Jump to content

PHP sem instalar XAMP / Servidor embutido no Windows


dvN

Postagens Recomendadas

Eaii Dev, tudo certo ?

Eu me atrapalhei algumas vezes utilizando softwares que criam servidores localmente para o PHP  como WAMP,XAMP etc. Devido a esses perrengues procurei outros meios onde eu poderia conseguir trabalhar com essa linguagem sem usar tais ferramentas, e acabei encontrando uma forma de iniciar servidor embutido do próprio Windows para trabalhar com PHP.

PHP server embutido no Windows passo a passo.

Downloads

-Pacote Microsoft Visual C++

image.png

-Versão PHP, recomendo as versões que estejam destacado como "Estável e atual". 
Observação : Verificar qual é o Sistema Operacional utilizado na máquina e baixar os arquivos do Visuacl C++ e PHP compatíveis com os mesmo, 64 bits ou 32 bits. 

Instalação

-Instalar a o pacote Microsoft Visual C+++ baixado .

- Criar diretório com nome de PHP no disco C:\, exemplo  "C:\PHP" . 

-Extrair arquivos do zip baixado com versão do PHP para o diretório criado com nome de PHP .

-Localizar dentro da pasta "C:\PHP" arquivo chamado "php.ini-development"  renomear este arquivo para o nome "php.ini" e salvar.

Configuração de Sistema

Adicionar variavel de ambiente do PHP.

Seguir o seguinte caminho no Windows : Painel de Controle > Sistema > Configurações avançadas do sistema > Variaveis de Ambiente.

Localizar á variável chamada "Path" clicar em editar adicionar um novo caminho,  o diretório em que foi extraído o PHP  ou seja "C:\PHP".

image.png

Após adicionar o caminho do PHP na váriavel Path o Windows já ira conseguir reconhecer o php, podemos estar realizando o teste rodando os seguintes comando no cmd "php" ou "php -version" . Para utilizarmos o PHP junto com servido do windows é necessário configurarmos o arquivo "hosts", segue.

Configurando arquivo 'hosts'

-Executar o bloco de notas como administrador. (rsrs é sério)

-Usar a função "Abrir" (Ctrl+O) para localizar o arquivo "hosts" no seguinte diretório "C:\Windows\System32\drivers\etc".

Observação : Para visualizar o arquivo "hosts" é necessário alterar a visualização para "Todos Arquivos" conforme a imagem abaixo. 

image.png

Abra o arquivo e verifique se o mesmo irá conter o seguinte comando "127.0.0.1       localhost" caso já exista, verifique se o mesmo não possui algum caractere especia como "#"  no começo da linha realizando comentário do código, caso houver, retire-o. Se o arquivo "hosts" não houver o comando basta adicionar "127.0.0.1       localhost" antes da ultima linha de código.

image.png

Salvar o arquivo com o comando, e pronto finalizado. Já podemos iniciar o servidor local PHP.

Startando servidor local PHP

Para startar nosso servidor PHP local basta seguir os seguintes passos.

1° Abrir o CMD e entrar via linha de comando no diretório onde contenham os arquivos PHP.

Exemplo de como acessar pasta via linha de comando  cmd, rodar o seguinte comando cd + diretório da pasta com os arquivos php, dessa forma : 

" cd C:\PHP Demos\Arquivos PHP\ "

image.png

2° Após acessar o diretório pelo CMD, basta executar o seguinte  comando na mesma linha " php -S localhost:8000 " onde "8000" é o numero da porta utilizada, você pode alterar para porta da sua preferência, assim como diretório dos arquivos PHP também. 

image.png

Se a mensagem for como essa, sucesso, temos o servidor iniciado na máquina local sem nenhum aplicativo de terceiros, apenas PHP e recursos do Windows.

Realizando Teste

Como tenho um arquivo chamado "Teste.php" no diretório informado ao iniciar o servidor, realizei o seguinte teste.

Rodei no Google Chrome o comando http://localhost:8000/Teste.php e o retorno foi :

image.png

Estrutura do arquivo Teste.php : 

<?php

echo "Olá A Casa do Desenvolvedor";

?>

FIM. Pronto para utilizar PHP na máquina. Sempre que for trabalhar com a linguagem, seguir o procedimento do trecho " Startando servidor local PHP " desse artigo.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informação Bônus

Apesar de ser uma instalação que "teoricamente" traz poucos recursos na sua primeira instalação, você pode estar incrementando com Frameworks e também com muitas das extensões que já estão disponíveis, basta apenas que sejam ativadas no arquivo "php.ini" que está no diretório "C:\PHP". 

Como utilizar extensões disponíveis 

- Abrir arquivo "php.ini" e retirar o o ponto virgula que está comentando a linha de código, salvar o arquivo e pronto, extensão ativada.

image.png

 

Qualquer dúvida ou problemas que venham à surgir estou à disposição pessoal!!

 

 

  • Curtir 5
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...