Jump to content

Construindo uma Rede Segura - A Sala Técnica


Osvaldo Almeida

Postagens Recomendadas

Se Acaso não leu o início clique no link e leia como tudo começou:
https://forum.casadodesenvolvedor.com.br/topic/44712-infraestrutura-construindo-uma-rede-segura/#comment-46259
 

Agora sim, vamos ao segundo episódio de nossa saga.

 


A Sala Técnica

 

Bom, a sala técnica precisa ser grande?
Depende, depende do que você pensar em colocar lá dentro e da sua organização para os cabos e equipamentos, mas de todo modo em uma sala de 4 X 4mts fazemos milagres rsrsrs.

A melhor forma de começar a organizar essa sala é definir por onde entrarão os cabos de rede, - “ah mais minha rede será wireless”. Ok, e os cabos para ligar nos equipamentos de wifi? Eu particularmente recomendo gastar um pouco mais e instalar um piso elevado, pois nele além de não ter contato direto com o chão temos alguns centímetros do chão até o piso e esse espaço podemos instalar eletrocalhas e tubulações e fazer todas as manobras de cabo nelas, assim não fica cabeamento aparecendo enrolado ou juntando poeira no chão, boa né!

Você definiu que os cabos vão entrar por cima, que vai usar a estrutura do teto ou forro para passar todo o cabeamento, e quando chegarem a sua sala técnica terá uma eletrocalha que eles desceram por ela, entrarão nas eletrocalhas debaixo do piso elevado e será tudo distribuído por lá, nesse piso elevado além da entrada dos cabos teremos também uma entrada onde ficarão os servidores e outra onde ficarão os equipamentos que irão controlar a sua rede, chamados de ativos de rede.

Ah! Quer outra dica, é muito importante que o cabeamento externo das operadoras de telefonia consigam chegar de forma simples até essa sala, porque junto com a telefonia temos a Internet, então esquece aquilo de modem pendurado na parede da recepção, você tem uma sala especialmente criada para isso.

Em algumas empresas a Sala Técnica é apenas para concentrar os cabos, em outras são verdadeiros Data Center, ou seja, um ambiente totalmente criado para receber os servidores e equipamentos, o que define é simplesmente quanto sua empresa pode gastar nisso e qual a necessidade de algo maior.

Nesse nosso exemplo, digamos que teremos 50 computadores e uns 4 servidores, uma pergunta: essa sala será fechada? Se sim, já pensou em um aparelho de ar condicionado pra ela? Lembre-se que tudo na sua empresa pode parar menos os equipamentos dessa sala.

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...