Jump to content

Quais prompts facilitariam a sua vida de dev? 🧑‍💻💡


Postagens Recomendadas

  • Administradores

Fala pessoal, tudo certo? 🤓

Estamos sempre em busca de maneiras de tornar a vida do desenvolvedor mais fácil e produtiva. Sabemos que os prompts certos podem fazer toda a diferença na hora de codar, automatizar tarefas ou até mesmo encontrar aquela solução marota que estávamos procurando.

Então, queremos saber de vocês:

Quais prompts facilitariam a sua vida de dev? 👀

Pode ser qualquer coisa! Desde prompts para acelerar o desenvolvimento, testar APIs, debugar códigos, ou até mesmo aqueles que ajudam na organização do dia a dia. Compartilhem suas ideias, experiências e dicas valiosas!

Algumas perguntas para te ajudar a pensar melhor:

  • Quais prompts vocês já usam e não vivem sem?
  • Tem algum prompt que vocês gostariam de ver por aqui?
  • Alguma dica de prompt que resolveu um problema cabeludo?

Vamos trocar ideias e quem sabe criar um super banco de prompts que vai ajudar toda a comunidade! 🚀

Participe, comente e vamos juntos facilitar a vida dos desenvolvedores! 👏

  • Curtir 4
  • Ajudou! 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 2 weeks later...

Recentemente precisei criar um novo projeto em Ansible, e até já possuia outro projeto complexo de exemplo. Mas eu precisava na ocasião testar as conexões, e montar o meu template.

Basicamente o prompt que usei no ChatGPT foi este:

"Preciso automatizar algumas tarefas de infraestrutura, para me conectar a um servidor Red Hat 8 remoto, copiar um arquivo de instalação e iniciar a instalação de um pacote de software. Preciso automatizar minhas tarefas.
Crie um projeto Ansible para se conectar a um servidor remoto e executar os seguintes passos:
- Conectar via ssh :   ssh user@remoteserver
- Ao conectar ao remote server faça login no mesmo servidor como outro usuário com privilégio elevado: sudo upuser@remoteserver
- Após este login com sucesso, copie um arquivo:  cp /downloads/package.zip /home/upuser/package.zip
- Em seguida descompacte o pacote
- Em seguida execute o pacote de instalação:  ./install.sh
Crie este projeto Ansible com formato de projeto grande, escalável, seguindo as melhores práticas do mercado. Crie as "roles" separadas,   variáveis de configuração separadas, coloque o nome "package.zip" como variável, o user como variável, o upuser como variável, o IP como variável."


Com isto, o ChatGPT montou a estrutura básica do projeto, bastando ajustar os dados de IP, usuário e senha, trazendo rapidez para testar a infra-estrutura, as conexões, e apresentar a prova de conceito, para continuar os trabalhos. 

 

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...