Jump to content

Henrique Mataro Rocha

Pessoal da TecnoSpeed
  • Contagem de Conteúdo

    10
  • Ingressou

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    3

Henrique Mataro Rocha ganhou o dia em Novembro 27 2023

Henrique Mataro Rocha teve o conteúdo mais curtido!

Informações Pessoais

  • Cidade
    Maringá
  • Estado
    Paraná (PR)

Clientes & Parceiros

  • Você é um cliente TecnoSpeed?
    Sim
  • Você é um parceiro da Casa do Desenvolvedor?
    Sim

Visitantes Recentes do Perfil

O bloco de visitantes recentes está desativado e não está sendo mostrado a outros usuários.

Conquistas de Henrique Mataro Rocha

  • Positividade Raro
  • Ótima Reputação Raro

Emblemas Recentes

25

Reputação na Comunidade

  1. O Zabbix e o Grafana são duas ferramentas poderosas que podem ser usadas para análise e visualização de dados, ambas são open source e fáceis de se instalar. O Zabbix é usado para monitoramento de desempenho que coleta dados de uma variedade de fontes, como servidores, redes, aplicativos e dispositivos IoT por meio de seu agente. Os dados coletados por ele podem ser usados para criar gráficos, tabelas e relatórios. Já o Grafana (ferramenta de visualização) coleta esses dados e os “manipula” com sua ampla gama de recursos de visualização, incluindo gráficos, tabelas, mapas e gráficos de dispersão. A combinação de ambos em sua infraestrutura oferece uma solução poderosíssima para análise de dados. O Zabbix coleta os dados e o Grafana os visualiza de forma intuitiva e eficaz. Aqui estão alguns dos benefícios de usá-los para análise de dados: Recursos abrangentes: O Zabbix e o Grafana oferecem uma ampla gama de recursos para coleta, análise e visualização de dados. Facilidade de uso: Ambas as ferramentas são relativamente fáceis de se usarem, mesmo para usuários sem experiência em análise de dados. Personalização: O Grafana permite criar dashboards personalizados para atender às necessidades específicas de cada organização. Algumas aplicações específicas para análise de dados incluem: Monitoramento de desempenho: Os dados coletados pelo Zabbix podem ser usados para identificar problemas de desempenho e tomar medidas corretivas. Análise de tendências: O Grafana pode ser usado para visualizar tendências nos dados coletados pelo Zabbix. Isso pode ajudar as organizações a identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões mais informadas. Prevenção de problemas: O Zabbix pode ser usado para gerar alertas( por e-mails, slack, SMS, etc…) quando os dados coletados indicam algum, problema potencial. Ajudando na prevenção de problemas antes que eles ocorram. Ambas as ferramentas são muito poderosas, sabendo usá-las adequadamente! Vale muito a pena dar uma conferida mais aprofundada. Obrigado pela leitura!
  2. Você acabou de instalar um SO Linux, agora vem a dúvida, cade o disco C:\? O que são e para que servem esse monte de pasta? Venha comigo entender a estrutura de diretórios(pastas) do linux: Primeiramente, o sistema é composto por 23 pastas e esse layout segue o padrão de hierarquia chamado FHS (Filesystem Hierarchy Standard), padrão criado pela Linux Fundation para encorajar uma normalização de diretórios, tendo em vista que nem todas as distribuições seguem a risca a mesma. Esse padrão foi criado para facilitar desenvolvimento de softwares e compatibilidade entre as distros linux. /: Raiz, onde o sistema e absolutamente tudo está instalado; /bin: Onde ficam os binários do sistema (os ".exe"); /cdrom: Este é um diretório legado, mas é usado para fazer montagem de disco caso façam a instalação via CD; /dev: Arquivos que correspondem ao hardware; /etc: Arquivos de configuração do sistema para todos os usuários; /home: Onde ficam os usuários comuns; Já eliminaremos quatro de uma vez! /lib/lib32/lib64/libx32: Bibliotecas de softwares para o SO e os programas instalados; /media: Onde são montadas as unidades removíveis (pendrive, HD externo); /mnt: Ponto de montagem de unidades de disco feitas pelo próprio usuário manualmente, editando o arquivo de configuração fstab; /opt: Softwares proprietários (chrome, por exemplo); /proc: Arquivos que contem informações sobre o sistema e processos; (Diretório virtual) /root: O mesmo conceito do /home, só que para o usuário root; /run: Armazena informações sobre o sistema desde o último boot (como usuários logados, daemons que estão rodando); (Diretório virtual) /sbin: Binários com privilégios root (como, por exemplo, o comando reboot e poweroff); /snap: Arquivos em pacote snap; /srv: Onde ficam os arquivos que vão ser acessíveis por outros usuários via um servidor web/ftp; /sys: Forma de interagir com o kernel linux, onde ficam armazenados os drives, firmware e módulos; (Diretório virtual) /tmp: Arquivos temporários (Ficam salvos durante a sessão); /usr: Arquivos de programas e bibliotecas úteis para os usuários, mas que não são vitais para o funcionamento do sistema; /var: Arquivos que são esperados que aumentem de tamanho ao longo do tempo, ou seja, variáveis. A primeira vista parece ser complicado, mas é por conta da popularidade do Windows, que vem com uma estrutura que muitos conhecem e já estão acostumados, mas por que não conhecer coisas novas? Obrigado pela sua leitura!
  3. Instale os drivers faltantes. Execute: sudo dnf install kernel-headers kernel-devel dkms @development-tools -y sudo /sbin/vboxconfig Tente novamente executar a VM.
  4. Quer mais agilidade e versatilidade no seu desktop Linux? Venha conosco conhecer o Ulauncher! O Ulauncher é um lançador de aplicativos desenvolvido em python que vem se popularizando muito, está diponível para GNU/Linux e uma de suas vantagens é seu baixo consumo de recursos da máquina. Neste exemplo estou utilizando o GNOME 42.4 mas ele esta disponível em quase todos os ambientes gráficos desktops linux. Usaremos o SO Fedora Linux 36 neste exemplo. Bora começar! Instale o pacote: sudo dnf install ulauncher Execute ele: Esta será sua aparência inicial. Mas sempre que quisemos usá-lo teremos que executá-lo? Não, vamos colocar ele para iniciar junto com o SO. Baixe o pacote gnome tweaks e vá em "Aplicações de inicialização" e adicione o Ulauncher. E pronto! Basta chamá-lo com Alt+Space (ou como definir) que já esta funcionando. Uma de suas vantagens também é sua imensa versatilidade de extensões que o faz ser mais completo, mostrarei umas que mais utilizo no dia a dia, mas se quiser conferir todas basta acessar: https://ext.ulauncher.io/?sorting=github_stars ClipBoard Mostra seu histórico de textos copiados. Process Killer Encerra os aplicativos, util para quando uma apliacação travar ou dar algum problema. Folder Search Como o próprio nome ja diz, procura pelo nome/pasta de arquivos. Para instalar elas, basta copiar seu link no site: Ir no Ulauncher em "Add extensions" e colar o link: Como já mencionei, existe uma imensidade de extensões, dê uma olhada que não se arrependerá. Mas Henrique, eu não curti muito esse tema padrão do Ulauncher, tem como trocar? Sim! Acesse: https://gist.github.com/gornostal/02a232e6e560da7946c053555ced6cce e escolha o tema que mais o agrada. Para instalar é simples! Vamos usar como exemplo o tema "WhiteSur Light". Crie uma pasta em /home/$USER/.config/ulauncher com o nome "user-themes" e entre nela: mkdir /home/$USER/.config/ulauncher/user-themes cd /home/$USER/.config/ulauncher/user-themes/ Baixe o pacote: git clone https://github.com/Raayib/WhiteSur-Light-ulauncher.git E escolha o tema que acabou de instalar. Espero que tenham gostado do tutorial, abraços!
  5. Bora dar uma relembrada no passado quando nao tinhamos a facilidade da interface grafica para navegar na web? O Lynx foi o primeiro navegador em modo texto criado que ainda esta desenvolvimento, lançado em 1992. Carrega consigo o padrao ASCII para terminais simples, uma das suas principais vantagens é a rapida velocidade para carregar informações, baixa latencia, menos consumo de memoria e para quem gosta de algo mais minimalista, essa é a solução ideal. Com uma sintaxe muito simples e disponivel nos repositorios oficiais do Fedora, para instala-lo execute: sudo dnf install lynx Após o termino, execute: lynx https://url Que entrara no site todo em modo texto. No começo é diferente mas com o tempo se acostuma. Não existe somente o lynx como opção para acessar a web, temos: links, elinks, browsh e muito outros. Cada um tem um diferencial, vale a pena dar uma conferida!
  6. O Scrcpy é um aplicativo que espelha a tela de dispositivos Android, ele permite controlar o smartphone pelo computador com a tela espelhada, uma de suas "desvantagens" que precisa estar conectado o celular com o computador pelo cabo USB para funcionar. Mas tem a opção de conectar via TCP/IP. Primeiramente baixe e instale a ferramenta que fara o espelhamento, ela se chama Scrcpy e esta disponível para Linux, Windows e MacOS. Segue o link de download no GitHub: https://github.com/Genymobile/scrcpy Alguns requerimentos básicos para que o software funcione: O Android precisa estar na versão 5.0 ou superior. Habilitar a depuração ADB ( Android Debug Bridge). Em alguns aparalhos precisa ativar também a opção USB debugging. Caso prefira, a ferramenta está disponivel nos pacotes snap para as diversas distros Linux. Rode o comando e aguarde a instalação: sudo snap install scrcpy --edge Após o termino da instalação, conecte seu smartphone no notebook via cabo USB, aparecerá para permitir acesso aos dados do telefone, pode permitir. Em seguida rode o(s) comando(s) no terminal para fazer o espelhamento. scrcpy scrcpy --max-size 1024 e pronto, só usufruir da ferramenta. A compatibilidade entre o notebook e o celular é muito boa, ocorrendo a troca de informações de forma bem fluída e praticamente 0 travamento. Há também a opção de se conectar usando protocolo TCP/IP, da um pouco mais de trabalho mas nenhum bicho de sete cabeça. Primeiramente conecte seu aparelho a mesma rede WIFI que o notebook, em seguida conecte o cabo USB para que possamos pega o seu endereço IP, rode o seguinte comando para descobrir: adb shell ip route | awk '{print $9}' A saída do comando aparecerá seu endereço IP. Rode abd tcpip 5555 para liberar a porta do protocolo TCP. Remova o aparelho do USB. Liberada a porta, rode abd connect Seu_ip:5555 para se conectar com o endereço IP do smartphone. Feito isso, execute scrcpy --tcpip=Seu_IP:5555 e pronto, espelhara a imagem do seu celular em tempo real na tela do pc. Caso nao tenha dado certo o comando cima, rode apenas scrcpy que espelhará a tela. Uma das desvantagens usando o TCP/IP é o delay um pouco maior comparado a conexão USB, mas não nada que incomode muito. Ja sua vantagem é pode ficar livre de cabo e pode espelhar a tela de onde queria, basta apenas estar conectado na mesma rede WI-FI.
×
×
  • Create New...