Jump to content

Infraestrutura - Construindo uma Rede Segura!


Osvaldo Almeida

Postagens Recomendadas

Salve galera, tudo bem com vocês? Bom, espero que sim.

Depois de refletir bastante sobre o conteúdo que eu poderia contribuir com a Casa do Desenvolvedor, após descartar vários assuntos que também seriam interessantes resolvi  começar com o básico, porque acredito que tudo começa com um ambiente organizado, ai eu te pergunto, como está a organização da sua rede de computadores? Ela é segura? Você tem certeza que apenas a sua equipe tem acesso a seus arquivos, documentos e conteúdos que trafegam em sua rede? Essa mesmo aí onde você trabalha, você tem controle dos usuários? Tem controle sobre oque eles podem fazer? E sua rede wifi é segura?

Bom essas são algumas questões que iremos trabalhar no decorrer dessa série de publicações que terá como missão primária te ajudar a reorganizar a sua rede lógica e tudo que a faz funcionar, tentaremos trazer de forma simples e descomplicada, particularmente sou fã do “faça você mesmo” então tentarei simplificar tudo, ficou curioso? 

Para aguçar ainda mais sua curiosidade, vou te falar o primeiro passo para uma rede segura, se liga: 

 

Primeiras definições e decisões!

Creio que a primeira coisa para começarmos a desenhar uma rede é realmente colocar no papel o desenho dela, isso mesmo se possível pegue uma cópia da planta do lugar e desenha a mão as informações, a quantidade de computadores inicial e a previsão de crescimento, em que setor, sala ou salas teremos mais computadores, esse dimensionamento é essencial para determinarmos desde que equipamentos comprar e como organizar tudo.

Ok, já sabemos a quantidade de equipamentos, sabemos as salas e quantos equipamentos vão em cada uma delas.

Entendam equipamentos como qualquer dispositivo que irá se conectar na rede e utilizar seus recursos, poderiam ser computadores, notebooks, impressoras, câmeras de segurança ou qualquer outro dispositivo que irá trafegar dados na rede.


Depois desse desenho inicial, marcado onde será instalado cada equipamento, aí temos a primeira decisão, teremos servidores? Ou seja, teremos algum equipamento que será ligado a rede para nos servir as informações? Seja ele um servidor de arquivos, ou ainda, um servidor que abrigará o ERP da empresa caso ele não seja web, teremos um firewall? Que é o muro e a porta de entrada para nossa rede, ou seja, teremos algo para bloquear eventuais ataques vindo pela internet que podem além de invadir nossa rede, roubar ou sequestrar nossas informações? Acha isso importante? Se não acha, creio ser bom rever essa questão.

Por que é importante definirmos isso? Simples, para sabermos onde irão esses equipamentos para pensarmos em uma possível refrigeração, ou uma sala fechada para que tenha um acesso controlado, ou simplesmente para reunir tudo em um lugar e com isso economizar no cabeamento de rede.


Legal, definimos que tem uma sala que seria um depósito e resolvemos colocar nossos servidores lá dentro (isso é mais normal do que vocês podem imaginar rsrsrs) excelente, essa é a sua Sala Técnica, ou Sala dos Servidores e é com ela que começaremos a construir nossa rede.



O que acharam desse "Primeiro Episódio?" se gostaram deem um like abaixo, fiquem a vontade para perguntar e se preparem, tenho muito conteúdo para trazer pra vocês, na próxima postagem vamos falar sobre A Sala Técnica, te garanto que você não perde por esperar rsrsrs

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...