Jump to content

Saindo do Scrum e Kanban e aprendendo XP (Extreme Programming)


Postagens Recomendadas

Atualmente escutamos muito falar de metodologias como Scrum, Kanban, no cenário do Desenvolvimento de Software, mas não são apenas essas que existem.

Já ouviu falar do XP ?

O XP (Extreme Programming) é uma metodologia  ágil, que possui seu foco no Desenvolvimento de Software, possui valores e princípios que moldam e organizar dando assim um norte para os envolvidos no desenvolvimento. Diferentemente do SCRUM o XP foi criado focado exclusivamente em agilizar o Desenvolvimento de Softwares.

Valores:

  • Simplicidade: O XP prega em seus valores a simplicidade no processo de desenvolvimento, quando se fala em simplicidade no XP é o foco da equipe em fazer aquilo que apenas é necessário no momento, concentrar as suas forças nesse objetivo.
  • Coragem:  A coragem de sair da zona de conforto, implementar mudanças, um projeto em seu processo de desenvolvimento tende a ter diversas mudanças, então o XP prega ter coragem em realizar essas mudanças, não apenas isso, aprender com os erros, fazer o que é necessário, refazer, entre outros exemplos.
  • Feedback: O Feedback no XP é aplicado com o objetivo de diminuir o tempo entre o momento de que uma ação é executada e o seu resultado é ser observado, assim tendo uma comunicação constante e um alinhamento de ideias e expectativas.
  • Respeito: O respeito é um valor básico da vida, se não há respeito entre os membros de equipe, não há uma forma  que o projeto seja bem sucedido. Saber ouvir, compreender e respeitar os diferentes pontos de vista dentro de uma equipe é a chave para o sucesso e criação de um ambiente de time muito saudável.  
  • Comunicação: Comunicação é outro pilar importantíssimo no Desenvolvimento de Software, seja a comunicação entre o cliente e o time de desenvolvimento, passando o feedback de seus problemas ou o  que precisa ser melhorado, e também a comunicação interna do time com o repasse de sabedorias e ajudas.

 

Princípios: 

  • Cliente Presente: Tendo como valores a comunicação, feedback o XP tem como principio, ter sempre o cliente presente durante o desenvolvimento. Essa comunicação próxima com o cliente, gera resultados importantíssimos, pois com o cliente onde que vai ser identificado novas melhorias, problemas e assim agilizando o resultado final mais polido possível.
  • Metáfora: O uso de metáforas é uma forma de alinhar ideias difícil em um cenário desconhecido, metáforas auxilia na comunicação com o cliente.
  • Planejamento: Planejar é a melhor forma de organizar um projeto, planejar o que deve ser desenvolvido, o tempo que vai ser levado para o desenvolvimento. O planejamento é importante para que seja feito tudo o que há de mais importante dentro do projeto.
  • Stand-up Meeting: São reuniões curtas, feitas para manter o alinhamento da equipe e cada um saber o que exatamente cada um está fazendo, em que ponto está o projeto e se possui algum impedimento nas tarefas. No cenário presencial essa reuniões são feitas em pé. 
  • User Story: Descreve o comportamento geral do sistema, nessa descrição deve se concentrar no comportamento externo do sistema, é descrito um cenário de uso do usuário.
  • Testes constantes: No XP é utilizado o TDD (Test Driven Development), o teste é uma peça central, pois nos teste que vão se antecipar problemas futuros que o sistema possa apresentar e assim corrigi-lo o quanto antes possível.
  • Pair Programming: No XP as pessoas desenvolvem em pares, pois duas cabeças pensam melhor do que uma. Essa programação em par sempre a um piloto que tem como função escrever o código e a outra pessoa que está ali para auxiliar e dar ideias. Essa programação em par tende reduzir drasticamente a ocorrência de bugs, melhorar a disseminação de conhecimento entre os integrantes do time e aumentar a velocidade do desenvolvimento.
  • Integração Contínua: No XP sempre que há uma feature nova, nunca se deve esperar muito tempo para integrá-la a versão mais atual do sistema, assim diminuindo os conflitos e erros de código.
  • Releases curtos: A liberação esporádica de novas versões do projeto, ajuda muito no feedback final do cliente, pois com a liberação de pequenas funcionalidades, o cliente consegue dar um feedback mais focado e objetivo e assim auxiliando nas futuras melhorias ou aceitação do projeto por parte do cliente.

Conclusão:

O XP é uma metodologia muito flexível e com seus processos bem definidos, melhorando assim o Desenvolvimento de Software e também podendo ser acoplada a outra metodologias como até mesmo os próprio SCRUM.  Não existe a melhor metodologia ou aquela que faz milagre e garante uma organização e um desenvolvimento bem sucedido, mas sim a que se encaixa melhor para o cenário do projeto. 

  • Curtir 3
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...