Jump to content

Postagens Recomendadas

E aí, pessoal! Beleza?

Então, tô começando minha jornada aqui como desenvolvedor e tô super interessado em aprender sobre DevOps. Sei que é um mundo vasto e cheio de coisas legais, mas tô um pouco perdido por onde começar, sabe?

Queria pedir a ajuda de vocês, os mais experientes nesse universo, pra me indicarem quais são os primeiros passos que eu devo dar. Tipo, o que eu preciso aprender primeiro, quais ferramentas são essenciais, essas paradas todas.

Sei que é uma pergunta bem de newbie, mas conto com a moral de vocês pra me guiar nesse início de jornada. Valeu, galera!

  • Curtir 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

  • 4 weeks later...

Olá @Marcos Daniel Feitosa Lima

 

DevOps por si só, é uma cultura que abrange diversas metodologias, regras, e conceitos. Por se tratar de ser uma cultura, deixarei minha visão com um possível roadmap "simples" para iniciar.

  • Um bom conhecimento em Linux (não importa a distribuição.) O Windows também pode constar na relação baseado no uso de WSL. Porém, acredito que o Linux se sobressaia em diversas questões nessa cultura.
  • Solido conhecimento de container e microserviços. Tendo isso, vale a pena começar a ver sobre o "poderoso" Kubernets, e o que ele é capaz de fazer/entregar.
  • Noção de linguagens de programação para automatização de tarefas. Creio que nesse ponto, tendo um mínimo conhecimento já e valido. Pois, diferentemente do desenvolvedor, o DevOps se preocupará com outras atividades. 
  • Importante conhecimento de IaC, que é o desenvolvimento da infra em código. Esse tópico cada vez mais é recorrente no mundo DevOps.
  • Conhecimentos e recursos de plataforma in cloud (AWS, Azure, GCP)
  • Ferramentas e conhecimentos em observabilidade

Sabendo um pouco de cada coisa, você terá um bom inicio. Após as dicas acima, pode evoluir o conhecimento de acordo com o que o mercado solicitar. Mas, creio que inicialmente, estes pontos são os mais interessantes.

  • Ajudou! 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...