Jump to content

Gravador de Macro utlizando o editor de textos CONTEXT


Postagens Recomendadas

Olá, tudo bem com você? Vamos ver a seguir como realizar a repetição de uma macro utilizando o editor de textos Context.

Para iniciar vamos contextualizar o que é uma macro. A macro é uma sequência de comandos de um aplicativo ou conjunto de instruções de uma linguagem de programação, passíveis de serem armazenados em disco ou na memória como entes independentes que, quando solicitados, executam os comandos ou as instruções na mesma sequência em que foram armazenados/gravados.

Como agora já sabemos o que é uma macro, vamos aos trabalhos.

Inicialmente teremos um texto sequenciado, então vamos supor que eu tenha uma lista de vários cnpj's, e eu necessito realizar a inserção de aspas e virgula para que esses dados sejam utilizados para realizar um select dentro de um where de uma query no banco de dados, então teremos a seguinte lista:

Lista de CNPJ:

image.png

então usando essa lista acima vamos realizar o seguinte procedimento>

1. Esse é editor de texto com a lista de cnpj's

image.png

2. No Menu de opções vamos escolher Ferramentas/Gravar Macro, nesse momento o cursor do texto já deverá estar localizado onde deverá estar posicionado no momento da execução da macro.

image.png

3. Quando escolher a opção Gravar Macro, abrirá uma caixa para que seja possível definir o nome da Macro e o atalho que a executará.

image.png

 

4.Após a escolha do atalho e clicar em OK a gravação está rodando, então tudo o que você fizer a partir de agora o editor vai gravar e executar no momento que a macro estiver rodando. Então inserimos aspas entre o texto e a virgula ao final do texto, e já posicionamos o cursor na linha abaixo.

image.png

5. Ao concluir a gravação da macro, vamos voltar no menu de opções e escolher ferramentas/gravar macro

image.png

6. Após esse processo será necessário somente apertar os botões de atalho que criamos (CRTL+Q) que a macro irá inserir as aspas e virgula nas linhas abaixo.

 image.png

 

Isso é possível ser feito utilizando textos mais complexos porém com um certo "padrão", pois para que a macro seja criada vamos precisar de um ponto de referência para que seja possível buscar e seguir com a regra de inserção de dados. Mas isso será um novo tópico para trazer para vocês. 

Espero que tenham gostado da dica, e que possa utilizá-la no seu dia a dia para melhorar sua produtividade. Como sempre, não se esqueça de me contar o que achou, se já conhecia a ferramenta ou não, e se você gostou do conteúdo, envie para seus amigos e colegas de trabalho, para que eles também possam conhecer essas funcionalidades que salvam nosso dia a dia!

Valeuuu e até a próxima!

  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...