Obrigado @Yagor Victor Assis Mariano.
 

Quem nunca participou de algo em que as pessoas esquecem o nosso nome, em? kkkkk 

Isso mexe com a nossa confiança, tanto pra cima quanto pra baixo.

Bem lembrado, Thiago.

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