Jump to content

Como evitar a "Rejeição 778: Informado NCM inexistente"


Postagens Recomendadas

Se você está em busca de uma forma de verificar se o código NCM de uma mercadoria está válido ou vigente, você está no lugar certo!

O que é a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)?

A NCM é um sistema de classificação de mercadorias composta por oito dígitos que identificam cada produto de maneira única, levando em consideração sua natureza, finalidade e composição.

A utilização da NCM é importante pois ela facilita o comércio entre os países do Mercosul e também ajuda no controle de importação e exportação de produtos. Além disso, a NCM é utilizada para fins tributários, já que cada produto é classificado de acordo com sua alíquota de imposto.

É importante ressaltar que a NCM é constantemente atualizada e revisada pelos países membros do Mercosul, com o objetivo de manter a classificação de produtos atualizada e adequada às necessidades do comércio internacional.

 

Como validar o código NCM no seu software?

O Portal Único Siscomex (PUCOMEX) oferece uma tabela completa com todos os códigos NCM atualmente válidos em sua API pública. Essa tabela pode ser facilmente implementada em seu software para ser atualizada automaticamente todos os dias. Dessa forma, seu software poderá informar aos usuários sobre a data de expiração dos códigos utilizados e garantir a conformidade com as normas vigentes.

Clique aqui para acessar a documentação da API do sistema Classificação Fiscal de Mercadorias. Em anexo você encontrará também a Collection para importar no Postman ou Insomnia, caso deseje.

Segue um exemplo do retorno da API com a tabela no formato JSON:

image.png

 

 

 

cassif-api.json

  • Curtir 2
  • Amei 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...