Jump to content

Dúvida sobre código - Matrizes


Ir para a Solução Solucionado por ThiagoAlves,

Postagens Recomendadas

Olá pessoal, tudo bem ?

Me chamo Bruno e estou aprendendo lógica de programação.

Estou tendo dificuldade de entender um exercício que tem como objetivo mostrar o triangulo superior de uma matriz. Irei colocar o código todo para entender o contexto da minha dúvida.

 

Minha dúvida esta no Procedimento TrianguloSuperior( ). Eu expliquei melhor abaixo qual a parte que eu não estou entendo.

var
  m: vetor[1..4, 1..4] de Inteiro
  l, c, op: Inteiro
  
Procedimento MostraMatriz() // Aqui eu entendi que este procedimento irá mostrar o código completo.
inicio
   Para l <- 1 ate 4 faca
      Para c <- 1 ate 4 faca
         Escreva(m[l,c]:4)
      FimPara
      EscrevaL()
   FimPara
FimProcedimento

Procedimento DiagonalPrincipal() Aqui eu entendi que irá mostrar apenas a diagonal.
var t: inteiro
inicio
   Para l <- 1 ate 4 faca
      EscrevaL(m[l,l]:4)
      Para t <- 1 ate l faca
         Escreva("    ")
      FimPara
   FimPara
FimProcedimento

Procedimento TrianguloSuperior() // O problema no meu entendimento esta aqui.
var t: Inteiro
inicio
   Para l <- 1 ate 3 faca     // Acredito que aqui começa com l valendo 1 até 3 porque o triagulo superior em matriz 4x4 vai até a linha 3.  
      Escreva("    ")
      Para c <- l+1 ate 4 faca // Aqui eu entendi que esta parte vai mostrar em qual linha o código esta e sua respectiva coluna.
         Escreva(m[l,c]:4)
      FimPara
      EscrevaL()
      Para t <- 1 ate l faca // O PROBLEMA ESTA AQUI - EU NÃO ENTENDI PARA QUE SERVE ESTE t <- 1 ATE l ???
         Escreva("    ")
      FimPara
   FimPara
   EscrevaL()
FimProcedimento

Procedimento TrianguloInferior()
inicio
   Para l <- 2 ate 4 faca
      EscrevaL()
      Para c <- 1 ate l-1 faca
         Escreva(m[l,c]:4)
      FimPara
   FimPara
   EscrevaL()
FimProcedimento

// Daqui para baixo tudo OK.

inicio
   Para l <- 1 ate 4 faca