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Quer empreender e ainda não sabe como? O Business Model Canvas pode te ajudar!


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Quer empreender e ainda não sabe como? 

O Business Model Canvas pode te ajudar!

 

Desenvolvido por Alexander Osterwalder, o Canvas (traduzido como quadro) como popularmente é conhecido, o Business Model Canvas trata-se de uma forma de transformar uma ideia em um modelo de negócio viável, através de uma representação visual em um quadro subdivido em 9 partes como vemos a seguir:

image.png

Fonte: Sebrae PR

 

Como este quadro pode te ajudar a empreender?

 

Basta preenchê-lo na sequência correta e você terá sua ideia de negócio transformada em Modelo de negócio. 

Vamos lá para a sequência correta de preenchimento das 9 partes:

 

1 - PROPOSTA DE VALOR

É aquilo que você irá oferecer de valor para os seus clientes. Lembrando que VALOR são os benefícios que ao serem agrupados em produto/serviço solucionam um problema ou necessidade do seu cliente.

Por exemplo, imagine que você deseja desenvolver SaaS para auxiliar na gestão de empresas. Neste caso, sua  PROPOSTA DE VALOR seria “economia de tempo através da automatização de processos e organização”.

Perguntas para te ajudar nesta etapa: 

  • Quais problemas dos nossos clientes estamos ajudando a resolver? 

  • Quais necessidades dos clientes estamos satisfazendo? 

  • Quais produtos/serviços estamos oferecendo para cada segmento de clientes?

 

2 - SEGMENTO DE CLIENTES

Identifique quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa, ou seja, quem são os consumidores mais importantes do(s) seu(s) produto(s)/serviço(s). Nesta etapa é fundamental um delineamento da persona a ser atendida. Conhecer o seu cliente é fundamental para ajustar a sua proposta de valor a fim de atendê-lo da melhor forma possível

No exemplo anterior (SaaS para auxiliar na gestão de empresas), o segmento de clientes poderia ser médias e grandes empresas. É a partir daí que saberemos que atributos e funcionalidades nosso software necessita possuir.

Perguntas para te ajudar nesta etapa: 

 

3 - OS CANAIS

É o meio por onde seu negócio se comunica, distribui e vende o produto ou serviço aos seus clientes.

Continuando nosso exemplo do SaaS, neste caso podemos abordar os clientes e realizar as vendas através de e-mail marketing e redes sociais.

Perguntas para te ajudar nesta etapa: 

  • Através de que canais os segmentos de clientes visados querem ser abordados? 

  • Como são abordados hoje por outras empresas? 

  • Quais funcionam melhor? 

  • Quais têm a melhor relação custo-benefício? 

  • De que maneira estão sendo integrados a rotinas de clientes? 

  • De que forma seus produtos e serviços chegarão até os clientes?

 

4 – RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Descreve as formas e os meios que você vai estabelecer para criar ou manter a relação com seus clientes

Como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente.

No exemplo do SaaS isso pode ocorrer por chat através da plataforma da empresa, telefone, WhatsApp e e-mail.

Perguntas para te ajudar nesta etapa:

  • Que tipo de relacionamento seu segmento de clientes espera que você estabeleça com eles? 

  • Como você fará para aumentar suas vendas? 

  • Como você garantirá que seus clientes não o trocarão por seus concorrentes?

  • Como conquistamos, mantemos e expandimos clientes? 

  • Que relações já estabelecemos com cliente?

  • Como são integradas ao resto de nosso modelo de negócio? Qual seu custo?

 

5 – ATIVIDADE-CHAVE

Descreve as ações mais importantes que seu negócio deve realizar para fazer o modelo de negócios funcionar, ou seja, quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor ao cliente.

Continuando nosso exemplo a atividade-chave seria o desenvolvimento de software de gestão e prestação de serviço, já que nossa empresa prestará assistência permanente aos nossos clientes-usuários.

Perguntas para te ajudar nesta etapa:

  • Que atividades-chave você necessita para fazer seu negócio operar com sucesso? 

  • Quais delas são essenciais? 

  • Quais as principais atividades exigidas por nossa proposta de valor? 

 

6 – RECURSOS PRINCIPAIS

São os recursos necessários para realizar as atividades-chave, ou seja, para fazer seu modelo de negócios funcionar.

Por exemplo, no caso do SaaS, precisaremos de uma infraestrutura de TI, profissionais capacitados, uma plataforma adequada.

Pergunta para te ajudar nesta etapa:

  • Quais recursos principais você necessita para entregar sua proposta de valor, para seus canais funcionarem, para manter o relacionamento com seus clientes ou gerar receita?

 

7 – PARCERIAS PRINCIPAIS

Refere-se à rede de fornecedores e parceiros, ou seja, empresas, pessoas e entidades que são seus aliados na otimização e redução de risco do negócio.

São as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa

Por exemplo, para desenvolvimento do nosso SaaS necessitaremos de soluções e softwares complementares, um parceiro possível para esta empresa poderia ser a TecnoSpeed.

Perguntas para te ajudar nesta etapa:

  • Quem são seus principais parceiros? 

  • Quem são seus principais fornecedores?

 

8 – FONTES DE RECEITA

Representa o dinheiro que sua empresa vai gerar através da venda do seu produto/ serviço, e também as formas com que você irá capturar esse valor. São as formas de obter receita por meio de propostas de valor.

Para o nosso exemplo, usaremos como fontes de receita a assinatura do nosso software com a opção de contratação de mentoria de gestão. Essa fonte de receita só é viável porque através de pesquisas de mercado, percebemos que é isso que nosso cliente necessita para resolver seus problemas de gestão empresarial e ele está disposto a pagar por isso.

Perguntas para te ajudar nesta etapa:

  • Quanto e como os clientes pagarão pelo que você oferece? 

  • Qual o modelo de receita? 

  • Quais serão as nossas táticas de precificação?


 

9 – ESTRUTURA DE CUSTOS

São os custos relevantes e necessários para que a estrutura proposta possa funcionar, ou seja, todos os custos envolvidos na operação do seu Modelo de Negócios.

Como exemplo, no caso de uma empresa de SaaS isso inclui sua infraestrutura tanto física, quanto tecnológica e humana.

Perguntas para te ajudar nesta etapa:

  • Quais são os custos mais importantes em seu Modelo de Negócios? 

  • Que recursos principais são mais caros? 

  • Quais atividades-chave são mais caras?

 

Para finalizar, veja o BM Canvas preenchido do Uber - serviço de transporte, que tem como cliente tanto os motoristas quanto os passageiros. No quadro abaixo cada um deste dois segmentos de clientes são colocados diferenciados em cor AZUL - passageiros e em cor LARANJA - motoristas, já que a PROPOSTA DE VALOR é diferente para cada segmento de clientes.

 

A imagem mostra o Business Model Canvas exemplo do Uber.

Fonte: 49 educação



 

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Este texto foi baseado nos seguintes materiais:

Canvas: Como estruturar seu modelo de negócios - Sebrae PR

Business model canvas: como construir seu modelo de negócio

image.png

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