Jump to content

Cuidados ao usar Bard e ChatGPT como fonte de conhecimento


czaja

Postagens Recomendadas

  • Administradores

Bard e ChatGPT são dois grandes modelos de linguagem (LLMs) desenvolvidos pela Google AI e OpenAI, respectivamente. Esses modelos são treinados em um enorme conjunto de dados de texto e código, e são capazes de gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às perguntas de forma informativa.

Embora esses modelos sejam uma ferramenta valiosa para aprender e explorar novos conhecimentos, é importante tomar alguns cuidados ao usá-los como fonte de conhecimento.

1. Entenda os limites dos LLMs

LLMs são treinados em um conjunto de dados de texto e código, e são capazes de gerar texto que é coerente com esse conjunto de dados. No entanto, eles não são capazes de entender o significado do texto que geram. Isso significa que eles podem gerar texto que é factualmente incorreto ou que contém informações incompletas ou tendenciosas.

2. Verifique as informações com outras fontes

Se você estiver usando Bard ou ChatGPT para aprender sobre um tópico específico, é importante verificar as informações que eles fornecem com outras fontes. Isso ajudará a garantir que você esteja recebendo informações precisas e atualizadas.

3. Seja cauteloso ao usar LLMs para fins acadêmicos

LLMs podem ser uma ferramenta útil para pesquisa acadêmica, mas é importante usá-los com cautela. Se você estiver usando um LLM para escrever um trabalho acadêmico, certifique-se de citar as fontes de onde você obteve as informações.

4. Evite o plágio

LLMs podem ser usados para gerar texto que é idêntico ou semelhante ao texto encontrado em outras fontes. É importante evitar o plágio ao usar LLMs. Se você estiver usando um LLM para gerar texto, certifique-se de fazer suas próprias alterações e não simplesmente copiar e colar o texto gerado.

Aqui estão algumas dicas específicas para evitar o plágio ao usar Bard ou ChatGPT:

  • Sempre cite as fontes de onde você obteve as informações.
  • Use suas próprias palavras ao redigir trabalhos, e não simplesmente copie e cole informações de fontes externas.
  • Verifique seu trabalho antes de entregá-lo, e corrija qualquer uso inadequado de citação ou referência.
  • Ao seguir esses cuidados, você pode usar Bard e ChatGPT de forma segura e responsável como fonte de conhecimento.

Outros cuidados

Além dos cuidados mencionados acima, é importante estar ciente de outros possíveis problemas relacionados ao uso de LLMs como fonte de conhecimento. Por exemplo, é importante lembrar que LLMs podem ser usados para gerar texto que é prejudicial ou ofensivo. É importante usar esses modelos com responsabilidade e consciência.

Também é importante lembrar que LLMs ainda estão em desenvolvimento. À medida que esses modelos continuam a ser aprimorados, é possível que eles se tornem uma fonte ainda mais valiosa de conhecimento. No entanto, é importante estar ciente dos limites desses modelos e usá-los com cautela.

  • Curtir 1
Link to comment
Compartilhe em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar 😀

Você precisa ser um membro para deixar um comentário.

Crie a sua conta

Participe da nossa comunidade, crie sua conta.
É bem rápido!

Criar minha conta agora

Entrar

Você já tem uma conta?
Faça o login agora.

Entrar agora


×
×
  • Create New...