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guilherme.ganassin

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  1. Olá desenvolvedor! Você que trabalha com serviços de cobrança bancária ou você que possui contato frequente com boletos bancários certamente já ouviu notícias sobre fraudes em boletos. Se trata de uma fraude antiga, e que infelizmente tem seus métodos alterados e aprimorados ao longo dos anos. Essa constante mudança na forma como as fraudes são feitas representam um desafio para o gerenciamento do contas a pagar, e para evitar que caiamos em golpes, é preciso ter muita atenção e processos de segurança. Aqui no fórum da Casa do Desenvolvedor já abordamos este tema diversas vezes, e temos materiais muito ricos compartilhando técnicas e estratégias para evitar tais golpes, como por exemplo a inclusão de senhas nos PDFs ou a impressão sem linhas digitáveis. No final deste post compartilharei alguns links, mas hoje vamos falar de uma ferramenta da Tecnospeed que pode evitar transtornos para os pagadores. Apresento a vocês o Portal do Sacado! O que é o Portal do Sacado? Este portal, desenvolvido pela Tecnospeed é um centralizador de boletos feito especialmente para os usuários finais. Ou seja, para os pagadores dos títulos de cobrança. Se trata de uma área onde seus clientes ou os clientes de seus clientes (pagadores) podem se cadastrar, e lá, estarão listados todos os boletos emitidos para eles através do PlugBoleto, da Tecnospeed. Por exemplo, suponha que seu cliente final, aluno de uma escola de inglês que emite boletos via Tecnospeed, tenha recebido 12 boletos a serem pagos durante o ano. Ele poderá receber estes 12 títulos por e-mail mensalmente, ou poderá se cadastrar no Portal do Sacado e lá ter acesso a todos os seus títulos, de forma rápida, fácil e segura! Como utilizar o Portal do Sacado? O primeiro pré-requisito é emitir boletos via Tecnospeed e disponibilizar o portal para seus clientes ou ser um pagador cujos boletos foram emitidos via Tecnospeed. Neste caso, o usuário final se cadastra em nosso sistema e a partir daí terá acesso a uma área onde todos os seus títulos recentes estarão listados. Abaixo deixo um exemplo da tela que o cliente terá acesso: Veja que nesta área ele terá acesso aos seus boletos, separados pela situação, e com um fácil controle sobre os títulos já pagos e os títulos que ele possui em seu nome aguardando pagamento. Na tela do sistema observamos: Nome do Cedente: Se trata do nome da empresa que emitiu os boletos, para facilitar ao usuário final a identificação do título que ele está pagando ou irá pagar; CNPJ do Cedente: CNPJ (ou CPF) do responsável pela emissão do título. Importantíssimo para que o cliente possa identificar o pagador e também conferir seus dados no internet banking ou sistema em que fará o pagamento; Nosso Número e Emissão: Identificadores dos títulos, para facilitar a identificação das cobranças por parte dos clientes. Vencimento: Data limite que o cliente possui para realizar o pagamento. O intuito é que ele utilize este campo para se organizar e planejar os pagamentos. Valor: Valor do título em questão; Situação: Situação na qual o título se encontra no momento. Cobrança já pagas constarão como Liquidado *Aqui é importante lembrar que os bancos, e consequentemente o PlugBoleto, possuem até 3 dias úteis para realizar a compensação dos títulos pagos. Ainda dentro do portal, o cliente tem acesso ao menu "Ações", que trará acesso fácil às operações que ele poderá realizar com seus boletos: Por ele é possível: Baixar PDF: Em 1 clique realizar o download do PDF do boleto para pagamento; Reenviar por e-mail: Direcionar o PDF para um e-mail de sua preferência; Copiar linha digitável: Fazer a cópia do código de pagamento dos boletos, muito útil para realizar o pagamento via aplicativo mobile; Detalhes do título: Ao utilizar esta opção se abrirá uma lista contendo um detalhamento da cobrança, essencial para que se realize uma conferência das informações: Em resumo: É um portal que pode ser utilizado pelos clientes (pagadores), e onde eles podem realizar o gerenciamento de suas cobranças. Ainda não utilizo o PlugBoleto da Tecnospeed, como posso me proteger? Existem diversas dicas que podemos utilizar em nosso dia-a-dia que podem evitar que boletos com fraudes sejam pagos, abaixo, listo e explico algumas delas: Conferir os dados do recebedor: É sempre importante conferir se o CNPJ e razão social que geralmente aparecem no internet banking no ato do pagamento são idênticos aos dados da empresa recebedora (isto pode ser checado conferindo a nota fiscal da compra por exemplo). Se identificar qualquer divergência, o ideal é interromper o pagamento e confirmar os dados com a empresa responsável pelo boleto; Manter um ambiente de pagamentos seguro: Ambientes que são responsáveis por pagamentos devem possuir bloqueios de segurança para evitar softwares maliciosos interceptem e-mails, pen-drives ou downloads em geral a procura de boletos bancários. É importantíssimo que as equipes de infraestrutura implementem rotinas de controle, segurança e verificações frequentes nestes ambientes, visando deixá-los o mais seguro possível. Esta é uma etapa importantíssima do processo, pois, abrindo brechas para a presença de softwares maliciosos nas máquinas, poucas estratégias de segurança se tornarão eficazes. Por isso, a manutenção de um ambiente seguro e sem vulnerabilidades é essencial. Inspeção visual nos boletos: Boletos que apresentam fraudes, por vezes, possuem um layout visual que difere dos boletos de costume. É muito comum, por exemplo, que seja impressos logotipos do Banco X, mas ao pagar, nos detalhes que aparecem no internet banking ou aplicativo bancário referenciam outra instituição. Então, é importante que as pessoas responsáveis pelos pagamentos estejam atentas e confrontem as informações presentes no boleto (incluindo, sua linha digitável) com as informações presentes no sistema do banco. E-mails substituindo boletos já recebidos: Se você receber algum e-mail, que por qualquer motivo peça para desconsiderar um boleto já recebido e solicite que se pague um novo título, geralmente com um desconto, desconfie. É uma modalidade de golpe que tenta induzir o pagamento de um título mais barato, mas que direciona para um título com fraude. Se identificar algo assim, comunique a empresa responsável pela geração e confirme se o desconto realmente é válido. Conforme citado no começo deste post, deixaremos alguns materiais com mais algumas dicas de segurança: E por fim, o gerenciamento de contas a pagar exige uma série de medidas de segurança para evitar fraudes, e elas passam pela conferência de informações do pagador e de linhas digitáveis e também pela segurança das informações por parte dos sistemas dos emissores. E a chave para elevar a segurança das cobranças é a manutenção de um ambiente seguro que gerencie os recebimentos, e a confirmação com o emissor dos boletos em caso de qualquer divergência ou mesmo em caso de qualquer dúvida sobre a integridade dos boletos. Estas medidas de segurança são uma camada a mais de segurança, e podem evitar pagamentos indevidos nas empresas! E para concluir, se desejar conhecer as soluções da área financeira que a Tecnospeed dispõe, entre em contato conosco pois será um prazer apresentar a vocês nossos produtos! Até a próxima!
  2. Bom dia Geule! Tudo bem? Acredito que para iniciarmos a análise será muito importante obtermos informações mais aprofundadas de sua requisição, como os CNPJs utilizados na autenticação o JSON gerado pelo seu sistema. Por isso, caso já seja cliente da API, pode nos acionar em nosso chat online, para que a equipe de consultoria analise as informações e possamos te orientar quanto aos ajustes? Lembrando que o chat online está disponível de segunda a quinta das 08:30 às 18:30 e na sexta das 09:00 às 18:30, e nele o atendimento ocorre em tempo real! Caso ainda esteja testando a plataforma, me passe o uniqueId que deseja cancelar, juntamente com o JSON completo do body da requisição, que analisamos para você! Atenciosamente,
  3. Bom dia Julia! Analisando os logs dos boletos enviados, notei que todos estão recebendo uma mensagem de erro do banco que acusa falhas no certificado digital. A mensagem é: ">Error: java.lang.Exception: Access denied: certificate not found" Esta mensagem está vindo diretamente do sistema bancário, anexo a esta resposta, deixei também o arquivo JSON com o retorno completo. Este erro geralmente acontece quando o certificado digital não foi configurado na API do PlugBoleto, ou quando ele não foi enviado ao banco, para que as requisições sejam assinadas. Um detalhe, é que você está utilizando o ambiente de homologação, então é preciso que o certificado esteja vinculado ao nosso ambiente de homologação, e a liberação junto ao banco ocorra também citando que se deseja utilizar este mesmo ambiente. Em relação ao suporte, gostaria de entender mais a fundo o ocorrido, e gostaria de deixar meu contato de Whatsapp para conversamos, segue o link com meus números e emails: http://contato.tecnospeed.com.br/ Possivelmente, por ser uma liberação de certificado junto ao banco, nossa equipe tem uma atuação limitada, e neste caso, a liberação junto ao banco é necessária. Porém nosso time presta todo o apoio a esta fase de liberação, e peço que você utilize nossos canais de suporte para tratar deste caso, e me acione por Whatsapp caso tenha qualquer problema, desta forma, ganhamos eficiência na resolução deste caso! Atenciosamente, resposta.json
  4. Boa tarde Julia! Como vai? Esta mensagem de erro que você recebeu geralmente ocorre devido à recepção de alguma mensagem não tratada ou fora de nosso padrão, é um retorno bastante genérico. Para que possamos evoluir a análise, precisamos de mais informações sobre o boleto em questão, se puder nos fornecer o idIntegracao, verificamos os logs de transmissão para você. Outro detalhe, é que você citou que utiliza o PlugBoleto, então, caso já seja nossa cliente recomendo que faça a utilização de nosso serviço de suporte online (via chat), deste modo, te ofereceremos um atendimento em tempo real com nossa equipe técnica, e poderemos te ajudar com maior agilidade! Atenciosamente,
  5. Boa tarde Rogério! Para acesso à documentação técnica do Itaú, na tela que você printou, acesse a opção "visão geral", e com isso você deve ter acesso à documentação completa do banco, com as URLs e definições (testei aqui em meu ambiente e consegui acessar!). Mas caso tenha qualquer dificuldade com a integração do Itaú (ou de qualquer outro banco), deixo meu contato a disposição para que possamos te apresentar nossa API para a geração de boletos bancários. Possuímos um sistema que além de recursos básicos de emissão, conta também com uma série de recursos para incrementar sua experiência de uso, como por exemplo, notificações automáticas, webhooks, modelos variados de impressão e interfaces para controle dos usuários. Se quiser conhecer me avise para que possamos agendar um horário, estou à disposição! Atenciosamente,
  6. Boa tarde Marcelo! Tudo bem? Você pode me encaminhar o seu email para que eu te mande o nosso componente, e também um exemplo de uso (para isso, me passe também qual linguagem você trabalha). Desta forma, encaminharemos a você tudo o que é preciso para testar o nosso componente. Atenciosamente,
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