Jump to content

Gravador de Passos do Windows


Postagens Recomendadas

  • Administradores

Eai Dev, tudo certo?

Recentemente falamos sobre a Área de Transferência do Windows, e hoje iremos falar sobre outra ferramenta muito interessante também do Windows, o Gravador de Passos.

Pelo nome talvez você se lembre daqueles aplicativos que contam os passos conforme você anda com o seu celular ou smartwatch, mas é algo bem diferente, na verdade, o Gravador de Passos registra todo o passo a passo com capturas de tela e descrições textuais de tudo o que você fizer no seu computador enquanto estiver no modo de gravação, o que torna essa ferramenta muito útil para criação de tutoriais e documentações rápidas. Agora que você já sabe do que se trata, bora aprender como configurá-la e utilizá-la...

*Lembrando que essa ferramenta está disponível em várias versões do Windows, porém a que está sendo utilizada nesse guia, é o Windows 11.

Para começar, vamos buscar por "Gravador de passos" na pesquisa do Windows, então clicar em "Abrir":

image.png

Então, você verá uma pequena janela como essa:

image.png

Com a janela do gravador aberto, o primeiro passo é acessar as configurações, clicando no botão de ajuda, representado pelo ponto de interrogação, e então selecionando "Configurações...":

image.png

Você então verá a seguinte janela:

image.png

Essa janela possui algumas configurações, a "Habilitar captura de tela" sempre deixaremos com o "Sim", pois é nosso objetivo principal, já a opção "Arquivo de Saída", eu recomendo não utilizar, pois toda gravação que você fizer, será gravada no mesmo local e com o mesmo nome, portanto, quando fizer novas gravações, as antigas com o mesmo nome serão sobrescritas e seu conteúdo será perdido, então o que costumo fazer é deixá-la em branco, e salvo as gravações manualmente após finalizá-las como mostrarei a seguir.

A última opção é a que queremos alterar, que se trata do limite de capturas recentes, que por padrão é 25, mas podemos alterar conforme a necessidade, pois ao passar do número limite, as primeiras capturas serão perdidas, por exemplo, em uma gravação com 50 passos e limite de 25, apenas os últimos 25 passos serão registrados com capturas de tela.

Detalhe importante: As configurações são perdidas ao fechar a janela, sendo necessário reconfigurar toda vez que for utilizar.

Finalizando nossa configuração, podemos fechá-la e voltar para a janela inicial, onde veremos que o primeiro botão é o "Iniciar Gravação", que como próprio nome diz, inicia uma gravação, e após clicar nele, todas as ações que você fizer já estarão sendo registradas, e a janela agora se parecerá com isso:

image.png

Os botões "Parar Gravação" e "Adicionar Comentário" ficarão disponíveis, e o "Iniciar Gravação" é substituído por "Pausar Gravação". O "Pausar Gravação" permite que você pause e retome a gravação a qualquer momento, o botão "Parar Gravação" finaliza a gravação e abre uma nova janela com o relatório da gravação, e o "Adicionar Comentário" permite que você adicione anotações e comentários que aparecerão no relatório final, mas esta opção não costumo utilizar, pois apenas utilizo as imagens do relatório final.

Após gravar seu passo a passo, clique em "Parar Gravação", então abrirá uma janela com o seu relatório, que se parecerá com isso:

image.png

Nesse relatório, você poderá salvar ou copiar as imagens e informações que achar necessário, e caso queira salvá-lo para extrair seu conteúdo em outro momento, simplesmente clique no botão "Salvar", e caso não tenha ficado contente com a gravação, basta gravar novamente clicando no botão "Nova gravação", os dois botões são encontrados no canto superior esquerdo da tela:

image.png

Você perceberá também que o relatório contém muitas informações técnicas sobre os programas com os quais interagiu durante a gravação, o motivo disso é que essa ferramenta foi criada pela Microsoft com o intuito de auxiliar na resolução de problemas, onde o usuário deve gravar o passo a passo que percorreu para obter o erro ou problema específico que esteja tendo, e enviá-lo ao suporte técnico que irá analisar o caso em busca de uma solução, por esse motivo também, utilizei a palavra relatório para descrever o resultado da gravação.

Na imagem a seguir, podemos ver um exemplo de tais informações técnicas, encontradas no fim do relatório:

image.png

Outro ponto importante a citar é a qualidade das imagens, que demonstra ser inferior a de uma captura de tela comum, então dependendo do seu objetivo, talvez essa ferramenta não atenda sua necessidade e seja melhor utilizar o bom e velho "Print Screen".

Lembrando que isso não significa que a ferramenta nunca poderá te ajudar, pois em casos que você precise criar documentações simples e rápidas para seu time, ou precise simplesmente fazer um mini tutorial para um colega, ela com certeza irá te salvar um bom tempo.

Para ver um exemplo prático sobre a qualidade da imagem, a primeira imagem desse post é uma captura dessa ferramenta, e todas as outras são capturas de tela comuns, volte ao topo da página e analise a diferença, e aproveite para me contar se você tinha notado a diferença antes, ou se só percebeu isso agora.

Espero que tenha gostado da dica, e que possa utilizá-la no seu dia a dia para melhorar sua produtividade. Como sempre, não se esqueça de me contar o que achou, se já conhecia a ferramenta ou não, e se você gostou do conteúdo, envie para seus amigos e colegas de trabalho, para que eles também possam conhecer essa ferramenta!

Valeuuu e até a próxima!

  • Curtir 3
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora
×
×
  • Create New...