Jump to content

Technology Readiness Levels - TRL


Jean Baldaia

Postagens Recomendadas

Olá, pessoal!

Hoje irei comentar a respeito de um framework, que se tornou padrão para mensurar estágios de desenvolvimento de tecnologias em diversos editais de fomento e inovação no Brasil e mundo a fora. Os chamados TRLs - Technology Readiness Levels (Níveis de Maturidade Tecnológica) são uma ferramenta importante na avaliação do progresso de uma tecnologia ao longo do caminho da inovação, desde a concepção inicial até a implementação comercial bem-sucedida. O uso dos TRLs é amplo, abrangendo desde pequenas empresas até grandes corporações e governos.

Criado pela NASA em 1970, os TRLs têm como principal objetivo oferecer uma compreensão mais lúdica sobre o estágio de desenvolvimento que se encontram os projetos, tornando mais fácil para investidores, empresas e governos avaliarem o potencial de sucesso de uma inovação. Os níveis de maturidade tecnológica variam de 1 a 9, sendo que o nível 1 representa apenas uma ideia conceitual e o nível 9 representa a tecnologia já implementada e amplamente utilizada. Ao avaliar a tecnologia em cada nível de maturidade, é possível determinar a necessidade de investimentos adicionais em pesquisa e desenvolvimento, bem como identificar pontos fracos que precisam ser corrigidos antes de avançar para o próximo nível.

image.png

Os TRLs também promovem a colaboração entre diferentes setores e parceiros em projetos de inovação. Os níveis ajudam a estabelecer uma linguagem comum para descrever o progresso de uma tecnologia, permitindo que diferentes grupos trabalhem juntos de maneira mais eficiente. Isso é especialmente importante em projetos interdisciplinares, onde vários setores, como tecnologia, negócios e regulamentação, precisam trabalhar juntos para garantir o sucesso. Além disso, os TRLs também ajudam a estimar o tempo e o custo necessários para chegar a uma implementação bem-sucedida.

Os níveis de maturidade (versão resumida heheh)

Como citado anteriormente, são 9 níveis ao todo! O nível 1 representa a ideia conceitual da tecnologia. No nível 2, a tecnologia passa por validação em um ambiente de laboratório, enquanto no nível 3 essa validação acontece em um ambiente simulado de operação. Os níveis 4 e 5 envolvem a validação em ambiente operacional real, em escalas limitadas e completas, respectivamente.

Os níveis 6 a 8, o framework garante a efetividade, segurança e confiabilidade da tecnologia antes de sua comercialização. No nível 6, a tecnologia é demonstrada em um ambiente operacional real, em condições operacionais representativas. No nível 7, a tecnologia é testada e validada em um ambiente operacional real e demonstrada em condições operacionais representativas, enquanto no nível 8 a tecnologia é testada e validada em um ambiente operacional real e comprovada em condições operacionais reais. E, finalmente, ao nível 9, a tecnologia está completamente desenvolvida e pronta para comercialização. Ufa.

Reesuumindo, o TRL é um framework valioso para mensurar o progresso de projetos de tecnologia e inovação, ajudando a identificar pontos fracos, estimar o tempo e o custo necessários para a implementação bem-sucedida, promover a colaboração entre setores e parceiros, e adaptável a diferentes setores e aplicações. Além disso, eles fornecem uma base sólida para tomar decisões informadas sobre investimentos em pesquisa e desenvolvimento que ajudam a garantir que as inovações sejam implementadas de maneira eficiente e eficaz. A TecnoSpeed utiliza e recomenda a utilização dos TRLs em suas jornadas de inovação.

Ficou com dúvida? Deixe um comentário!

  • Curtir 5
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...