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A entrevista é uma das principais partes do processo seletivo, possibilitando conhecer verdadeiramente os candidatos e identificar o mais adequado para a vaga e a empresa. Confira algumas dicas para tornar o processo seletivo mais uniforme e assertivo para todos os entrevistados, deixando ele mais justo.

O VIÉS INCONSCIENTE 

O inconsciente é conhecido como um “reservatório” de sentimentos, pensamentos e impulsos que não estão em nossa percepção consciente. São memórias que afetam diretamente nossas atitudes, sendo comum construir vieses em relação a diversas características como gênero, orientação sexual, deficiências, origem, religião, estereótipos, características físicas e até invisíveis.

Essa barreira invisível de vieses inconscientes dificulta a formação de um quadro de funcionários baseado em diversidade e de alta performance e tem como principais características:

  • Podem ser associações imediatas devido às nossas vivências e experiências

  • Acontecem, muitas vezes, sem o nosso conhecimento de forma "automática"

  • Não têm nada a ver com o caráter e pode ser evitado

  • Por mais que não pareça, podem representar o contrário de nossas crenças e valores

Como evitar o viés inconsciente no processo seletivo?

Uma excelente estratégia é conseguir diferenciar o que é julgamento enviesado e o que é opinião baseada em fatos concretos.

  • Reflexão - se permita analisar de forma racionalizada as suas impressões e sentimentos em relação ao candidato

  • Aceitação - ao perceber que houve um julgamento enviesado sobre o candidato, aceite gentilmente essa falha com o propósito de desenvolvimento

  • Parecer ao final de cada entrevista - experimente conversar com alguém ou anotar os detalhes e impressões sobre aquele perfil profissional e pessoal, pois quando externalizamos, o pensamento se torna mais concreto e consciente

O AMBIENTE

A etapa de entrevista é um momento de tensão para os candidatos, pois são avaliados sobre questões que determinarão se ele é ou não indicado para a vaga. Por isso, mesmo os candidatos com bons currículos, podem, por nervosismo, deixar de mostrar todo o seu potencial, gerando a perda de um talento para a empresa.

Dessa forma, é importante criar um ambiente acolhedor, proporcionando a sensação de segurança, o que é imprescindível para detectar aspectos importantes do candidato. 

Essas dicas você pode aplicar do momento que o candidato chega para a entrevista até o momento em que começa a investigá-lo em termos de competências técnicas e comportamentais.

  1. O momento da entrevista deve ser confortável e reservado somente com aqueles que avaliarão o candidato para evitar que ele se sinta intimidado com a presença de outras pessoas
  2. A câmera aberta, de ambos os lados, permite que o candidato se sinta confortável e que o entrevistador possa analisar outros aspectos da comunicação não verbal (expressões e movimentos corporais)
  3. Evite atrasar e seja organizado(a) com a entrevista, caso contrário isso pode ser interpretado como descaso com o candidato, aumentando ainda mais sua ansiedade. Lembre-se que ele além de candidato é um potencial promotor ou detrator da marca empregadora. Se atente para aproveitar que esse momento fortaleça a imagem da sua empresa
  4. A entrevista é um momento único de grande importância. Isso significa que se você não conseguir extrair o que precisa, conduzir da forma errada, estiver com problemas pessoais ou até passar uma imagem ruim, o resultado estará comprometido. Nesses casos, considere remarcar o encontro (de preferência com antecedência) ou peça para outra pessoa com competência para realizá-lo
  5. Evite mexer no seu celular ou em outros arquivos durante a entrevista. Demonstre atenção ao candidato(a) para que ele entenda que tudo o que fala está sendo ouvido e que você está totalmente focado(a) nele
  6. Demonstre simpatia, afinal, somos a porta de entrada para a empresa e devemos comprovar que este local é um ambiente agradável para se trabalhar

O ROTEIRO DE ENTREVISTA

Existem muitas formas de seguir uma entrevista e não há uma única maneira correta. Apesar de existirem o que são consideradas boas práticas, o modelo de entrevista a ser seguido deve ser definido de acordo com a preferência do recrutador ou líder. 

Podendo optar por uma: 

  • Entrevista estruturada: todas as perguntas são definidas previamente à entrevista, garantindo uma entrevista mais uniforme para todos os entrevistados, mais objetiva e mais estratégica
  • Entrevista não estruturada: o entrevistador tem total liberdade para fazer as perguntas que julgar mais convenientes para cada situação, essa liberdade deve ser usada para extrair informações úteis e não perder o foco da entrevista
  • Entrevista semi estruturada: é uma junção dos dois modelos anteriores. Ou seja, é estruturado previamente um roteiro de perguntas, porém durante a entrevista o entrevistador(a) pode acrescentar outras perguntas que não foram planejadas, mas que podem agregar ao processo

MÃO NA MASSA

Para estruturar as perguntas que serão realizadas durante a entrevista é importante evitar ao máximo o viés inconsciente. Ou seja, não faça perguntas onde exista uma resposta implícita já esperada. 

Exemplo: “Você trabalha bem em equipe?”. Diante dessa questão, a maioria vai responder que sim, mas isso não te trará uma certeza de que aquele candidato realmente possui aquela competência. 

Sendo assim, é necessário sempre estruturar as perguntas de uma forma neutra, a fim de extrair informações reais. Ao planejar as perguntas e se organizar para esse momento, recomendamos que você as divida em quatro categorias: 

  1. Perguntas de quebra-gelo
  2. Perguntas comportamentais
  3. Perguntas técnicas
  4. Perguntas de encerramento.
  • Perguntas quebra-gelo

As perguntas de “quebra-gelo” contribuem para o estabelecimento do rapport (é uma palavra de origem francesa, que significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”). O conceito de Rapport é originário da psicologia, e é utilizado para designar a técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa, para que se comunique com menos resistência.

Boas práticas

  1. Dê início com uma conversa mais informal, sobre um assunto diverso, por exemplo perguntar de qual a região do país que o candidato está, como está o clima, etc
  2. Encontre algum assunto em comum com o candidato e mostre familiaridade a ele. Esse momento é fundamental para que ele relaxe e consiga desenvolver melhor seus raciocínios dali em diante
  • Perguntas comportamentais

As perguntas comportamentais, também conhecidas como avaliação por competência, tem como objetivo avaliar comportamentos e cultura, ao invés de habilidades técnicas.

Mas o que é competência? C.H.A.: Conhecimento, Habilidade e Atitude. 

Para ter uma competência desenvolvida, é necessário ter conhecimento sobre o assunto, ter a habilidade para conseguir desenvolver as atividades relacionadas àquela competência e ter a atitude de exercer o comportamento.

Para gerar as perguntas certas para esse caso, é necessário seguir três passos: 

  1. Identificar as competências buscadas
  2. Identificar as evidências dessa competência
  3. Formular as perguntas
Spoiler

Exemplo 1

Competência: Trabalho em equipe  - atuar em grupo para maximizar seus resultados e para contribuir com entregas da equipe

Evidências: 

  1. propõe ideias para colaborar com o time
  2. trabalha ideias de outras pessoas para gerar resultados
  3. envolve pessoas diferentes em discussões e trabalhos em grupo
  4. busca referências em pessoas externas para se aprimorar. 

Pergunta: 

Me conte sobre alguma vez em que você precisou trabalhar em equipe e houve um grande conflito. Como você reagiu? Qual foi o seu papel para a resolução?

Exemplo 2

Competência: Flexibilidade - atua fora da sua área de conforto para executar suas ações e melhorar seus resultados 

Evidências: 

  1. enxerga os problemas por diversas perspectivas
  2. busca formas inovadoras para resolver problemas
  3. muda processos já estruturados para prever que problemas aconteçam

Pergunta: 

Você já esteve em uma situação na qual tinha certeza que um problema precisava ser resolvido de determinada maneira e alguém te convenceu do contrário? Como foi a experiência? O que você aprendeu? Quais os argumentos que te convenceram? Qual foi o resultado?

  • Perguntas técnicas

As competências técnicas são todas aquelas adquiridas ao longo da carreira, através de formação educacional, cursos, treinamentos, experiência etc. 

Para identificar um conhecimento técnico, podemos utilizar as etapas anteriores à entrevista, como testes, cases e dinâmicas. 

Área > Habilidade técnica buscada > Pergunta a ser feita

Spoiler

Exemplo 1

Área: BI

Habilidade técnica: Excel 

Pergunta: 

Conte de uma vez que você precisou organizar dados no Excel para descobrir uma tendência/identificar gaps? Que funções do Excel você usou? Você precisou aprender algo novo? Como foi, como aprendeu?

Exemplo 2

Área: COMERCIAL 

Habilidade técnica: Técnicas de vendas (compreensão da necessidade individual do interlocutor; adequação da fala de acordo com o interlocutor e momento) 

Pergunta: Como você explicaria o Google para a sua avó? Como você venderia esta caneta?

 

  • Perguntas de encerramento

O fim da entrevista é um momento muito importante, pois é quando suas ações vão deixar uma boa impressão (ou não) no candidato, garantindo que ele continue engajado com o processo e interessado na vaga.

Lembre-se que os melhores talentos estão sendo disputados pelas empresas. Então você precisa garantir que esse candidato saia apaixonado da experiência que teve com você.

Boas práticas 

  1. Ao identificar, nos primeiros momentos, que não seja o perfil mais assertivo para a vaga, conduza o processo de forma justa e respeitosa, com tempo adequado para o candidato expressar o seu potencial e não gerar descontentamento ou sensação de prejuízo no processo
  2. Ao finalizar suas perguntas, dê a oportunidade do candidato também tirar suas dúvidas. Além de mostrar interesse no profissional, também é uma boa forma de avaliar se está interessado(a) na vaga. Pessoas que fazem perguntas inteligentes mostram que se prepararam previamente para a entrevista e que estão determinadas em conquistar a posição
  3. Lembre-se de sempre manter as expectativas dentro da realidade. Pergunte, por exemplo, se após tudo que conversaram, a vaga ainda faz sentido. Garanta que tanto as suas expectativas como as do profissional estão alinhadas dos dois lados para evitar a quebra de expectativa, levando a uma experiência ruim.

Boa entrevista 😉

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Excelente conteúdo, @Carla Prates Ferreira, um ambiente acolhedor facilita bastante o momento da entrevista, principalmente para que o candidato fique mais confortável e as informações importantes sejam trocadas com naturalidade durante o encontro.

Ótimo conteúdo, continue postando assuntos como esses!

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