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Você como usuário de aplicativos de mensagens, já deve ter visto vários memes sobre os áudios no grupo da família, daquela tia que envia um podcast toda manhã ou daquele seu amigo que sempre utiliza os áudios, que em alguns casos, geram desconforto, pois em alguns momentos é mais complicado ouvir um áudio.
E no ambiente comercial B2B , este formato de comunicação funciona?


Um ponto que considero importante, no ramo comercial onde existe muita complexidade , uma ligação e/ou uma call, pode ser muito mais construtiva para alinhar expectativas e necessidades com a solução apresentada. Claro que a mensagem de primeiro contato, é um dos melhores formatos atualmente.
A comunicação assíncrona dos aplicativos é benéfica para ambos os lados, pois você e o cliente podem retornar no tempo disponível e ir evoluindo a conversa. As dúvidas podem surgir e ficam registradas, facilitando consultas posteriores a mesma informação e compartilhamento com outras pessoas da equipe envolvidas no projeto, além disso, contestações sobre informações que foram alinhadas. Quem nunca deu aquela informação por ligação e o outro lado informou que 
não? Em alguns casos se o cliente está com dificuldades em descrever a situação ou está com algum impedimento para digitar, este recurso pode ser uma boa opção. O áudio utilizado em vez de um longo texto, pode ajudar a alinhar várias dúvidas ao mesmo tempo e economizar tempo, principalmente com o 2x nos áudios.

Sempre que julgo necessário enviar um áudio ao cliente, eu pergunto se ele tem a possibilidade de ouvir. Isso não só mostra que você entende que em alguns casos, ouvir poderá levar um tempo maior, como verifica se este meio é usado pela pessoa que está em contato (quem nunca viu em uma mensagem do whats "Não envie áudios"?).

O Rapport será muito importante para definir a forma de envio das mensagens, com certeza será um diferencial para a comunicação fluir da melhor maneira para ambos. Um ponto que acho bem interessante quando a conversa flui, é enviar áudios curtos, sobre um determinado assunto, assim o cliente pode dar um "ok" ou tirar a dúvida sobre a informação específica daquele áudio, sem misturar com outros assuntos. Sempre que a conversa está se alongando muito, ou surgindo novas dúvidas com frequência, talvez agendar uma videoconferência ou uma ligação possa ser mais assertiva, mas, frisando mais uma vez a possibilidade de compartilhamento de informações nos aplicativos, assim como o registro para posterior consulta, são muito interessantes neste cenário. 

E você? É dos podcasts ou abomina esse meio de comunicação?
 

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