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Fala Desenvolvedor, beleza? 

 

Hoje vou apresentar um cenário recorrente em nossos atendimentos de liberação de VAN para o serviço de Pagamentos, para que fique claro, vou começar explicando de forma resumida como funciona nosso fluxo de envio de remessas de Pagamentos ao banco.

Em nosso processo de VAN temos o seguinte fluxo de envio de arquivos:
 

image.png

Uma das etapas principais do processo de habilitação da VAN é a fase de testes de fluxo, e é aí que nosso problema surge, sabemos que todo o processo bancário precisa de validações e solicitações burocráticas, a fim de manter a integridade dos dados do cliente.

 

Com o serviço de Pagamentos não é diferente, a solicitação inicial para a maioria dos bancos é entrar em contato com o gerente de contas e solicitar o serviço de Transmissão automática (Segue um link de nossa documentação para entender melhor esse processo: como solicitar a Transmissão Automática junto ao Banco). 


 

Após a realização de todas as etapas do processo de cadastro de um cliente para VAN chegamos ao momento responsável pela dúvida desse post, ao gerar um teste de pagamento nossa API é responsável por encaminhar esse arquivo de forma automática ao banco. Após encaminhada a remessa passa por uma validação no banco onde será determinado se a remessa será processada pela instituição. 

 

Esse processo de validação da remessa pelo banco para o serviço de pagamentos leva em torno de 2 horas para acontecer e logo após ele tem o retorno do que foi efetuado com essa remessa, podendo ser positivo ou não. 

 

Entre os retornos esperados por uma remessa, temos o retorno de SCHEDULED apresentando a seguinte response: 


            {

"status": "SCHEDULED",

"uniqueId": "xxxxxx",

"createdAt": "2022-06-08T14:48:32.416Z",

"ocurrences": [{

"code": "BD",

"message": "PAGAMENTO AGENDADO",

"createdAt": "2022-06-08T15:51:40.733Z",

"ocurrenceDate": "2020-08-27T15:51:40.711Z"

}],

"accountHash": "xxxxxxxxx"

},

"headers": {

"login": "exemplo",

"token": "exemplo"

 


O pagamento que receber esse status pode estar em 2 situações diferentes, que são:

1ª - Pagamento emitido em véspera de final de semana, permanece agendado até o próximo dia útil;

 

2ª - Pagamento pendente de autorização no sistema bancário do cliente (Internet Banking).

 

E é na 2ª situação que está o problema, para entender melhor precisamos entender que se trata de um bloqueio contratual. 

Ao solicitar a liberação para emitir Pagamentos ao banco, a instituição tem como padrão “travar” emissões realizadas por questões de segurança, de modo a evitar inconsistências e fraudes no processo, ocasionando o status de SCHEDULED (Pagamento Agendado) em nossa API.

Como o processo de VAN para pagamentos visa automatizar o processo, ter suas remessas de pagamentos pendentes de liberação acaba fugindo do propósito da liberação de VAN, para os que desejam realizar um melhor controle manter esse tipo de “trava bancária” é uma excelente alternativa. Contudo, aos que precisam de uma melhor automatização do processo uma alternativa é solicitar a liberação contratual para emitir Pagamentos sem que seja necessário liberá-los manualmente.

Para a grande maioria dos bancos, se faz necessário um contato direto do cliente (Master da conta bancária) com o gerente da conta, por se tratar de uma liberação contratual. Logo após a liberação ser executada todos os pagamento passaram a ser enviados de forma automática, sem que ocorra a necessidade de liberação.

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