Jump to content

Postagens Recomendadas

Olá pessoal, como vocês estão? 😄

Passando para falar um pouquinho sobre como a IA pode impactar o seu Processo Seletivo. 


Percebemos que há uma preocupação das empresas inovadoras, em como deixar seu processo de seleção de pessoas cada vez mais ágil, inteligente e estratégico,  pensando em um cenário de transformação digital, há muitas ferramentas tecnológicas para alcançar esse objetivo, como é o caso da Inteligência Artificial.

 

Entendendo o que é a Inteligência Artificial (IA)

De acordo com o site europarl, “a inteligência artificial (IA) é a capacidade que uma máquina tem para reproduzir competências semelhantes às humanas, como é o caso do raciocínio, a aprendizagem, o planejamento e a criatividade”.

 

Como o Recrutamento & Seleção tem se beneficiado com o uso da inteligência artificial?

Por meio de tecnologias como a IA os processos de contratação têm tido um ganho significativo, pois além de poder automatizar alguns processos que antes demandavam muito esforço operacional, ficavam sujeitos a influências de vieses inconscientes, possuindo um risco maior de falhas durante o processo. Ao utilizar a tecnologia acaba-se tendo uma grande evolução, possibilitando focar em questões mais estratégicas. 

Vejamos como a IA pode beneficiar o processo de Recrutamento e Seleção: 

 

🔵Ranquear pessoas candidatas em questão de segundos, levando em consideração várias características importantes do perfil;

🔵Identificar os  perfis que mais combinam com as características da vaga fazendo um match;

🔵Garantir maior assertividade na contratação;

🔵Processos cada vez mais livres de vieses e julgamentos, focando na competência da pessoa candidata;

🔵Possibilita contratações mais ágeis, reduzindo tempo e custo do processo seletivo;

🔵Possibilita tornar seu processo cada vez mais justo e encantador;

🔵Auxilia na engenharia de cargos, a IA sugere algumas opções de descrição de cargos/vagas;

🔵Melhora o desempenho na análise de dados do processo seletivo, a partir da compilação de vários dados, permitindo o uso estratégico dessas informações para aprimoramento do processo seletivo, além de tomadas de decisão mais rápidas e assertivas.

 

Vale destacar que o recrutamento inteligente não quer dizer que não precisaremos mais de profissionais de Gestão de Pessoas na condução desses processos, pelo contrário, até porque tem aspectos comportamentais importantes para validar durante as entrevistas, o contato humanizado com a pessoa candidata é importante também para o encantamento pensando numa boa jornada de experiência no processo seletivo. 

 

Conclusão

Agora que já entendemos como a inteligência artificial pode impactar positivamente seu processo seletivo, além de tornar sua empresa mais competitiva no mercado, pense nela como uma parceira para seu negócio. É possível utilizar desses e vários outros benefícios da IA por meio de ATS (significa Application Tracking System), ou seja, um software de gestão de processos de Recrutamento e Seleção. Com o software ideal para a sua necessidade,  você vai poder ser mais estratégico, reduzir custos e aumentar a produtividade em sua Software House!

 

Se você tem dúvidas ou já aplica a IA em seu processo seletivo e gostaria de compartilhar essa boa prática, fique à vontade para deixar abaixo seu comentário.


Referências:

https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20200827STO85804/o-que-e-a-inteligencia-artificial-e-como-funciona

https://www.gupy.io/blog/inteligencia-artificial-no-recrutamento-e-selecao

 

Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...