Jump to content

De onde veio a primeira ideia: porque entender sobre a origem das ideias pode nos ajudar a lidar melhor com aprendizagem e tecnologia na atualidade.


Rodrigo Palhano

Postagens Recomendadas

  • Administradores

Pensar sobre ideias, essa marca distintiva do ser humano, tem uma origem inusitada. Veja neste artigo porque entender sobre sua história pode nos ajudar a lidar melhor com aprendizagem e tecnologia na atualidade.


Coisas que nos distinguem dos outros animais


A busca pela origem da primeira ideia é um tema intrigante que nos leva a explorar as complexidades da mente humana e a sua história. Nós, seres humanos, possuímos a notável habilidade de refletir antes de agir. A reflexão, uma das capacidades que nos distingue de outras espécies no mundo animal, consiste do fato de que separamos nosso pensamento da ação imediata, enquanto os animais agem em resposta direta a estímulos como a fome ou a presença de uma presa. Os seres humanos têm a capacidade de pensar na ideia da caça em si, refiná-la e até projetá-la no futuro. Nós podemos refletir sobre a caça não apenas como uma necessidade imediata, mas como uma ideia abstrata que pode ser aprimorada ao longo do tempo.

Outro traço distintivo da humanidade é a introspecção, o ato de refletir sobre o próprio pensamento. Quando nos encontramos ponderando sobre ideias, pensando por pensar, mesmo em coisas sem sentido aparente, como um elefante cor-de-rosa, e nos questionamos sobre o motivo pelo qual estamos pensando nisso, estamos exercitando a introspecção. No entanto, estudos sugerem que essa capacidade que nos parece tão natural, nem sempre esteve presente na história da humanidade. Há apenas cerca de 3.000 anos nós não possuíamos essa habilidade. A teoria da Mente Bicameral, proposta por Julian Jaynes, argumenta que os gregos antigos não tinham a capacidade de introspecção e, pasmem, afirma que eles acreditavam que suas próprias reflexões eram vozes divinas que lhes ordenavam. Se esta teoria estiver correta seria raozável pensar que a introspecção não é uma habilidade inata mas aprendida.

Finalmente, e talvez a ferramenta que mais nos diferencia das demais espécies do planeta é a nossa sofisticada capacidade de uso da linguagem para comunicação. A linguagem nos permite a abstração e a expressão de ideias simples e complexas, sendo a principal ferramenta do raciocínio humano. De fato, nossos pensamentos frequentemente se manifestam em palavras e frases, mesmo ainda em nossas mentes. Portanto, é razoável afirmar que a linguagem desempenha um papel fundamental na formação das próprias ideias humanas. 

Artigo na íntegra: https://rpalhano.medium.com/de-onde-veio-a-primeira-ideia-8e3d72948f1e

  • Curtir 6
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...