Jump to content

Como conduzir uma verificação de um problema que parece ser IMPOSSÍVEL de resolver?


Gines

Postagens Recomendadas

Fala Pessoal, beleza?! 
 

Nesse tópico vou comentar um assunto que faz parte do dia-a-dia de todos nós, sabe aquele problemão que apareceu pra você resolver que parece ser IMPOSSÍVEL? Então, por mas que a gente saiba que esses problemas em sua grande maioria tem solução, manter uma boa postura mental ou organizacional do problema pode facilitar muito a sua verificação e solução! 

Hoje vou trazer alguns pontos que podem te ajudar a se organizar, mentalmente e organizacionalmente para encarar esse  tipo de desafio com uma mão nas costas 😄 

O que quero dizer com uma boa postura mental e organizacional?  

É muito comum que esse tipo de problema nos tire dos eixo, dependendo do nível de complexidade real ou aquele que nós criamos para o problema. É ai que entra uma boa postura mental e organizacional: 

  • Mental, pois nos ajuda a centrar melhor os pensamentos e a  não surtar diante de um desafio como esse;
  • Organizacional, pois com a mente centrada podemos entender qual a melhor forma de nos organizarmos para resolver o problema.

Como manter um bom mental frente à um grande problema? 

Para não deixar esse conteúdo muito complexo, vou apresentar dois pontos em tópicos que podem te ajudar a manter um bom mental nessas situações, são eles: 

  • Não é possível voltar no tempo, por mais simples que essa frase pareça ela se torna muito poderosa quando entendemos o seu conceito, seja de forma radical ou suavemente, ter esse conceito instaurado na mente ajuda bastante nessas situações...já que o problema não vai sair correndo dali e o tempo não vai voltar ao seu favor. Entender esse conceito prematuramente ajuda sua mente a se preparar para problemas "impossíveis" como o que está prestes a enfrentar. 
  • Gratidão, por mais clichê que pareça essa palavra nos dias de hoje cultivar esse sentimento mesmo que para um problemão que você tem pra resolver é bastante eficaz. Ser grato pelo problema que tem pra resolver te ajuda a amenizar o peso desse problema. Mas ao que eu devo agradecer? Bom, ai vai da interpretação de cada um para o problema e situação, mas de forma geral problemas impossíveis depois de resolvidos agregam um conhecimento gigante de causa para quem o resolve e todos sabemos que conhecimento é algo valiosíssimo. 


Como manter uma boa organização frente à um grande problema? 

No quesito organização não tem muito segredo, de verdade! Vou pegar de base o contexto que a maioria de nós estamos inseridos, quanto chega aquele B.O. gigante pra resolver. 
Seja ele um deploy incorreto que você realizou, uma chamada da API quebrando para toda a sua base de clientes, aquele bug misterioso que você não consegue identificar ou até mesmo o começo de uma implantação onde você não tem perspectiva nenhuma de como iniciar. Estou aqui não apenas para te ajudar a passar por isso, mas também para te dizer que TUDO TEM SOLUÇÃO, essa frase é a chave para resolver tudo isso. 

          Como uma simples frase pode ser capaz de me ajudar a resolver um problemão? 

Entender que tudo tem uma solução te ajuda a se organizar melhor para resolver o problema. Em suma, se você tem um problema quase impossível, mas sabe como chegar lá de alguma forma ou não faz ideia de como começar vou te dar mais duas dicas que te ajudarão a se organizar para resolver um problemão: 
 

  • Faça a dissecação do problema, imagine ele como uma escada onde os primeiros degraus são os passos mais simples a se fazer na verificação. Seja observar o mínimo dos detalhes como um caractere incorreto, uma variável declarada onde não deveria ou até um erro básico de sintaxe. Vá escalonando as etapas de verificação do mais simples ao mais complexo e isso te ajudará muito a chegar em uma solução com menos esforço. 
  • Não pule nenhum degrau (ou passos da verificação), essa segunda dica é até mais importante que a primeira. Tendo em vista que fazer esse processo de dissecação do problema seja cansativo é bastante tendencioso que nos forcemos a pular algumas etapas, mesmo que involuntariamente. Por experiência eu te garanto que a solução do problema na maioria das vezes daria início naquela etapa que você pulou sem perceber ou até mesmo percebendo.  
     

E chegamos ao final desse post, espero ter te ajudado na tomada de decisões para aqueles problemas que parecem impossíveis de se resolver. Vale lembrar que esse conteúdo foi escrito inteiramente com base na minha abstração dos problemas do dia-a-dia e baseado nas dicas que recebi quando enfrentei problemas assim.  
Até logo! 😉

  • Amei 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...