Jump to content

Software Livre, Gratuito e de Código Aberto: Quais as diferenças?


Postagens Recomendadas

É muito provável que você já tenha ouvido os termos “software livre”, “software gratuito” e “software de código aberto”, não é mesmo? Essas expressões podem até parecer ter o mesmo sentido, porém cada um desses tipos de software possui suas características distintas. Você sabe quais são elas? Deixa eu te explicar.

code-1839406_1280.jpg

Software Livre

Este tipo de software oferece a possibilidade e a liberdade para executar, estudar, modificar e até mesmo distribuir o sistema, com possíveis alterações realizadas pelo usuário.

Os softwares livres não têm um proprietário, ou seja, não estão vinculados à propriedade do software. Portanto, somos livres para personalizá-los da forma que acreditamos que melhor nos atenderá. Um exemplo de plataforma que nos oferece essa liberdade é o WordPress.

Além disso, dizer que um software é livre não significa que ele seja gratuito, visto que podem existir versões de software livre com serviços adicionais, suporte técnico ou funcionalidades avançadas, e essas versões podem ser pagas.

Assim, o termo “livre” se refere à liberdade do usuário de modificar o software e não necessariamente ao custo do software em si.

Software Gratuito

Os softwares gratuitos são aqueles que não exigem compra ou assinatura para começar a utilizá-los, mesmo que possam ter funcionalidades ou versões pagas.

No entanto, ao contrário dos softwares livres, a liberdade de modificação não é uma característica dos softwares gratuitos, uma vez que o seu código-fonte nem sempre é de fácil acesso, especialmente aqueles que possuem algum recurso premium, o que geralmente resulta em um código fechado.

Por fim, como exemplo de software gratuito, temos alguns serviços de antivírus, por exemplo, que oferecem certas funcionalidades gratuitas e podem incluir ações que requerem alguma assinatura.

Software de Código Aberto

Diferentemente do que muitos pensam, nem sempre é possível contribuir ou realizar modificações em softwares de código aberto, também chamados de “open source”.

A principal característica desse tipo de software é a possibilidade de acessar e visualizar o seu código-fonte. No entanto, ao contrário dos softwares livres, é possível que determinados softwares de código aberto possuam propriedade privada, o que impede que outras pessoas modifiquem e distribuam cópias não autorizadas.

Enfim, um exemplo de software de código aberto é o algoritmo de recomendação do Twitter, que está disponível publicamente no GitHub e que você pode acessar.

Conclusão

Em resumo, podemos definir os tipos de software acima da seguinte forma:

  • Software Livre: oferece liberdade para modificar e distribuir;
  • Software Gratuito: não requer compra ou assinatura para começar a utilização;
  • Software de Código Aberto: possui o código-fonte disponível publicamente para visualização.

Por fim, é válido lembrar que um mesmo software pode se enquadrar em diferentes categorias, como ser de código aberto e livre, por exemplo, mas isso nem sempre é uma regra e pode variar de acordo com o propósito e a propriedade do sistema.

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...