Jump to content

Thiago_Alan_dos_Sant

Pessoal da TecnoSpeed
  • Contagem de Conteúdo

    30
  • Ingressou

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    14

Tudo que foi postado por Thiago_Alan_dos_Sant

  1. Muito bom @Pedro.Bravin. Alguns bancos fornecem taxas melhores de liquidação, quando o pagamento é realizado pelo QR Code. Uma boa forma do desenvolvedor trazer economia para o usuário do sistema.
  2. Você como usuário de aplicativos de mensagens, já deve ter visto vários memes sobre os áudios no grupo da família, daquela tia que envia um podcast toda manhã ou daquele seu amigo que sempre utiliza os áudios, que em alguns casos, geram desconforto, pois em alguns momentos é mais complicado ouvir um áudio. E no ambiente comercial B2B , este formato de comunicação funciona? Um ponto que considero importante, no ramo comercial onde existe muita complexidade , uma ligação e/ou uma call, pode ser muito mais construtiva para alinhar expectativas e necessidades com a solução apresentada. Claro que a mensagem de primeiro contato, é um dos melhores formatos atualmente. A comunicação assíncrona dos aplicativos é benéfica para ambos os lados, pois você e o cliente podem retornar no tempo disponível e ir evoluindo a conversa. As dúvidas podem surgir e ficam registradas, facilitando consultas posteriores a mesma informação e compartilhamento com outras pessoas da equipe envolvidas no projeto, além disso, contestações sobre informações que foram alinhadas. Quem nunca deu aquela informação por ligação e o outro lado informou que não? Em alguns casos se o cliente está com dificuldades em descrever a situação ou está com algum impedimento para digitar, este recurso pode ser uma boa opção. O áudio utilizado em vez de um longo texto, pode ajudar a alinhar várias dúvidas ao mesmo tempo e economizar tempo, principalmente com o 2x nos áudios. Sempre que julgo necessário enviar um áudio ao cliente, eu pergunto se ele tem a possibilidade de ouvir. Isso não só mostra que você entende que em alguns casos, ouvir poderá levar um tempo maior, como verifica se este meio é usado pela pessoa que está em contato (quem nunca viu em uma mensagem do whats "Não envie áudios"?). O Rapport será muito importante para definir a forma de envio das mensagens, com certeza será um diferencial para a comunicação fluir da melhor maneira para ambos. Um ponto que acho bem interessante quando a conversa flui, é enviar áudios curtos, sobre um determinado assunto, assim o cliente pode dar um "ok" ou tirar a dúvida sobre a informação específica daquele áudio, sem misturar com outros assuntos. Sempre que a conversa está se alongando muito, ou surgindo novas dúvidas com frequência, talvez agendar uma videoconferência ou uma ligação possa ser mais assertiva, mas, frisando mais uma vez a possibilidade de compartilhamento de informações nos aplicativos, assim como o registro para posterior consulta, são muito interessantes neste cenário. E você? É dos podcasts ou abomina esse meio de comunicação?
  3. Além de técnicas de negociações, algumas características são importantes para os negociadores. Elas podem ser desenvolvidas no dia a dia, e também no compartilhadas entre os consultores que atuam em equipe. Paciente: Nem sempre o lead vai chegar maduro o suficiente ou com conhecimento do projeto, a paciência neste momento, vai te auxiliar a absorver melhor o cenário e repassar as informações necessárias; Persistência: Para manter o fluxo da negociação que nem sempre vai ocorrer na velocidade que queremos, temos que persistir e manter a resiliência. Nunca desistir da negociação, estar atento aos detalhes. Por exemplo, um cliente, ele pode te dizer que naquele momento, ele não tem interesse. Isso quer dizer que, nesse momento, eu não tenho interesse nesse produto, mas eu tenho interesse nesse tipo de produto. Habilidade de escutar: Quanto mais você ouvir o cliente, mais informações irá poder levantar e instruir ele sobre a melhor solução. Neste processo de ouvir o cliente em muitos casos, também mostrará se o cliente está ou não maduro para evoluir. Capacidade de decisão: O negociador tem que ter em mente até onde pode chegar, para auxiliar nas decisões durante a evolução. Habilidades de comunicação: Saber se comunicar com o público que está em contato, é essencial para o entendimento dos clientes. Habilidade de planejamento: Planejar o atendimento, agendar ligações de retorno, entender o período de compra e conhecer o cliente, podem ser cruciais para seu cliente sentir que está sendo ouvido e bem atendido. Domínio do produto: Este deve ser um dos princípios do negociador, conhecer seu produto e também seu público alvo para sempre esclarecer as dúvidas quando solicitado. Tem mais características que você acredita ser crucial para um negociador? Compartilha conosco.
  4. Para muitas pessoas hoje em dia, buscar novos produtos/serviços é um caminho longo e complexo. Com a expansão dos negócios pela internet, quase tudo está ao seu alcance independente de seu local. Você pode comprar um produto ou adquirir um serviço mesmo que esteja bem longe. Com toda a concorrência que envolvem os setores hoje em dia, o diferencial de AUTORIDADE, pode ser a chave para auxiliar o cliente nesta decisão. Para que cada vez mais clientes confiem em sua empresa, é essencial que você forneça a ele informações relevantes para que ele tire suas dúvidas e, se sinta confortável em avançar na busca por mais detalhes. Aqui na TECNOSPEED por exemplo, temos nosso Blog com várias matérias sobre assuntos relevantes, vídeos no Youtube com apresentações, atualizações, nosso Fórum Casa do Desenvolvedor, para que a comunidade possa tirar dúvidas e compartilhar o conhecimento. As Redes Sociais atualmente podem não só fornecer informações rápidas, como realizar o encaminhamento do interessado a um material mais completo, como o blog, um vídeo no Youtube, etc. Independente do canal que você pretende utilizar para que seu público encontre essas informações, é essencial que ele possua conteúdos relevantes e que esteja sempre atualizado. Cases de sucesso, também podem ser utilizados, assim seu cliente pode entender como sua empresa conseguiu auxiliar outros parceiros/consumidores, que precisaram passar pelo mesmo processo. O consumidor tem cada dia mais canais para encontrar informações e indicações sobre o que procura, com seu nome em mente, sempre que ele precisar de algo relacionado a sua empresa, terá mais Confiança para buscar informações ou se tornar um cliente. Você como consumidor, costuma pesquisar em quais canais quando busca um produto, serviço ou quer tirar dúvidas?
  5. Você nunca percebeu, mas, com certeza seus pais usaram desta metodologia contigo na infância, sem ao menos perceber. Quando você queria jogar videogame por 4 horas a tarde toda, mas, com a condição de lavar a louça, eles te autorizavam a jogar por 3 horas e nada mais! Você ficava bravo lavando a louça e sua mãe feliz, depois você estava autorizado a jogar na TV da sala por 3 horas e sua mãe morrendo de medo de estragar a TV . BATNA é uma sigla para Best Alternative To a Negotiated Agreement. O termo pode ser traduzido livremente para Melhor Alternativa Para um Acordo Negociado. Depois de muita conversa e negociação, se ambas as partes não chegarem a um denominador comum, pode ser que mesmo a empresa que vende, quanto a que precisa de uma solução, não consigam chegar a um acordo e é neste momento que o BATNA pode ser crucial. O BATNA foi desenvolvido por dois especialistas, William Ury e Roger Fisher, dentro do Harvard Negotiation Project e descrito pela primeira vez no livro “Como Chegar Ao Sim”, que ensinava os leitores a obterem acordos satisfatórios para ambos os lados em conflitos diversos. Se você fornecer de 10% de desconto por exemplo e o cliente quiser 20%, pode ser que fiquem nesse empasse por muito tempo, mas se cada um cede 5% e acordarem em um desconto de 15%. Chegando em um denominador comum também conhecido como ZOPA ( Zona de Possível Acordo), para assim avançarem com a contratação. Esta condição se encaixa em vários momentos, como no familiar citada no início, em prazos por exemplo, se você tem um projeto e o cliente quer em 30 dias, mas, você sabe que o ideal seria 40, podem tentar chegar em uma Zona Potencial de acordo neste período, cada um cedendo um pouco e dentro das possibilidades sentir que cada lado teve o seu ganho. Esta modalidade, pode muito bem ser utilizada com o SPIN. Agora você pode sugerir ao seu filho(a), companheiro(a), irmão(â) que não sai do Free Fire ou do LOL, uma divisão entre o tempo gasto com Diversão X Obrigações, podem muito bem manter um equilíbrio saudável e com ganhos para ambas as partes. Viu como as negociações fazem parte de nosso dia a dia e, muitas vezes nem nos atentamos? Segue um exemplo visual das técnicas: Fonte Imagem: https://grupolu.com/batna-zopa-e-ponto-de-recuo/ Segue o link com mais detalhes sobre o BATNA. Fonte: https://ead.ucs.br/blog/batna-negociacao
  6. Quem atua com vendas, com certeza ouve esse termo o dia inteiro, mas, para quem não é do setor ou está entrando no cenário, lead nada mais é do que uma pessoa interessada em seu produto, serviço. Ele pode chegar até você/empresa através de anúncios, buscas na internet, e-mail, telefone etc. O cenário ideal dos consultores de vendas seriam todos os meses com um ótimo volume de leads próximos ao fechamento, batendo metas ou superando elas, mas, nem todos os meses são assim por vários fatores. Nestes meses mais difíceis é importantíssimo ter resiliência, reavaliar os atendimentos e, principalmente manter estes leads que não estão no momento de compra com Follow Ups e nutridos, pois eles podem não estar no momento de fechamento mas , mantendo um bom relacionamento e enviando informações relevantes, é bem provável que, quando este momento chegar, eles irão lembrar da empresa e do consultor que manteve o contato, tirou as dúvidas sempre que necessário. Aqui na TECNOSPEED, temos um trabalho fantástico da equipe de Marketing, que atua nutrindo esta rede de forma ímpar e você, como consultor (vale mesmo para as empresas que não possuem uma equipe de marketing robusta) pode também auxiliar neste processo. Enviando novidades, matérias, alguns acompanhamentos para verificar como está o andamento do projeto, vai fazer este potencial cliente estar sempre lembrando da Empresa/Consultor e, quando este momento chegar, provavelmente terá a chance de conversar novamente, agora com muitas dúvidas que já foram sanadas neste retorno, basicamente um alinhamento de proposta e seguindo para um possível fechamento. Todo o trabalho que foi realizado neste período, com certeza será recompensado no retorno, com o lead mais maduro e confiante no produto/empresa que está contratando e no consultor que o acompanhou neste período. Logo trarei um outro tópico de como após a contratação, outros setores são essenciais para gerar outros negócios. Você é consultor? O que faz para manter estes potenciais clientes no seu radar?
  7. Com certeza Soft Skills é um dos assuntos mais abordados em vários setores, muitos anos atrás já se ouvia falar que, com o acesso ao conhecimento cada vez mais amplo, a forma como vamos aproveitar ele com certeza é um diferencial. Com vários profissionais se formando no mercado, estas habilidades podem ser grandes diferenciais, tanto para contratação, quanto para a evolução. Fazendo uma analogia bem atual e que, acredito que muitos já vivenciaram está no mundo dos games. Em jogos onde você precisa de uma equipe, todos têm acesso às mesmas informações durante o jogo, mesmas skills e armas. Porém o jogo em equipe pode ser primordial para a vitória. O que é melhor para o time, um jogador que tenta fazer tudo sozinho, reclama e não apoia seus companheiros ou aquele que sempre está colaborando, motivando e mantendo o clima bom, mesmo nos momentos mais difíceis ? Parece meio pobre esta comparação, porém grandes profissionais fazem questão de compartilhar o conhecimento, auxiliar os mais novos e manter um bom relacionamento entre todos os que estão envolvidos nos projetos. Estar nesse clima favorável e amistoso, deixa quem está iniciando com mais vontade de ajudar, sem medo de perguntar o que é necessário e, com isso, provavelmente vai evoluir mais rápido, melhor e compartilhar quando for a sua vez de ensinar os aspiras. Outro ponto que eu acho muito importante é que muitas das soft skills, vão te auxiliar não só no trabalho. Nos relacionamentos, família e amigos, cultivar algumas destas qualidades, vão te garantir uma vida bem mais divertida (te garanto). Recentemente fiz um curso da ALURA, onde encontrei o vídeo a seguir. Mesmo o robô sendo extremamente eficiente em várias tarefas, todas as pessoas no bar estão muito felizes e unidos e, ele nunca vai terá essa sensação. E você? Qual qualidade considera essencial para ser uma pessoa melhor?
  8. Recentemente assisti um TED da Sophie Scott e gostaria de compartilhar algumas coisas que me chamaram a atenção. Ela é uma neurologista e possui alguns estudos sobre o tema. Entre eles, como reconhecer um riso forçado ou genuíno. Mas o ponto que mais me atraiu é como o riso transforma o ambiente social e converte situações adversas. Sabe aquele primeiro encontro entre um grupo de pessoas que já se conhecem e, um novo membro recém chegado na empresa, na faculdade ou na família? Geralmente a pessoa que chega fica mais na dela, observa e vai se adaptando. Essa quebra de cordialidade depende muito de alguns fatores, se a pessoa é mais extrovertida ou fechada (eu já chego falando abobrinha kkk), o tempo que o pessoal se conhece e o ambiente. Agora, se rolar um momento de risadas espontâneas tudo muda. O clima se eleva, a conversa flui e parece que este grupo, já conhecia este novo integrante a muito tempo. Alguém se identificou com uma situação semelhante? Pensando no seu dia a dia, quantas vezes você teve a oportunidade de facilitar essa "quebra de gelo" com o novo integrante? Lembra de momentos com os amigos ou família que até hoje você ri ? Este clima bom do riso, pode ser utilizado em muitos momentos e uma das coisas interessantes sobre o que a Sophie comenta é, como ele pode ser um ótimo solucionador de problemas constrangedores. Outro ponto interessante na pesquisa é que, pessoas que convivem em ambientes onde o riso está presente, conseguem resolver conflitos de forma mais simples. Dentro do seu cenário, com certeza você pode encaixar mais momentos alegres para tornar o seu dia e o de quem está a sua volta melhor. Espero que curtam o vídeo e que consigam trazer momentos mais descontraídos para sua rotina. Aqui está o link com o vídeo:
  9. Foi sancionada no dia 31/12/2021, a lei para o MEI caminhoneiro, uma nova categoria de microempreendedor. Para que este novo cenário seja totalmente legalizado será necessário o CERTIFICADO DIGITAL. Neste vídeo explico um pouco melhor, sobre este novo segmento que irá necessitar desta ferramenta e que, com certeza irá trazer mais um aumento no volume de emissões. WIN_20220105_17_07_38_Pro.mp4
  10. Você já parou pra pensar o que te faz acordar todos os dias, tirando o vizinho com obra e o sol batendo na janela? Todos nós temos vários motivos, que muitas vezes acabamos esquecendo nesta rotina diária. Eu por exemplo, tenho alguns planos que gosto de separar, um motivacional e outro mais voltado a planejamento (apenas um relato meu, isso não é essencial). Desde que minha filha nasceu, ela me motivou cada dia mais a ser uma pessoa melhor e buscar o desenvolvimento profissional e pessoal, coruja que se diz por aí. Enfim a motivação é essencial para que todo o ser humano, busque no dia a dia uma forma de se aperfeiçoar, seja como pessoa ou profissionalmente e isso te ajuda a nortear muito sobre sua caminhada. Se você por exemplo, pretende aumentar suas vendas em 30%, para com este faturamento viajar com a família, quitar aquelas contas que assombram suas noites ou para ter uma reserva financeira, estas motivações podem te ajudar e muito, para que tudo seja concluído. Para que isto aconteça de verdade, o ideal é traçar um planejamento para que suas metas sejam alcançadas. Por exemplo, definir alguns cursos na área que pretende ter uma melhor performance e o mais importante, definir prazos. Sem prazos, muitas destas ideias acabam de perdendo. Outro ponto muito importante sobre motivação é, não confundir motivação com estímulos. A motivação vem de dentro, já os estímulos são fatores externos, de nada adianta receber muito estímulo, se não conseguimos ativar a nossa motivação e, claro que o cenário ideal, são este dois fatores em conjunto. Então que tal parar para pensar sobre isso? Definir suas motivações, pode ser uma ótima forma de se tornar cada dia melhor e, com certeza estar perto de pessoas que te estimulam a buscar estas metas, vai ajudar muito. Conta pra gente se este conteúdo fez sentido pra você e se sentir confortável, nos conte suas motivações. Não se esqueça de refletir, independente se sinta ou não confortável, para falar sobre isso. Tenho certeza que em breve, você vai estar bem melhor consigo mesmo. Este artigo foi escrito com um insight do curso de influência e negociação da Conquer, sobre a aula da Professora Cathyelle Schroeder, Diretora de Comunicação do Boticário.
  11. O mercado de certificados digitais está crescendo cada dia mais, hoje dia 03/11/2021, temos exatamente 10.459.313 de certificados ativos e este número tem grande potencial de crescimento, pois além das operações que necessitam dessa ferramenta, cada dia que passa, temos mais processos necessitando dele, levando facilidade, agilidade, economia e além disto, o cuidado com o meio ambiente, já que com o certificado digital, minimizamos e muito a utilização de papel. Levando em conta este mercado gigante, estou escrevendo este artigo para que possam não só analisar na grande quantidade de oportunidades de negócios que ele traz (imaginem quanto foi gasto em mais de 10 milhões de certificados), mas também como através destes atendimentos, buscar um relacionamento eficiente e consultivo a seu cliente. Defina seu público alvo. Definindo este primeiro passo, siga com as estratégias de marketing e divulgação. É muito importante criar posts ou artigos, que atinjam esse seu cliente, para que ele possa estar sempre lembrando de sua empresa. Um atendimento excelente atrai clientes Clichê né? Mas, necessário sempre estar atento, não só aos atendimentos e ao público que está em contato, pois apenas uma experiência ruim, pode ser necessário, para que este cliente não compre mais em sua empresa, mas, que também defina sua imagem e divulgue essa má experiência para toda sua rede. Então o ideal é sempre se manter atualizado, ouvir as necessidades dos clientes e caso haja algum problema, resolva da forma mais humana e ágil, afinal a grande maioria das empresas que possuem AGRs, não tem isso como atividade principal. Dê espaço para o seu cliente Não há nada mais chato que aquelas ligações de produtos e empresas, para oferecer coisas que o cliente final nunca pensou em ter né? Então ouça seu cliente, entenda sua necessidade e se tiver algo que atende essa demanda, mostre a ele que consegue atender com o seu problema/necessidade. Um dos grandes segredos de qualquer venda, seja de produto ou serviço é atender e suprimir uma necessidade, uma dor que ele sente no dia a dia. Faça networking no seu mercado Enquanto muitas empresas tentam engolir as outras no mercado, muitas utilizam sua rede para atender em conjunto. As parcerias são essenciais, para vários segmentos. Não precisa ser necessariamente no seu segmento principal, mas com certeza se você parar para analisar um pouco, verá que algumas empresas, atendem seus clientes em outra necessidade e o bom relacionamento entre estas empresas, pode ser a chave para uma boa performance. Mas, aqui fica uma dica, busque sempre o estreitamento entre empresas que possuem políticas semelhantes as que você atua, assim evitam desgastes desnecessário. Sobre este tema, temos vários pontos que são importantes, qual você considera crucial para sua realidade? Conta pra gente que, a melhor forma de aprender é ensinar.
  12. O certificado digital é um produto que muitas empresas utilizam, uma necessidade no dia a dia de quase todas. Vale lembrar que o certificado digital possui o padrão ICP - Brasil, ou seja, qualquer empresa que comercialize, tem a mesma tecnologia. Resumindo, independente de onde efetue a compra o modelo de certificado terá a mesma função. Além de vender o certificado, você pode criar uma receita recorrente, já que, ele tem um prazo de validade e quando vence, é necessário adquirir outro. Mas, como posso fazer o cliente sempre lembrar da minha empresa? Vamos te passar algumas dicas! Um bom atendimento ao cliente no processo de validação, pode ser a chave para que na próxima vez que ele necessite, lembre-se de sua empresa. Comodidade. Ir até a empresa para realizar o processo de validação, levando em conta que o empresário não precisará se deslocar, pode ser o diferencial que irá definir se ele comprará contigo ou com seu concorrente. Claro que esta modalidade vai depender do teu cenário. Faça o controle destes certificados, com uma planilha ou um sistema e verifique sempre, quais certificados de seus clientes estão vencendo. Muitos clientes esquecem do vencimento e no dia que vence, buscam a primeira pessoa que encontram. Cartões de visita e envelopes com seu contato, para entregar as mídias físicas, também pode ser uma ótima propaganda além de lembrar do seu contato, quando precisar. Passando uma imagem mais profissional visualmente falando. Tem alguma dica para compartilhar conosco ou alguma dúvida? Fique a vontade para nos enviar.
  13. Buenas povo! Acredito que todo mundo tem, ou já teve dificuldades para se organizar no trabalho né? Por mais que tenhamos processos já construídos, sistemas robustos, frequentemente tem algo que acaba ficando pra trás. Ou será que só eu sofro com isso?. Hoje quero compartilhar com vocês, algumas ações que realizo no dia a dia, para não deixar nenhuma tarefa atrasada (ou pelo menos tentar), eu já sofri muito com isso e atualmente, nada fica pra trás (ou quase nada 😬)! Contatos: Para quem atua no comercial ou com atendimentos, sempre tem um sistema para gerar este fluxo, mas, sempre temos novidades durante o dia e imprevistos. Por isso, além do CRM, eu deixo o bloco de notas aberto e tento sempre colocar na agenda do Google contatos que não posso esquecer, ou que retornaram sem estar programado. Desta forma no final do dia, caso esqueça de algum, envio para o CRM. Para o comercial esses imprevistos geralmente são bons 😎. Pesquisas, conteúdos importantes e outros: Sempre que o pessoal envia qualquer pesquisa, seja ela qual for, matérias que eu acho interessante ou qualquer outra coisa, que não seja referente a rotina frequente, eu abro imediatamente em uma nova guia (quem já viu eu apresentando a tela, sabe que a RAM chora e o Chrome dá risada 🤣). Com este procedimento, eu vou utilizando os momentos mais tranquilos do dia, para ler ou responder e conforme verifico, fecho ela. Lembrando que qualquer tipo de pesquisa, é muito importante, por trás dela, tem o trabalho de algum colaborador ou vários, que necessitam dela com o maior número de dados, para que possam analisar e trazer melhorias para todos. Empatia. Quando termino minhas atividades, caso não tenha fechado as guias que abri, vou verificando todas antes de bater o ponto e fechando guia por guia, assim eu garanto que não perdi nenhuma informação importante, nem deixei de colaborar com nenhuma pesquisa. Fim do expediente: Sempre que termino minha carga horária, eu reviso a agenda e as guias para garantir que nada ficou pra trás. Venho trabalhando desta forma, desde que estou em Home Office e tem me auxiliado bastante, para que no fim do dia, nada fique acumulado. Eu acredito que nenhuma solução é mágica e nem tudo que funciona para um, funciona para todos. O importante é buscar uma forma de construir essas rotinas de maneira que seja tranquila, adaptando com sua realidade e principalmente na forma que melhor visualiza elas, para conciliar com os sistemas que utiliza e assim terminar o dia sem precisar fazer nenhuma corrida. E você? O que costuma fazer no seu dia a dia para se organizar? Compartilha conosco.
  14. Agora que sabemos um pouco mais sobre o que mudou no processo de validação por videoconferência, vamos ao que é necessário para utilizar esta modalidade. A validação é o processo de conferência de documentos e do representante legal, que é realizada pelo AGR ( Agente de Registro), que é o profissional devidamente treinado e credenciado por uma AR ( Autoridade de Registro) e autorizado pelas órgãos que normatizam a emissão. Parece complicado, mas, nem tanto. Ou é? Sempre me questiono sobre isso, as vezes o que faz parte do nosso dia a dia, parece ser tão simples, que acabamos bloqueando a melhor forma ou a mais clara de repassar estas informações, por isso, qualquer dúvida que surja, fiquem a vontade para questionar. A sua dúvida pode ser a mesma de outro amigo que tem vergonha de perguntar. Documentos necessários para realizar a validação Pessoa Física - CNH Isso mesmo, para emitir um certificado para pessoa física, o cliente só precisa ter a CNH. Minha CNH está vencida, posso utilizar? Sim, a CNH é valida como documento de identificação, mesmo após 10 anos de seu vencimento. Documentos necessários para realizar a validação Pessoa Jurídica Porte da empresa MEI: - CNH do representante legal da empresa, quem assina por ela na RFB. - Cartão CNPJ Portes acima de MEI - CNH do representante legal da empresa, quem assina por ela na RFB. - Cartão CNPJ + QSA (quadro de sócios e administradores) ou contrato social com chancela digital. Onde consulto se minha empresa ou do meu cliente possui QSA? https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp Após inserir o CNPJ, clique em não sou um robô. Tá, sabemos que esse Captcha da RFB é chato, mas, vai dar certo. Este site devido a quantidade de acessos, em muitos momentos fica instável, então, um pouquinho de paciência e um cafezinho ajudam. Após consultar o cartão CNPJ, no canto inferior esquerdo, temos o botão consultar QSA, como na imagem abaixo Após clicar neste botão, se aparecer o quadro societário, pode prosseguir, caso não tenha, aparecerá a mensagem que "Não possui QSA na Base de dados", é necessário o contrato com chancela digital. Minha empresa é ME, não possui sócios, preciso do QSA ou da chancela? Sim. Mesmo que sua empresa não possua sócios, mas, se enquadre em um porte onde possa onde é possível adicionar, temos que provar para o AGR que só existe um sócio e que ele assina por ela. Minha empresa tem o porte acima do MEI, não tem o QSA nem contrato com chancela digital posso fazer por videoconferência? Não! Primeiro verifique com seu contador, se ele consegue atualizar o QSA ou solicitar a Chancela Digital com a Junta comercial de seu estado. Se tiver urgência, procure um ponto de atendimento para realizar a validação presencial. Em resumo, estes são os documentos necessários, podem ocorrer algumas variações, como por exemplo, nome da representante divergente no documento apresentado, com o nome que consta na Receita, neste caso temos duas formas de resolver. Sua CNH está com nome de casada, mas na RFB, consta nome de solteira. Basta solicitar nas agências dos correios a atualização. Sua CNH consta nome de solteira, e na RFB de casada. Neste caso, somente quando for renovar sua CNH. Busque o atendimento presencial. Espero que tenham gostado do conteúdo e deixem suas dúvidas e opiniões sobre novos Tópicos.
  15. Muitos setores de todo o mundo, foram afetados durante a pandemia. Já no ramo de CERTIFICAÇÃO DIGITAL, o cenário é totalmente diferente. Como muitos processos podem ser realizados com ele e a distância, muitos que não sabiam de sua utilidade ou que não utilizavam por costume, aderiram a esta ferramenta. Com isto mesmo em um período turbulento na economia, este setor segue batendo recorde. "Desde junho do ano passado, a emissão de Certificados Digitais vem batendo recordes mensais consecutivos. Neste último mês de abril foram cerca de 107 mil certificados digitais ICP-Brasil a mais, comparado ao mesmo período de 2020, representando um crescimento de 27,3%. Neste ano já se contabiliza a emissão de 2.361.804 certificados digitais no padrão ICP-Brasil até o final do mês de abril, crescimento de 38,97% de emissões em relação ao ano anterior. Para o diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, "o mercado da ICP-Brasil está participando ativamente na missão de massificar e popularizar do uso do Certificado Digital e está aproveitando as oportunidades que o contexto atual trouxe, inclusive com a nova modalidade de emissão primária por videoconferência. Mas ainda falta à indústria uma visão atualizada e moderna do modelo de negócio, migrando do 'produto Certificado Digital' para o 'serviço Certificação Digital'; Há muito espaço a ser explorado para beneficiar o cidadão e mostrar a utilidade da Certificação Digital." Fonte: https://www.gov.br/iti/pt-br/assuntos/noticias/indice-de-noticias/icp-brasil-bate-recorde-de-emissoes-em-abril Confira os números de emissões e da estrutura da ICP-Brasil em: https://numeros.iti.gov.br/ Hoje são mais de 10 milhões de certificados ativos no país e a tendência é que este número, não pare de crescer. Imagine que o cenário do Home Office, que já é uma realidade, cresça cada dia mais. Qual seria a opção mais segura, para assinar documentos, sem a necessidade de imprimir, assinar, autenticar e enviar de volta para a empresa por exemplo? O Certificado Digital. Além da questão ambiental, sem a impressão do papel, economizamos tempo e dinheiro, seja no pagamento de impressão e autenticação ou no deslocamento até cartórios, por exemplo. A TECNOSPEED, já utiliza o certificado digital para seus colaboradores e hoje conseguimos assinar vários documentos com ele, de forma rápida e sem transtornos para o colaborador e com segurança para a empresa. Acreditamos que cada vez mais, teremos empresas aderindo a esta modalidade, pois mesmo com a volta do trabalho presencial, este processo é muito mais ágil com o certificado. Desta forma devemos ter, além dos processos que são realizados por empresas, um grande aumento de utilização por Pessoas Físicas, facilitando e agilizando tanto o colaborador, como o empregador. A assinatura com certificado digital, garante a autenticidade de que o proprietário dele assinou, pois no processo de emissão o detentor do certificado, cria uma senha onde somente ele pode instalar e utilizar. Hoje este mercado movimenta não só valores, mas também, a proximidade com empresa e tomadores de decisões. E você, já conhecia os detalhes deste ramo? Deixe suas dúvidas e sugestões.
  16. Agora que sabemos um pouco mais sobre o que mudou no processo de validação por videoconferência, vamos ao que é necessário para utilizar esta modalidade. A validação é o processo de conferência de documentos e do representante legal, que é realizada pelo AGR ( Agente de Registro), que é o profissional devidamente treinado e credenciado por uma AR ( Autoridade de Registro) e autorizado pelas órgãos que normatizam a emissão. Parece complicado, mas, nem tanto. Ou é? Sempre me questiono sobre isso, as vezes o que faz parte do nosso dia a dia, parece ser tão simples, que acabamos bloqueando a melhor forma ou a mais clara de repassar estas informações, por isso, qualquer dúvida que surja, fiquem a vontade para questionar. A sua dúvida pode ser a mesma de outro amigo que tem vergonha de perguntar. Documentos necessários para realizar a validação Pessoa Física - CNH Isto mesmo para emitir um certificado para pessoa física, o cliente só precisa ter a CNH. Minha CNH está vencida, posso utilizar? Sim, a CNH é valida como documento de identificação, mesmo após 10 anos de seu vencimento. Documentos necessários para realizar a validação Pessoa Jurídica Porte da empresa MEI: - CNH do representante legal da empresa, quem assina por ela na RFB. - Cartão CNPJ Portes acima de MEI - CNH do representante legal da empresa, quem assina por ela na RFB. - Cartão CNPJ + QSA (quadro de sócios e administradores) ou contrato social com chancela digital. Onde consulto se minha empresa ou do meu cliente possui QSA? https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp Após inserir o CNPJ, clique em não sou um robô. Tá, sabemos que esse Captcha da RFB é chato, mas, vai dar certo. Este site devido a quantidade de acessos, em muitos momentos fica instável, então, um pouquinho de paciência e um cafezinho ajudam. Após consultar o cartão CNPJ, no canto inferior esquerdo, temos o botão consultar QSA, como na imagem abaixo Após clicar neste botão, se aparecer o quadro societário, pode prosseguir, caso não tenha, aparecerá a mensagem que "Não possui QSA na Base de dados", é necessário o contrato com chancela digital. Minha empresa é ME, não possui sócios, preciso do QSA ou da chancela? Sim. Mesmo que sua empresa não possua sócios, mas, se enquadre em um porte onde possa onde é possível adicionar, temos que provar para o AGR que só existe um sócio e que ele assina por ela. Minha empresa tem o porte acima do MEI, não tem o QSA nem contrato com chancela digital posso fazer por videoconferência? Não! Primeiro verifique com seu contador, se ele consegue atualizar o QSA ou solicitar a Chancela Digital com a Junta comercial de seu estado. Se tiver urgência, procure um ponto de atendimento para realizar a validação presencial. Em resumo, estes são os documentos necessários, podem ocorrer algumas variações, como por exemplo, nome da representante divergente no documento apresentado, com o nome que consta na Receita, neste caso temos duas formas de resolver. Sua CNH está com nome de casada, mas na RFB, consta nome de solteira. Basta solicitar nas agências dos correios a atualização. Sua CNH consta nome de solteira, e na RFB de casada. Neste caso, somente quando for renovar sua CNH. Busque o atendimento presencial. Espero que tenham gostado do conteúdo e deixem suas dúvidas e opiniões sobre novos Tópicos.😎
  17. Em tempos de pandemia, nosso dicionário tem agregado várias novas palavras que estão sendo utilizadas com frequência: call, videoconferência, home office, acesso remoto, etc. No ramo de Certificação Digital, a Videoconferência entrou com tudo em meio a essa nova realidade, principalmente com a Lei nº 14.063. "A Medida Provisória nº 983, de 16 de junho de 2020, convertida e sancionada na Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020, trouxe nova legislação a respeito das emissões de certificados digitais, precisando de nova regulamentação da ICP-Brasil. A regulamentação pelo CG ICP-Brasil aconteceu com a publicação da Resolução nº 177, de 20 de outubro de 2020. A resolução prevê expressamente que procedimentos e requisitos técnicos deverão ser definidos em Instrução Normativa da AC Raiz (ITI). Estes devem assegurar nível de segurança equivalente à forma presencial, garantindo a validação das mesmas informações de identificação e biométricas, com o emprego de tecnologias eletrônicas seguras de comunicação, interação, documentação e tratamento biométrico." Fonte: https://www.gov.br/iti/pt-br/assuntos/noticias/indice-de-noticias/saiba-mais-sobre-a-emissao-primaria-de-certificado-digital-por-videoconferencia Muitos termos técnicos né? Calma, vou explicar de forma mais simples essa nova Lei. Na realidade já era possível a validação por videoconferência, porém, devido a restrições de segurança e algumas exigências, era muito complicado para o cliente e o próprio AGR ( Agente de Registro), conseguir realizar este processo. Com esta nova Lei sancionada, o processo ficou mais simples, ágil e principalmente seguro. Frisar um ponto importante aqui, o certificado digital, é a nossa "caneta" no ambiente virtual, ou seja, com ele podemos assinar documentos PJ e PF, e provar a autenticidade de quem assinou, imagine se não tivesse segurança para você emitir seu RG? A quantidade de fraudes que teríamos ( mais do que já temos), com o certificado sem segurança, correríamos os mesmos riscos no ambiente virtual. Agora com esta nova Lei, a emissão primária, ou seja, de quem nunca fez nenhum certificado digital, pode ter a sua validação realizada por videoconferência. Antes dessa Lei, apenas quem já tinha feito a coleta presencialmente de foto e digital, conseguia essa comodidade. Hoje, este processo de validação, leva em torno de 3 a 5 minutos e a videoconferência, pode ser acessada de um computador com webcam, notebook ou smartphone, utilizando seu navegador, o representante só precisa estar com a CNH em mãos. Após o término desta validação, o cliente receberá em seu e-mail, um código para emitir seu certificado. Mas, e aí? Quais são as exigências para eu ou meu cliente usufruir desta comodidade e realizar esta validação, sem precisar se deslocar? Vou criar um tópico com todos estes detalhes, para que fique de forma mais organizada e assim podemos tirar todas as dúvidas de forma organizada. Tem algum tema sobre certificados digitais que tem dúvidas ou curiosidade? Deixa aí, que vamos tentar esclarecer o mais rápido possível.😎
  18. Ótimo ponto Leonardo, confesso que sofri muito com isso até entender melhor, o que posso aprender com meus Líderes. Tem uma frase que levo pra vida desde que ouvi ela. "Quando a pessoa te cobra, significa que ela confia em ti e sabe que você pode mais. A pessoa que não quer ver você progredir, não te indica onde errou, para que continue sempre estagnado ." Assim como cobramos nossos familiares, amigos, etc., quando sabemos que estão fazendo algo errado, nosso amor por eles nos faz cobrar ou apenas sugerir os pontos que podem melhorar, pois queremos o sucesso deles. O tom dessa conversa é claro, vai depender da quantidade de vezes que avisamos, a urgência e a gravidade. Quem não teve aquela pessoa que sempre te incomodava e na prova pedia cola? Provavelmente, a grande maioria iria preferir que ele reprovasse e que não fosse adiante, para que no próximo ano, esta pessoa não estivesse na mesma sala. Já aquele parceiro e amigo, você sempre o ajudaria, para que sempre estivesse ao seu lado, mesmo que fosse necessário falar pra ele: " Bora terminar esse trabalho hoje sem choro?". Resumindo, eu considero que uma conversa é sempre bem vinda, seja ela mais rígida ou mais amigável, sempre há algo para aprender, melhorar e colocar em prática. Cabe a quem recebe a mensagem, ficar se martirizando ou contestar junto ao Líder, uma forma de buscar melhorias, tanto em sua rotina, quanto na equipe.
×
×
  • Create New...